ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, irei falar sobre a vida, ideias e feitos de Vladimir Lénine. Vládimir Lénine foi um Revolucionário e socialista russo e Dirigente máximo do Partido Bolchevique que ganhou 'durante' a Revolução russa em 19[17], que anos depois obteve sucesso tornando Lénine o lidere da União Soviética [US], primeiro Estado Socialistas do mundo. Esta Carta será um pequeno 'recorte' sobre Lénine trazendo uma 'perspectiva neutra' e sem viés, citando apenas factos sobre o Revolucionário e sua história, portanto não 'colocarei' minha opinião em nenhum momento da minha Carta trazendo somente uma parte da vida de Lénine bem como suas ideias e feitos ao longo da historia.
Infância e Juventude: Vladimir Lénine, nasceu com nome de Vládinmir Ilyich Ulyanov em 18[70] em uma família de classe media em Ulyanov .Rússia, ele era o terceiro de seis irmãos em uma família com 'acesso' a educação se tornando o primeiro de sua classe durante o ensino médio. Quando adolescente Lénine 'radicalizou-se' politicamente, depois que seu irmão + velho foi 'executado' em 18[97] por conspiração para assassinato do Czar Alexandre III + tarde Lénine aos [17] anos foi 'expulso' da Universidade Imperial de Kazan aonde estudava Direito por participar dum protestos estudantil ilegal.
Após sua 'expulsão' Lénine mergulhou na literatura política radical incluindo os escritos do filósofo e socialista alemão Karl Marx. 18[39], Lénine 'declarou-se' Oficialmente marxista + tarde ele terminou a Faculdade e formou- se em Direito exercendo advocacia brevemente em São Persburgo durante a década de 18[90] ,posteriormente ele foi 'preso' por envolver-se em actividades marxistas e foi 'exilado' na Sibéria, sua noiva e futura esposa Nadejka Krupskaia juntou-se a ele, lá.
Após seu 'exilio' na Sibéria passou os próximos anos na Europa Ocidental, passando pela Alemanha e Suíça aonde conheceu outros marxistas europeus: Lénine 'emergiu' como uma figura proeminente no Movimento Revolucionário Internacional e se tornou o líder da fracção Bolchevique do Partido Operário Social Democrata russo. Durante esse tempo ele adoptou o pseudomono de Lénine e estabeleceu o Partido Bolchevique.
Ideologia Leninistas. Lénine era um marxista ‘fervoroso’ e acreditava que sua interpretação de Marx denominada 'leninismo' era autêntica e ortodoxa. De acordo com sua perspectiva marxista a humanidade acabaria por chegar ao Comunismo puro se tornando numa sociedade sem classe e sem Estado de trabalhadores 'livres' da exploração e da alienação. Lénine 'acreditava' quê o caminho no qual ele liderava a Rússia 'levaria' possivelmente ao estabelecimento dessa sociedade comunista, no entanto as crenças marxista de Lénine o levaram a visão de que a sociedade não podia transformar-se directamente do seu estado actual para o Comunismo, mas deveria primeiro entrar em um período de transição socialista e a sua principal preocupação foi 'converter' a Rússia em uma sociedade socialista.
Para isso, Lénine 'acreditava' que uma ditadura do proletário era necessária para 'reprimir' a burguesia e desenvolver uma economia socialista, para conseguir isso, Lénine considerava que 'centralizar' a economia russa sobre o controle estatal era fundamental com todo os cidadãos tornando-se funcionários do Estado. A interpretação de Lénine do Socialismo era centralizada, planejada e estatistas com a produção e a distribuição estreitamente controladas pelo Estado.
O leninismo, introduziu 'revisões e inovações' ao marxismo ortodoxo e adoptou uma perspectiva + absolutista e doutrinária, além disso, o leninismo distinguiu-se pela 'intensidade emocional' e pelo foco no papel da liderança de um Partido de Vanguarda Revolucionário dando assim uma força maior a Revolução. Lénine era um internacionalista e 'fervoroso' defensor da Revolução mundial considerando as fronteiras nacionais um conceito ultrapassado e o nacionalismo uma 'distracção' da luta de classes.
Revolução russa: a Rússia entrou na primeira guerra mundial em 19[14] em apoio aos Sérvios e seus Aliados franceses e britânicos , militarmente a Rússia imperial não era 'pária' para o modelo industrializado império alemão . A participação russa na guerra foi 'desastrosa' as baixas russas foram as maiores do que as 'sofridas' de qualquer nação e a escassez de alimentos e combustível, logo assolou o país.
