ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Há, aqui um aspecto importantíssimo que nós temos que saber diferenciar principalmente as Direcções dos Partidos políticos, qualquer uma delas os grandes Partidos: disciplina partidária é necessária ou não é! Sim ou não!
Disciplina partidária está relacionada com a lealdade partidária, lealdade ao Partido, lealdade a 'linha' ideológica do Partido. Sim ou não…até que ponto! Hora, é este até que ponto que falta as Direcções dos Partidos entenderem e definirem, porquê… na maior parte dos 'casos' quando há conflitos; conflitos de 'indisciplina' no seio dos Partidos seja grandes ou pequenos é… porquê ai houve excesso de zelo; a disciplina partidária “confundiu-se” com a ditadura partidária uma coisa que eu critico bastante.
Por isso, não deixemos que a disciplina partidária 'descarrile' para uma ditadura partidária; o Partido político não é um Exército, aquela disciplina do soldado, do militar num Exército não deve ser 'vista' também nos Partidos políticos. E…porquê que às vezes se “tropeça” nisto ou 'excedesse' a disciplina partidária e vai-se aos 'contornos' da ditadura partidária? Porque os Partidos políticos saíram de Exércitos, esse é que é o problema e…na mente dos Dirigentes desses Partidos, a mente deles é dum 'rigor', duma disciplina de contornos ditatórias…ditadura, disciplina rígida [do] militar.
Veja bem que…esse é o problema os + velhos dos Partidos políticos que estão a frente se...'despirem' um pouquinho essa 'veste' militarista de olharem para as coisas vão 'entender' melhor a dinâmica da liberdade da consciência dos seus militantes, porquê há muito excesso de zelo isso, vem do facto deles terem sido militares. De facto, uma boa parte dos Dirigentes políticos de hoje são Generais só isso faz muita diferença, porque, são militares e…nós também devemos saber 'desculpá-los' e muitos deles já não agem assim com militarismo todo, por isso toma cuidado, tomar cuidado não no sentido de você ter medo.
Vou-lhes lembrar, que… a guerra terminou em 19[92] e os dirigentes + altos da estrutura de poder dos Partido políticos são todos militares: Generais, Brigadeiros, Coronéis… por isso, nós… temos que analisar e procurar ajudar os nossos irmãos a terem uma mente menos militarizada.
Agora, que deve haver disciplina partidário isso sim…tem que existir disciplina partidária.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [22] de Janeiro, 20[24]