Foi durante a sua participação num debate televisivo veiculado pela TV Sucesso na edição de ontem (08.01) que o deputado e membro da Comissão Política da RENAMO, Alfredo Magumisse disse de viva voz que “o que eu quero dizer aos moçambicanos no geral, em particular aos membros e simpatizantes da RENAMO, vamos ser calmos, serenos, cautelosos, cuidadosos e vigilantes, porque, por teremos muita aceitação, na verdade temos muito potencial de termos adversários - inimigos para nos destruírem por dentro”.
Acrescentando, Magumisse explicou que “neste momento a RENAMO, não tem candidato para Presidente da República. Não tem. O candidato da RENAMO para Presidente da República é aprovado por uma reunião denominada Conselho Nacional. Agora a RENAMO tem um Presidente em exercício e este Presidente querendo pode se recandidatar para um segundo mandato, esta é a vantagem. E nós iremos nos reunir em CN e apresentar um documento por escrito quem é o candidato”.
Estes pronunciamentos tidos como idóneos surgem numa altura em que várias figuras de proa ao nível do partido RENAMO e da Sociedade Civil moçambicana já apareceram a tecer seus comentários e críticas em relação aos polémicos pronunciamentos do Porta-voz da RENAMO, José Manteigas que disse de ‘boca cheia’ que “todo aquele que é genuinamente membro da RENAMO quer Ossufo Momade como candidato à Presidente da República”. Entretanto, as declarações de Manteigas atiçaram um fortíssimo debate e lançamento de farpas entre membros proeminentes da RENAMO.
Até que no seu estilo característico, sempre calmo e ponderado, Alfredo Magumisse pediu calma e paciência aos membros, simpatizantes e ao povo em geral, uma vez que o partido ainda vai se reuniu em Conselho Nacional (CN) para deliberar quem será o próximo candidato à Presidente da República pela Perdiz.
INTEGRITY – 09.01.2024