Lénine, 'defendeu' a derrota russa na primeira guerra mundial 'argumentando' quê isso apressaria a Revolução política que ele desejava, além de apontar que a guerra era o resultado natural do Capitalismo internacional, na esperança de que os Revolucionários pudessem desestabilizar ainda + os russos, os alemães 'providenciaram' quê Lénine que vivia no exilio na Europa voltasse para a Rússia.
Quando Lénine voltou a sua terra natal em 19[17 a revolução russa já havia começado; greves por falta de alimentos e em Março forçaram a demissão de Czar Nicolau II 'encerrando-se' Séculos de domínio imperial, a Rússia ficou sob o 'Comando' de um Governo provisor que se opôs a violentas reformas sociais e 'continuo' o envolvimento russo na primeira guerra mundial.
Lénlne começou a 'tramar' um derrubo do Governo provisório, sendo para o Revolucionários este uma ditadura da burguesia. No Outono de 19[17], os russos estavam cada vez + cansados da guerra; camponeses, operários e soldados 'exigiram' mudanças imediatas no que ficou conhecido como a Revolução de Outubro. Lénnie, ciente do vácuo da liderança que assolava a Rússia decidiu tomar o poder ele 'secretamente' organizou os trabalhadores e militares na Guarda Vermelha, uma força paramilitar voluntária. Em [7] e [8] de Novembro de 19[17] os Guardas Vermelhos tomaram o edifício do Governo provisório em um golpe de Estado sem derramamento de sangue , os Bolcheviques tornaram-se o poder do Governo e proclamaram o domínio soviético tomando Lénine o líder do primeiro Estado Socialista do mundo.novo Governo soviético 'encerrou' duma vez por todas o envolvimento russo na primeira guerra mundial com o Tratado do Brest Litovsk em 19[18].
União Soviética: a Revolução Bolchevique 'mergulhou' a Rússia numa guerra civil de [3] anos; o Exército Vermelho lutou contra o Exército Branco formado por uma coalizão de anarquista capitalistas e partidários do socialismo democrático, durante esse tempo, Lénine 'promulgou' uma série de medidas políticas económicas apelidadas de Comunismo de Guerra, essas foram medidas temporárias para ajudar Lenine a consolidar o poder e derrotar o Exército Branco.
Ao assumir o poder ainda em 19[17] durante a guerra civil, o Regime de Lénine 'emitiu' uma série de Decretos, o primeiro foi Decreto sobre a terra, que declarava quê os latifúndios da aristocracia e da Igreja Ortodoxa deveriam ser nacionalizados e redistribuídos aos camponeses pelos Governos locais. Os sovietes 'emitiram' o Decretos dobre a imprensa que fechou muitos meios sobre a comunicação da oposição considerados contra-revolução, além diuso, o Governo publicou a Declarou do Direito dos povos da Rússia que Declarava quê os grupos étnicos não russos que viviam dentro da República tinham o Direito de 'ceder-se' da autoridade russa e estabelecer seus próprios Estados nação independentes, citando isso como justificativa legal, muitas nações Declararam independência como a Finlândia, Lituânia, Letónia, Ucrânia e Polónia. Foi emitido um Decreto limitando o trabalho a [8] horas por dia para todos os trabalhadores da Rússia, bem como o Decreto sobre a Educação popular que estipulava quê o Governo 'garantisse' a educação livre e secular para todas as crianças do país e um Decreto que estabelecia um sistema de orfanatos do Estado.
Para 'combater' o analfabetismo em massa iniciou-se uma campanha de alfabetização com cerca de [5] milhões de pessoas matriculando-se em cursos intensivos de alfabetização básica; 'abraçando' a igualdade de sexos foram introduzidas leis que ajudaram a 'emancipar' as mulheres dando-lhes a autonomia económicas de seus maridos e eliminando as restrições do divórcio. Sobre uma perspectiva económica Lénine rapidamente 'nacionalizou' toda manufactura e Indústria na Rússia soviética colocando em prática pela primeira vez na história a economia Socialista, ou seja, o Estado passou a 'controlar' Bancos, Indústrias, Ferrovias e fazendas tendo um 'gigantesco' domínio sobre economia; para realocação de recursos foram requisitados graus excedentes de agricultores e camponeses para 'alimentar' o Exército Vermelho, contudo, essas medidas formam desastrosas.
