ten-coronel Manuel Bernado Gondola
Está + do que na hora de nós conversarmos um pouquinho sobre o comércio bilateral de armas entre o Irão e a Rússia do Presidente Vládimr Putin.
A conversa entre a Rússia e o Irão no quesito armas é bastante 'séria' , talvez não seja tão profunda, quanto 'alarde' que o imperialismo está fazendo em termos de 'transferência' de alta tecnologia com mísseis hipersónicos, mísseis intercontinentais, talvez não segue nesse ponto, mas alguma coisa provavelmente Teerão vai 'levar' com a Rússia.
Nós, já sabemos que a Rússia deve 'fornecer' caças, Jactos de combate Multiúso [Sukhoi SU- 35], isso já está praticamente certo, mas o Irão também além de modernizar a sua aviação eles querem modernizar a sua defesa aérea, portanto eles 'pretendem comprar' Sistemas antiaéreos [S-400] da Rússia, agente não sabe se a Rússia vai 'fornecer' efectivamente, mas é uma ambição de Teerão.
Note-se que, no 'pacote' estaria, também helicópteros o [MI-28] ou o [KA-52] helicópteros de ataque da Rússia. Mas…tem gente que vai dizer; “háaa…+ a Rússia está em guerra ela não tem como fornecer isso!” Palhaçada!... a Rússia não parou de fazer suas entregas de Sistemas de armas que ela vendeu no mundo lá fora, o que 'mostra' quê realmente a Indústria de Defesa da Rússia é muito + 'pujante' do que o imperialismo imaginava: subestimou cabalmente a capacidade e o volume de produção da Indústria de Defesa da e… o 'resultado' está ai todas as Indústrias de Defesa dos Estados Unidos [EU], da Europa e Coreia do Sul somadas não estão dando conta da Rússia, não obstante essa “bobagem” que o imperialismo estão falando quê a Rússia depende da Coreia do Norte.
Mas, o facto é que a Rússia 'domina' a sua Cadeia de suplementos e ela 'consegue' entregar esses produtos. Agora, a dúvida toda e também se diz que o Irão 'receberia' Sistemas Pantsir para serem 'repassados' ao Hezbollah e esse pessoal seria treinado por operadores russos. Não duvido o Irão já passou 'diversos' equipamentos ao Hezbollah que tiveram origem na Rússia.
Mas, é o que eu falei, a dúvida maior vai ser se a Rússia vai transferir ‘alta tecnologia', os observadores russos dizem quê não! Mas, tudo é possível nesse jogo, isso vai depender muito do ‘interesse' estratégico de Moscovo, se eles quiserem 'aumentar' a musculatura militar iraniana que já é grande do Médio-Oriente eles podem fazer.
Agora, agente tem que lembrar uma coisa que é muito importante: a 'capacidade' defensiva do Irão hoje ninguém + questiona e o que acontece, não obstante, uma parte da defesa aérea do Irão e da sua viação estar bastante antiga, obsoleta praticamente e agente tem que lembrar que o Irão tem 'capacidade' de retaliar. Por exemplo, se Israel 'atacar' Irão, Irão tem condições de 'atacar' Israel com mísseis, pode até não se 'defender' muito bem com os ataques israelitas, mas hoje se sabe quê provavelmente o Irão tem muitas condições de fazer 'danos' em Israel do que Israel ao Irão, por causa dos prokses do Irão e das Bases que eles têm do Hezbollah, dos Houthis e etc. Por isso, a situação para Israel frente ao Irão não é muito boa.
Agora, eu acho que se Israel 'tivesse' condições técnicas de fazer um ataque arrasadora ao Irão já teria feito, eu acho quê não fez até agora, porque não tem e… daqui para frente eu acho que 'dificilmente' vai ter, envolvido como Israel está em [2] guerras com o Hamas e o Hezbollah, tem gente que jura de pés juntos que Israel vai 'declarar' guerra ao Hezbollah vamos aguardar para ver, eu acho essas 'previsões' um tanto quanto perigosas, porquê Israel já tem problemas suficientes.
Mas, voltando ao caso Irão e Rússia ninguém duvida, se fala de Irão ter vendido mísseis balísticos para Rússia acho uma possibilidade, se a Rússia 'achar' quê seu stock não está dando conta do recado, o que ela quer fazer com a Ucrânia, não tem dúvida eles 'lançarão' mão do arsenal iraniano, será bem-vindo.
Falando de Ucrânia, tem um ditado russo que é interessante diz o seguinte: “se você resolver dançar com o russo, você te que lembrar sempre que quem decide a hora da dança parar é o russo”. Ou seja, quem vai 'decidir' o final da guerra na Ucrânia não é os EU, não é a Ucrânia, não é o Reino-Unido, não é a França é a própria Rússia. A hora que eles acharem quê a operação acabou vai acabar, e…isso agente já viu em diversos observadores que cobrem a Rússia dizer; olha… acaba quando termina quando eles acharem que deve acabar.
Eu particularmente penso, que essa guerra só vai se 'prolongar' porquê a Ucrânia 'decidiu 'atacar alvos no interior da Rússia, e… isso realmente 'despertou' ,ou seja, acendeu um alarme em Moscovo e agora eles vão para cima das Bases + Orientais da Ucrânia, das Bases de lançamento do território da Ucrânia em que baseados mísseis e armas de longo alcance, você poderia 'atingir' alvos importantes da Rússia. Eu acho no final das contas a guerra será 'prolongada' em função disso; tem sempre um 'motivo' para se 'prolongar' uma guerra e… esse é o 'motivo' que eu acho realmente interessante para a Rússia.
Quanto, ao Irão eu penso assim: tudo que for passado de tecnologia para os iranianos serão ‘retransmitidos' aos seus prokses e esses prokses tem uma capacidade muito grande, e agente precisa lembrar, que as Bases dos EU na Síria e no Iraque já 'receberam' + de [150] ataques dos prokses iranianos e tanto quê eles 'pensam' em sair do Iraque. Os EU já estão 'pensando' seriamente em sair do Iraque, eu penso quê não há outra saída, quê esses ataques vão ganhar força, vão aumentar de volume, de intensidade e… vai chegar uma hora quê os EU vão ter que 'desistir'.
Ou eles iniciam uma grande operação de contra-insurreição no Iraque, que e tem tudo para dar errado, ou eles saem de la que seria a 'jogada' + inteligente, mas…agente tem visto nos últimos anos, quê a inteligência não é o forte de alguns planejadores, políticos e militares de Washington de maneira talvez eles continuem 'arrastando' essa novela no Iraque e na Síria.
Agora, o quê que agente pode concluir disso tudo. É o Irão + forte eu acredito com uma 'versatilidade' maior das suas armas no futuro, eu não tenho duvida disso, porquê a defesa aérea e aviação saem ‘reforçadas’ ,também eles devem receber algumas tecnologias novas de mísseis da Rússia, de maneira que, os mísseis iranianos que já são 'bastante mortais' adquiriram + literariedade, também 'acredito' que se o Irão vender mísseis para Rússia, o que é uma possibilidade muito grande, a Rússia acaba adaptando esses mísseis 'desenvolve' uma família até melhor foi o quê eles fizeram com os drones que eles receberam do Irão.
Concluindo, esse é o 'cenário' que agente tem hoje, negativa de ambos os lados, mas provavelmente vai 'aumentar' muito o comércio de armas entre os dois países. Eu acredito quê quando a guerra da Ucrânia acabar vai haver uma 'invasão' de armas russas no mundo lá fora, porquê são armas baratas , eficientes e… ninguém tem duvidas disso!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [31] de Janeiro, 20[24]