ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
20[23] foi o ano de derrotas para o imperialismo, de uma maneira geral as potências imperialistas, de maneira muito particularizada o imperialismo americano na guerra da Ucrânia. A guerra quê na verdade nunca foi declarada como guerra ela é uma Operação Militar Especial [OME] proclamada pela Rússia por 'finalidade' de impedir exactamente que o imperialismo dos Estados Unidos [EU] e a Organização do Tratado do Atlântico do Norte [NATO] fizessem uma guerra contra a Rússia, porquê era disso que se tratava.
A NATO continuava se expandindo e continua se expandindo para as fronteiras da Rússia e estava criando uma situação 'insustentável' de ponto de vista militar, além do facto, de que o regime fascista da Ucrânia dirigido actualmente pelo fantoche Zelenskyn, mas antes pelo Poroshenko estava realizando um 'massacre' da população russa na região do Donbass, que é uma região que até então, pertencia a Ucrânia hoje, depois dos resultados da OME voltou ao lar comum russo como toda a região do Donbass.
Um certo balaço da OME que já vai completar daqui há pouco exactamente no dia [24] de Fevereiro [2] anos desde que foi iniciada. Quando a Rússia inicia estas OME foi no sentido de 'assegurar' quê a Rússia tem sim com base na Carta das nações o direito de defender os seus nacionais que moram na região do Donbass, aliás o próprio Presidente Vládimir Putin 'pediu' desculpas para os familiares dos soldados mortos de ter 'demorado' tanto para inclusive reagir, mas o mundo todo ficou do lado do imperialismo.
Agora, nós sempre dissemos aqui não é uma guerra da Rússia contra Ucrânia é, uma guerra dos EU contra a Rússia, a Ucrânia é um mero 'pretexto', aliás para eles não vale nada [400] / [500] mil mortos jovens. A Ucrânia vai demorar [20] / [30] anos porquê uma parcela imensa de jovens, homens que deixam de ter relacionamento de fazer filhos então vai ficar um hiato daquela pirâmide populacional quê demorará para se recompor.
Mas, mais do que isso, a Ucrânia vai viver no seu cenário normal homens e mulheres destroncados: homens sem pernas, homens sem braços e…isso já está fazendo parte do cenário do dia-a-dia da Ucrânia.
Bom…nossa opinião, a Ucrânia 'perdeu' essa guerra, os EU [NATO] perderam essa guerra, foram derrotados retumbantemente mas… a guerra não para, não há perspectiva, não se 'autoriza' quê a Ucrânia faça qualquer conversações no sentido da paz. Uma paz possível quando aconteceram aquelas Reuniões em Istambul em 20[22] foram [4 ]rondas naquele momento não eram [4] Províncias anexadas ao território russo, haviam lá só [2] Províncias que queriam se transformar em Repúblicas Populares Democráticas , mas então naquela época havia o que fosse possível conversar e..etc. Mas, hoje não há + o que negociar, a Rússia em hipótese nenhuma, o Governo, a Duma do Estado já anexou aquilo e… o Mapa da Rússia já foi 'modificado' Oficialmente e…não há + o quê ser negociado.
Por isso, eu não vejo para 20[24] perspectivas de grandes conversações , mas pode ser que aconteça um Armistício, um cessar-fogo unilateral permanente , coisa que a primeira guerra, por exemplo não acabou oficialmente houve um Armistício em 19[14], a guerra da Coreia é 19[18], a guerra da Coreia não acabou houve ali também um Armistício .
Portanto, pode ser quê a Ucrânia viva esse momento, então a perspectiva, a nossa opinião 20[23] foi uma grande derrota para os EU e seus lacaios.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [02] de Janeiro, 20[24]