Um grupo armado ocupou e controla desde domingo, 21, a vila de Mucojo, a segunda mais importante de Macomia, provocando uma nova vaga de deslocados naquele distrito da província moçambicana de Cabo Delgado, relataram à VOA, nesta segunda-feira, 22, várias fontes locais.
O grupo de insurgentes afastou a força moçambicana, que tinha uma posição em Mucojo, também conhecido como principal entreposto pesqueiro, gerando pânico na população local e de aldeias vizinhas, que está a fugir a pé para a sede distrital, que dista 50 quilómetros, contaram vários moradores.
“A vila de Mucojo, em Macomia, já foi ocupada pelos insurgentes, enquanto a população está lá. Os insurgentes já estão em toda zona, já ocuparam lá”, disse Jorge Manuel, um morador local.
Uma outra fonte disse que os rebeldes começaram a dar os primeiros sinais de ocupação desde quarta-feira, após terem protagonizado uma sequência de ataques contra as forças estatais, mas mobilizando a população para permanecer nas aldeias sob seu comando.
Conflito sem fim à vista em Cabo Delgado
“A situação lá não é das melhores. Os homens estão aí, ocuparam Mucojo”, disse um outro morador, e acrescentou que a ocupação ocorreu depois da saída dos militares, aparentemente sem confrontos.
“Como os militares já tinham saído, os insurgentes foram levar toda comida no quartel. Assim os rebeldes e parte da população é que se mantém lá. Então a situação ainda não terminou”, em alusão ao fim da ocupação, avançou a mesma fonte na condição de anonimato, temendo represália.
Comissão para paz em Cabo Delgado procura novos rostos para diálogo com os rebeldes
As autoridades na vila de Macomia-sede confirmaram a chegada de novos deslocados, com um fluxo maior desde sábado, tendo já sido preparado um terreno, próximo à escola Artes e Ofícios, onde serão erguidas tendas para servirem de abrigos.
A Polícia em Pemba ainda não reagiu à nova ocupação dos rebeldes e as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) não responderam de imediato o nosso pedido de comentário enviado por e-mail.
VOA – 22.01.2024