ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vou falar um pouquinho sobre essa manobra, essa tão propalada manobra de [90] mil soldados que eles [NATO] estão falando como se fosse a 'reencarnação' do Exército de Sun Tzu, mas na verdade não é nada disso.
A manobra, eu estou lendo aqui os últimos reportes dela é “Steadfest Defender 2024” , foi anunciada com pomba e circunstância pelo General dos Estados Unidos[EU] o Christopher Cavoli. Ele disse que Aliança 'demostrará' sua capacidade para reforçar a Zona Euro- Atlântica através dum movimento transatlântico de forças dos EU.
Bom, deixa eu falar uma coisa para vocês. Olha pessoal, o Exército da NATO já 'provou-se' nessa guerra da Ucrânia que… vamos ser sinceros é, uma guerra da Rússia contra a NATO a Ucrânia somente entra com carne. A NATO já provou-se 'ineficaz', tanto em termos tácticos, quanto em termos de estrutura de Comando, quanto ao equipamento quê não é dos melhores já provou isso também.
Agora, o quê NATO tem de muito 'bom efectivamente' é o Sistema de Comando, o Controle, Comunicações e reconhecimento isso ela tem muito. Principalmente os Sistemas são bons satélites e…etc., mas de resto deixa muito a desejar.
Olha, pessoal, agente tem que lembrar o seguinte: a NATO, acho que são [32] países e você “bota” pelo menos umas [25] / [30] língua é, muito difícil você 'coordenar' um Exército Multinacional. Ai vem aquela turma, “háaa…mas todo pessoal fala inglês”, sim! Todo o pessoal fala inglês, mas nem todo o mundo tem sentimento em inglês; problema todo é esse. As 'motivações' dum soldado da Roménia são diferentes das dum soldado holandês, o soldado da Roménia está ali próximo da Rússia e o holandês nem sabe nem onde é que é. Logo, é muito difícil você chegar e dar a mesma 'motivação' para um Exército Multinacional. Vou dar um exemplo, que aconteceu quando Napoleão ‘invadiu’ a Rússia. O Exército que 'invadiu' não era só formado por franceses eram, soldados de diversas nacionalidades e agente sabe como é que isso acabou, o Exército Persa que enfrentou Alexandre também desastre da mesma forma.
Falando em Holanda, o Almirante holandês, o Rob Bauer, disse que a NATO deve preparar-se para uma guerra total com a Rússia e também falou que os ataques da Rússia são inefectivos e etc. Olha, eu acho esse pessoal muito “galhofa”, porquê que eu digo isso? Porquê a NATO, talvez ele não se tenha dado conta duma coisa, se… a NATO entrar em guerra ela é 'dependente' de energia; os países da Europa simplesmente não têm energia, gás e etc., para ‘manterem’ suas fábricas funcionando. E outra coisa a 'possibilidade' de Irão, China, Coreia do Norte entrarem na guerra e tudo quanto é coisa que está de “saco cheio” da dominação Euro-EU como Houthis, Hezbollah é alta. Logo, eles não estarão enfrentando unicamente a Rússia e… a primeira coisa que seria 'desfeita' do caminho é Israel.
Por isso, eu acho que era necessário esse pessoal da NATO ter + 'responsabilidade' , porquê as coisas não deveriam ter chegado aonde chegaram era para ter sido feito um Acordo com a Ucrânia em 20[22] há dois anos atrás e…teria 'evitado' tudo isso[mortes e destruição]. Quer saber, eu não acredito nessa manobra da NATO, porque manobra você faz, qualquer um faz manobra vai lá você “bota” o pessoal. Manobra é uma coisa: treino é treino, jogo é jogo. Agora a realidade acaba sendo outra.
Vou-lhes lembrar uma coisa também, a NATO deu-se muito bem no Golfo, na Líbia, no Iraque, Afeganistão, Jugoslávia esse pessoal não tinham grandes condições desse defenderem + mesmo assim fizeram muitos estragos [mortes e destruição]. Agora, enfrentar russos, iranianos, chineses, Norte coreanos eu acho' pavoroso' lutar contra esses “caras” é pavoroso!
Agora, aquela turma da Europa imperialista acostumada ao país do amor, golpismo que acham que vão transformar o mundo em cor-de-rosa eu…acho que esse pessoal tinha que “botar” os pés no chão, agente vê o caso do Reino-Unido, agora 'inventaram' uma tal arma leizer um país quê não consegue nem arregimentar gente para colocar um Porta-aviões no Mar e…fica sonhando, sonhos esses sonhos duma noite de verão de armas leizer e etc.
Repare, essa turma é muito boa para fazer guerra [matar e destruir] no país dos outros “usando” opositores é o que eles fazem na Síria, fazem no Iraque, fazem no Afeganistão e etc., etc., etc.
Só que, agente tem que lembrar o seguinte: se… a NATO for para as cabeças mesmo da Europa vai morrer britânico e muito, não vai ser pouca gente e… pode 'escalar' para uma crise nuclear o que eu acho que escalaria. A Rússia vai perder para NATO? Talvez perdesse no campo táctico é uma possibilidade, no campo convencional, mas…a Rússia vai perder com arma na mão!? Com armas nucleares na mão!? Eu acho pouco provável isso!
E você para, para pensar o seguinte: um país que nem EU, é um país muito grande e se a Rússia fizer um bombardeamento massivo a possibilidade de muita gente escapar é muito grande, só que você pega um país que nem Portugal, Bélgica, Holanda… esse[s] país[es] acabou, porquê a possibilidade de morrer todo mundo é alta! Com bombardeamento massivo de armas nucleares é alta.
Por isso, eu acho que falta um pouco de 'responsabilidade' por parte da NATO nesse caso até porquê eles estão quase 'esgotados' em termos de munição, os políticos alemãs já não querem + autorizar os mísseis Tauz para Ucrânia, porque eles não tem e eles 'fornecerem' vão ficar sem munições.
Então, eu acho uma propaganda muito 'barata', uma coisa muito 'estúpida' essa manobra da NATO; a NATO não está a 'conseguindo' resolver nem o problema dos Houthis lá no Mar Vermelho, quanto + 'enfrentar' os russos. Vou-lhes lembrar, que os Houthis são armados pelos iranianos e os iranianos 'receberam' muita tecnologia da Rússia. Na verdade, eles estão tentando ‘enfrentar' o país que praticamente criou Sistemas de armas de todos esses países, mas excepto Irão aperfeiçoou muito.
Mas, eu não vejo 'condição técnica' da NATO fazer grande coisa, porquê essa manobra para mim vai ser um 'círculo' é um 'círculo' de sempre, vai ter jornalistas mostrando
Unidades de carros de combate, aviões… e dizer quê é maravilhoso sair bilhões de reportagens na mídia imperialista e [de] seus lacaios, mas…de efectivo mesmo agente não deve ver muita coisa. É + uma propaganda barata do imperialismo e… [de] seus lacaios como sempre!
Em resumo, o resumo da Ópera com relação a essa manobra de [90] mil soldados da NATO, como diria Erich Maria Remarque: “NADA DE NOVO NO FRONT”.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [26] de Janeiro, 20[24]