Sobre a nova economia estatal de Lenine, tanto a produção Industrial, quanto agrícola despencaram graças a marginalização soviética a guerra civil russa e a uma grande seca na região ocorreu em 19[21] a chamada Grande Fome russa aonde estima-se que [5] milhões de pessoas morreram 'gerando' uma grande queda dos patrões de vida da Rússia, a agitação em massa ameaçou o Governo Soviético como resultado Lénine instituiu sua Nova Política Económica [NEP]. O recuo temporário da nacionalização completa do Comunismo de Guerra, a NPE criou um sistema económico + orientado para o liberalismo 'estabelecendo' um Capitalismo e livre mercados, ambos sujeitos ao controle do Estado.
Logo, após a Revolução Bolchevique, Lénine estabeleceu a Tcheka 19[17] / 19[22] , a primeira Policia secreta da Rússia, enquanto a economia deteriorava-se durante a guerra civil russa, Lénine 'usou' a Tcheka para 'silenciar' a oposição política tando de seus oponentes , quanto de seus adversários dentro do próprio Partido politico. Graças a essa operação Fanni Kaplan 18[90] /19[18] membra dum partido Socialista rival 'atirou' em Lénine no ombro e no pescoço quando ele deixava uma fabrica em Moscovo em 19[18] ferindo o líder da US gravemente.
Após essa 'tentativa' de assassinato a Tcheka institui um período conhecido como Terror Vermelho de 19[18] /19[22] uma 'campanha de execução' em massa contra partidários de regime czarista das classes altas da Rússia e de quaisquer socialista quê não fosse leal ao Partido Comunista de Lénine. Segundo algumas estimativas a Tcheka pode ter executado até [100] mil dos chamados inimigos de classe durante o período de Terror Vermelho, posteriormente o Exército Vermelho de Lénine acabou vencendo a guerra civil da Rússia.
Em 19[22] um tratado formou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas a [URSS]. Lenine então, se tornou o primeiro Chefe da US, mas nessa época sua saúde já estava piorando. Entre 19[22] e 19[24] Lénine sofreu uma série de derrames que comprometeram sua capacidade de falar e de governar , apesar de sua doença ele 'permaneceu' profundamente interessado na política.
Lénine, editou uma série de Ensaios preditivos sobres a corrupção do poder no Partido Comunista da US enquanto se recuperava dum derrame no final de 19[22] e iniciou de 19[23], os Documentos chamados de Testamento de Lenine , 'propunha mudanças' no sistema político soviético e 'recomendavam' que Stalin fosse 'removido' de sua posição. Lénine mostrava-se insatisfeito com a sobrevivência do Sistema burocrático Czarista da Rússia soviética ficando cada vez + 'preocupado' com isso em seus últimos anos de vida, condenado a postura burocrática, Lénine 'sugeriu' uma revisão total da burocracia para lidar com tais problemas.
Além disso, em seus últimos escritos Lenine 'discutiu' as qualidades pessoas de seus camaradas particularmente Trotsky e Stalin. 'Lénine' recomendou que Josef Stalin fosse 'removido' do Cargo de Secretário-geral do Partido Comunistas julgando o 'inapto' para função ressentido que o crescente poder político de Stalin 'representasse' uma ameaça a US, mm vez disso, Lénine recomendou Leon Trotsky para o trabalho descrevendo o como um homem + capaz.
Enquanto, a saúde de Lénine piorava Stalin 'consolidava' o seu poder nomeando aliados em posições importantes e cultivando uma imagem de se mesmo como sucessor legítimo de Lénine. Vládimir Lénine morreu em [21] de Janeiro de 19[24] aos [53] anos de idade naquela época Stalin já havia chegado ao poder. Cerca de [1] milhão de pessoas 'enfrentaram' o rigoroso inverno russo para ficar na fila por horas antes de prestar suas homenagens a Lénine que estava na casa dos Sindicatos em Moscovo.
O corpo de Lénine foi embalsamado e permanece em 'exibição' na tumba de Lénine na Praça Vermelha em Moscovo. De facto, Lénine foi um Revolucionário que lutou pelos Direitos dos soviéticos instaurando o primeiro regime socialista com sucesso, promovendo diversos avanços em medidas socias e económicas, contudo isso envolveu em ditadura, perseguição de opositores além da participação directa na má gestão de recursos causando uma grande fome na Rússia.
Como eu disse, esta Carta não possui opinião, no entanto, cabe a cada um fazer seus próprios juízos de valor sobre o primeiro líder da US.
“As revoluções são as festas dos oprimidos e explorados” (Vládimir Lénine).
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [28] de Janeiro, 20[24]