Por Francisco Nota Moisés
Cabo Delgado: Insurgentes tomam controlo da importante vila de Mucojo, dizem residentes
Um grupo armado ocupou e controla desde domingo, 21, a vila de Mucojo, a segunda mais importante de Macomia, provocando uma nova vaga de deslocados naquele distrito da província moçambicana de Cabo Delgado, relataram à VOA, nesta segunda-feira, 22, várias fontes locais. O grupo de insurgentes afastou a força moçambicana, que tinha uma posição em Mucojo, também conhecido como principal entreposto pesqueiro, gerando pânico na população. Comissão para paz em Cabo Delgado procura novos rostos para diálogo com os rebeldes. "Comissão para paz em Cabo Delgado procura novos rostos para diálogo com os rebeldes "VOA – 22.01.2024
Frank said... "Com o avanço sem resistência e imparável dos rebeldes moçambicanos a Frelimo num ato de desespero procura mais uma vez o chamado "diálogo com os rebeldes". A Frelimo derrotada, procura agora uma saída com um suposto diálogo tal como fez com a Renamo. A Frelimo engana-se, porque desta vez os rebeldes moçambicanos só param no palácio da Ponta Vermelha. Nyusi e o seu gangster Celso Correia têm visitado por várias vezes os Emirados Árabes Unidos. Esta visita frequente aos Emirados Árabes Unidos revela muito do que está a ser planeado por esta dupla.
Quando os nguruwe ou seja os porcos como os rebeldes se referem a tropa da Frelimo e a própria Frelimo como nguruwe, a palavra swahili para dizer porcos ou seja animais impuros, e porque a Frelimo e mesmo constituída por seres estranhos. E os rebeldes estão mesmo convencidos que os frelimistas são seres impuros como os seus crimes contra atestam e para isto basta considerar os seus crimes contra a humanidade.
O que o país precisa para avançar não são mais deficientes mentais como os líderes da Frelimo ou da Renamo. Não. Esses são um atraso na vida e nos atrasam na vida.
E porque é que os líderes rebeldes vão aceitar falar com tais indivíduos que deviam estar na barra da justiça por causa dos seus crimes? A tal dita comissão para a paz em Cabo Delgado não é feita de indivíduos independentes. É um bando de indivíduos uns indigitados por Felipe Nyusi.
Felizmente, os rebeldes não são uns atrasados mentais como foi Afonso Dhlakama e o seu gangue que não compreenderam que quando o bandido Joaquim Chissano bocejou e disse que queria conversar com a Renamo, aquilo era uma indicação de que a Frelimo estava derrotada e queria uma saída honrosa e não uma derrota conclusiva.
O que é que o bandido Afonso Dhlakama fez? Mostrou sorrisos com salamaleques ao bandido-mor da Frelimo em vez de intensificar a luta para uma conclusão militar com a derrota dos terroristas da Frelimo.
Os rebeles do norte não cairão na situação em que a Renamo caiu para a sua destruição pela Frelimo visto que a Frelimo mata, camaradas. a Frelimo líquida, camaradas, a Frelimo aniquila, companheiros.