ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Enquanto às atenções da mídia internacional estão recaindo sobre aquilo que está acontecendo em Davos [Suíça], há muitos km dali, na linha de frente entre russos e ucranianos está acontecendo 'evento' muito + 'preocupante' para Kiev, cada vez + Unidade e Subunidades militares ucranianas estão se rendendo diante a 'estratégia' de combate russa. Hoje, mostraremos uma peça publicada no GAZETA DO MUNDO sobre esse evento e assuntaremos seus detalhes.
Imagens de vídeo que correm o mundo feitas dias atrás no front de Zaporizhia, além de pelo nemos [1] soldado ucraniano morto, outros [3] acabaram se rendendo em uma mesma posição aos russos. Os bombardeamentos feitos várias vezes por dia as posições ucranianas na área de Zaporizhia estão tornando cada vez + 'precária' a condição dos militares de Kiev, que embora ouçam discursos animadores de seu Governo acabam enfrentado a realidade do front na própria pele.
Tanto, especialistas imperialistas, quanto fontes da Rússia mostram quê cada vez + a diferença do poder de fogo entre russos e ucranianos aumenta à favor de Moscovo. Para vocês terem uma noção, ainda em Setembro de 20[23] o Jornal de New Time já dizia quê os russos produziam [7]x+ munição do que os países imperialista todos juntos. No muito a 'estratégia' russa no Campo de batalha não mudou seu principal objectivo é, 'reduzir' números mínimos as baixas em seu lado no Campo de batalha para isso, os militares russos bombardeiam 'incansavelmente' a mesma posição ucraniana até que os militares ali instalados venham se render, serem destruídos [mortos] ou até mesmo 'fugir' de Campo.
Mas… o quê nós temos 'percebido' nas últimas semanas e…nos últimos dias é que a 'rendição' tem sido a opção + recorrida pelos soldados ucranianos como se vê nos vídeos que correm o mundo. Também no front de Zaporizhia um outro grupo [Pelotão] de soldados que se renderam disse o seguinte:
“Meu nome é Zakhar Yurevich Smolyakov, Sargento senior e Chefe, da 1ª Unidade do 2º Grupo, somos militares do 4º Grupo fronteiriço da 5ª Zona fronteiriça, estávamos na posição cumprindo a missão de defender a fronteira estatal, ficamos na posição por 10 dias sem devido abastecimento, estando já em situação critica, nossa chefia nos abandonou e…ninguém veio nos ajudar quando nos falaram para se render, eu me lembrei de uma situação ocorrida há três semanas com nossos camaradas e…para salvar a vida de meus irmãos em armas eu tomei a decisão de nos rendermos”.
Observe quê… o militar ucraniano se 'referiu' ao outro Grupo de soldados ucranianos quê havia se 'rendido' aos russos, isso mostra quê a 'estratégia' da Rússia de ‘expor’ ao máximo à condição dos militares ucranianos está dando certo. Porquê? Porque está 'incentivando' a outros militares de Kiev a 'entregar' as suas armas.
Por exemplo, um outro vídeo que corre o mundo feito nos últimos dias um Grupo de soldados russos está executando exactamente a 'estratégia' que eu acima atirei. Ou seja, eles no fundo dum 'forte' bombardeamento a uma posição ucraniana esperam o exacto momento de a atacar, vocês podem ver no vídeo quê eles estão muito próximos do alvo isso porquê as explosões ocorrem muito próximo deles e…isso é uma prova de que esses soldados cada vez menos temem serem atingidos pelo fogo amigo isso, porquê a 'precisão' da artilharia russa tem cada vez sido maior, após o ataque eles avançam e…fazem os ucranianos prisioneiros.
Nos vídeo nota-se o perfil da chamada [4ª] geração do exército ucraniano que está em combate com os russos, são cidadãos com + de [40]/[55] anos sem experiência ou treinamento militar adequado e…quê muitas das vezes nem tem a oportunidade de ar um tiro como um dos militares capturados acabou dizendo acima.
Mas, a situação também se repete entre combatentes + jovens, estou-referindo aos mercenários estrangeiros que 'lutam' pela Ucrânia. Um outro vídeo feito na virada do ano um grupo de mercenários latino-americanos ‘resolveram’ recorrer as redes sociais pare reportar o 'destino' de seus compatriotas, ou seja, à morte:
“Boa noite a todos, para nós não é um ano feliz temos perdido os melhores e grandes irmãos nesta dura guerra: Gaula, Cucuta, Carvalho, Damião, Negro, Lince, Chacal, Piranha, Nhoque, Guajiro, Nacho, 88, Falcão, Morte, Bad Boy, Leopardo, Corvo e Bombardeiro.”
Mas… a verdade é… que a morte tanto de ucranianos, quanto de mercenário estrangeiros não está “preocupando” ninguém…até porquê nós… não estamos na pele deles, mas… pelo que parece esse 'menosprezo' pelas perdas ucranianas é bem visível dentre os Deputados do Parlamento europeus quê inclusive já não tem + 'medo' inclusive chamar os ucranianos que foram pedir refugio na Europa de “cobarde”. Foi exactamente assim que os ucranianos que estavam fugindo dos combates foram chamados pelo Eurodeputado da Estónia, Jaak Madison:
“Na semana passada tivemos a honra de dar boas-vindas ao senhor [ Volodimy] Zelensky em Tallim , ele disse claramente que eles precisam de homens , eles precisam de homens porque milhares de homens morreram, também no lado ucraniano, mas na Europa temos quase 800 mil ucranianos que ilegalmente violando as leis ucranianas escapam da Ucrânia como cobarde e nós precisamos ajudar a Ucrânia alem destes homens e também com ajuda militar para que eles não morram na Ucrânia , para que eles lutem pela Ucrânia”.
Você vê, o 'cinismo' europeu já está tão alto quê agora já é 'revelada' para nós a verdadeira face política europeia. A União Europeia [UE] não dá a mínima para Ucrânia e… isso é um facto quê já foi 'comprovado' por diversas vezes nos últimos anos, se…tal Eurodeputado realmente está preocupado com o quê acontece na Ucrânia, então porquê que ele mesmo não tem a coragem de ir para o combate contra os russos ou então mobilize a própria sociedade estoniana para fazer tal coisa.
A verdade é quê… os europeus [ocidentais] mantêm a sua 'velha' tradição de “mobilizar” outros povos para lutar as suas próprias guerras, e…defender a Ucrânia estando em um púlpito de fato e gravata num prédio da UE é… a coisa + fácil desse fazer.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [18] de Janeiro, 20[24]