ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A nossa notícia de hoje é… que Israel teria 'proposto' um cessar-fogo de [60] dias para o Hamas na Faixa de Gaza. Qual seria a contra partida? O Hamas 'libertaria' todos os [130] prisioneiros que ainda estiverem vivo e os que não estiverem eles devolveriam os corpos; paulatinamente primeiro seriam libertados aqueles que estaria em situação de fragilidade [doentes, idosos, crianças] depois mulheres e…ai vai até chegar nos + jovens.
No Acordo Israel, também libertaria prisioneiros palestinianos que se encontram nas prisões israelitas. Bom, há diversas considerações a serem feitas com relação a isso, já é um progresso! O Acordo está sendo mediado pelo Qatar e pelo Egipto e ele ganhou força, porquê familiares de reféns 'invadiram' o Parlamento…também fizeram 'manifestações' em frente a casa do Benjamin Netanyahu foi uma manifestação 'ruídos' e…enfim a situação em Israel está bastante delicada, há expressões, existem pressões dos Estados Unidos [EU], mas também dos Tribunais da África do Sul, ataques do Hezbollah ao Norte e…por ai vai.
Bom, estima-se que Israel tenha cerca de [130] reféns nas mãos do Hamas, não se sabe se todos eles estão vivos, há uma boa 'possibilidade' que alguns já tenham 'morrido' em função dos combates ou mesmo das próprias condições do cativeiro, mas…é um pouco complicado o Hamas 'atender' isso, porquê depois de [60] dias recomeçariam os combates e…na verdade os reféns são a grande moeda de troca que eles têm contra o Israel.
E…agente precisa lembrar uma coisa também, saiu uma matéria na mídia dos EU no final de semana, dizendo que Israel 'não destruiu' nenhum terço do Hamas até ao momento, ou seja, pode ser bem menos ainda, mas os israelitas falam que já destruíram + de [60%] do Hamas, difícil acreditar nisso, porquê quem têm esses números não teria proposto um cessar-fogo, ou seja, a guerra vai muito mal para Israel, essa que é a realidade.
Mas…vamos ver como é que as coisas vão evoluir nesse sentido, porquê uma pausa nos combates, também é interessante para o Hamas, uma vez que, ele pode 'reconstruir' suas linhas e reposicionar uma série de Unidades e outras coisas. Agora, nós precisamos olhar para o seguinte: eu acho difícil o Hamas 'aceitar' a entrega na íntegra dos reféns, ele pode entregar aqueles que lhe dariam muito trabalho; doentes e…etc., mas… com certeza manteria os + jovens e + saudável, porquê ele sambe quê os reféns são o seu “passaporte” de sobrevivência nessa guerra.
Agora, há uma 'possibilidade' muito grande caso esse Acordo saia de uma 'trégua' dum cessar-fogo de [60] dias, das hostilidades cessarem por completo pelo menos com relação a esse conflito, porquê até lá vão entrar uma série de coisas é, a Campanha dos EU engrena duma vez e...agente sempre tem que lembrar quê Campanha dos EU é o quê baliza toda essa crise, por isso, eu acredito que se sair um cessar-fogo de [60] dias a coisa tende a se estabilizar.
Falando em EU, os Houthis 'alegam' ter atacado + um Navio de bandeira dos EU hoje, as Autoridades dos EU já dão como mortos os dois militares que haviam desaparecido uma história bastante esquisita quê não foi bem contada e agora os EU estão pedindo o apoio da União Europeia [UE] para 'formar' uma Força Naval Multinacional para 'patrulhar' aquela região.
Por isso, pode-se dizer, que a situação ali é bastante complicada, porquê? Porque, embora alguns dos mísseis houthis disparados até ao momento sejam mísseis antigos já antigos que podem ser 'gemeados' para guerra electrónica atacados por contra medidas e etc., não provocam tantos danos, mas para as Companhias de navegação não é mesma coisa. Ser atingido por um míssil dos anos [60] e por um míssil ultramoderno, para quem é dono duma Companhia de navegação o prejuízo é o mesmo; preço do seguro vai lá para cima da mesma forma, então eles já estão 'desistindo' praticamente do Mar Vermelho.
A operação dos EU mesmo com o apoio da UE seria efectiva? Há dúvidas a respeito disso também, lógico seria uma 'demostração' de prestígio e aumentar o moral dos EU na região, mas é pouco provável que obtém resultados diferentes dos obtidos até ao momento.
Se os EU 'quiserem' se engajar na guerra do Iémen vai ser a maior “loucura” que eles vão fazer, porque precisariam de pelo menos dum Exercito de [200] mil soldados para 'conseguir' pelo menos conseguir dar uma estabilizada na região e…duvido que eles estejam querendo 'mobilizar ' todo esse efectivo ainda + num ano eleitoral como esse. Então, o + provável, a melhor saída dos EU é isso que eles estão fazendo, dar uma 'pressão' muito grande em cima do Benjamin Netanyahu, ele está sofrendo uma 'pressão' terrível no sentido de 'encerrar' as hostilidades, porquê ai os Houthis, também baixariam as suas armas e… a navegação voltaria ao Mar Vermelho.
E, vou-lhes lembrar um outro caso, também que… a ‘pressão’ do Hezbollah sobre o Israel no/ao Norte está sendo muito 'violenta' e o que acontece: a economia local está sofrendo, o Hezbollah já avisou quê não vai 'retrair' a força la, o que teria que Israel 'retrair' uma força para la, a 40km ao Norte o deixaria Israel com uma margem de segurança das armas de médio alcance do Hezbollah, mas é improvável que eles façam isso.
Agora, se esse cessar-fogo sair em Gaza, Israel tem + 'fôlego' para atacar o Hezbollah o quê não quer dizer também eles vão obter bons resultados; para ter 'bons resultados efectivos' sobre o Hezbollah, o Israel teria que entrar no Líbano e… é extremamente temeroso é altamente 'desaconselhável' quê não se faça isso! A meu ver, toda guerra na verdade acaba caindo nisso: se você não sabe o quê fazer, tem dúvida sobre o que é melhor a ser feito, o 'risco' é alto, então… não faça nada, porque a 'possibilidade' de você fazer alguma coisa e essa coisa ser “cagada” é muito grande. Agente vê, vários casos por ai, o Zelensky na Ucrânia, a própria operação em Gaza de Israel que saiu dos limites e…por ai vai.
A meu ver, o libando, seria um outro 'desastre' para Israel, não sei se o Benjamin Netanyahu vai ter 'apetite' para essas operações, até porquê agente sabe que…eles estão 'perdendo' muita gente em Gaza, as baixas de Israel são 'violentas' em Gaza e…no Líbano a coisa seria muito pior, porquê o Hezbollah é muito maior e… muito + bem armado do que o Hamas.
Portanto, dado o facto de que essas negociações estarem em curso, eu acredito quê nós podemos ter alguma 'esperança' de dias não tão mãos.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [24] de Janeiro, 20[24]