ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vou tentar fazer um comentário sobre o derrube dum Jacto ILyushin IL-76, próximo a Belgorood que 'matou' [65] prisioneiros de guerra, ao que tudo indica parece que foi a Ucrânia, embora ainda alegue que transportava mísseis para bases “de onde frequentemente bombardeiam Kharkiv e a região”. Que foi a defesa aérea da Ucrânia que derrubou o avião também resta poucas dúvidas.
O problema, as dúvidas que nós temos são com relação as 'circunstancias', se a Ucrânia sabia, se efectivamente fora 'avisada' da rota dessa aeronave, uma vez que, estava trazendo os seus soldados e se fez deliberadamente, se havia alguém muito importante nesse avião que eles não gostariam que voltasse para Ucrânia, fica muito difícil, porque têm muilos porquês nessa história. O facto é que, esse assunto está repercutindo de forma muito 'negativa' para o Governo ucraniano, porquê as especulações são muitas se, é uma disputa interna para derrubar o Chefe do exército que é o General Valerií Zaluzhny.
Sabidamente, há uma 'disputa' entre ele e o Volodymyir Zelensky, mas agente não sabe se chega efectivamente nesse ponto. O facto é que aquilo que era o começo do dia o voo da Ucrânia acabou se revelando um voo contra, por outro lado, essa crise também 'revelou' a extensão do problema de prisioneiros de guerra entre ambos países. Parece que a Ucrânia têm + de [2] mil prisioneiros russos na Ucrânia e [20] mil ucranianos na Rússia, então é uma situação bastante 'complicada' e agora não se sabe o que vai ser feito com os cadáveres, se a Rússia vai aceitar devolve-los ou não porque parece que se não sair a troca agora, ambos os lados devem 'suspender' essas negociações por diversos meses.
Agora, o que agente consegue notar é que a pouca defesa aérea que restou da Ucrânia ou eles estão muito desesperados e atirando em tudo ou que estão guardando para alvos de 'maior valor' que é o caso ou seria o caso dessa aeronave. Seja como for a coisa não vai sair muito bem para o regime de Kiev em função disso, porque se for uma aeronave que era mesmo 'esperado' em céus ucranianos a Rússia não tinha razões para manter muita segurança da mesma. A aeronave era esperado transpondo provavelmente estaria aberto uma série de outros protocolos, por isso, esse assunto pode 'render' duma forma muito desfavorável para Ucrânia principalmente agora que os ucranianos estão dependendo como nunca da ajuda do imperialismo. E, há uma 'má vontade' muito grande tanto nos EU, quanto nos países da Europa imperialistas de fornecer ajuda para Ucrânia e não da para esperar 'boas repercussões’ para Ucrânia em virtude desse assunto.
O que existe, além disso, especulação de que a Rússia vai lançar uma ofensiva geral, não vai, eu acho muito cedo para dizer alguma coisa sobre isso, eu acho a Rússia tem tomado alguns 'sectores tacticamente' importantes das mãos dos ucranianos e esses sectores, vou-lhes lembrar foram conquistados pela Ucrânia com muitas baixas e a tendência se continuar assim é, de a Rússia 'ampliar' os seus ganhos para muito além daquilo que estava 'demarcado' antes de iniciar a tão propalada [contra]ofensiva ucraniana .
Agora, a boa notícia para Ucrânia é que a Suécia vai entrar na NATO, mas isso não muda nada, porquê na verdade agente precisa lembra uma coisa; a NATO hoje apesar de ser uma agremiação de [32] poucos países é, uma Força ‘desmoralizada’ por isso está 'perdendo' a guerra na Ucrânia. Repare, é uma guerra da NATO contra a Rússia e…mesmo assim eles estão 'perdendo'.
Na verdade, eles 'precisariam' muito da Ucrânia, de facto, não era a Ucrânia que deveria entrar para NATO é, a NATO que deveria se juntar a Ucrânia, uma vez que, a Ucrânia tem hoje o melhor Exercito do Ocidente, essa é uma verdade pelo menos o + bem treinado, não obstante essa “cagada” que eles fizeram ontem.
Mas, o quê que acontece nesse história toda. Agente vê a NATO duma certa forma um pouco perdida, porquê? Porque eles diziam que a Rússia estava ficando sem mísseis, estava lutando com pás e… etc. etc., etc. agora dizem que Rússia está 'querendo' provocar [3ª] guerra mundial, vai invadir a Europa…você vê, quem dá uma variada, uma amplitude de variação dessas não sabe bem o quê está falando.
E, outra coisa alguns 'conflitos' estão se ampliando para o Médio-Oriente e a preocupação dos EU para o Pacifico que ela quer 'arrastar' a NATO. Horas, se… a NATO tiver que dar conta da Rússia, dos conflitos do Médio-Oriente e do Oceano Pacífico, os europeus vão ter que se preparar e “coçar” muito o bolso, logo isso vai demandar investimento não é bilionária + trilhonário eu não tenho a mínima dúvida disso.
Não só em termos de material: Navios, aeronaves, tanques de guerra e etc. como também do pessoal e construção de Instalações…O futuro que se 'avista' para NATO caso ela assuma os 'compromissos' que Administração Biden está tentando impor é um futuro de gastos, não sei se a sociedade sueca e finlandesa tem essa 'percepção' , mas eles entraram para um Clube quê ser sócio vai ser bastante caro no futuro.
Agora, eu não sei sobretudo país pequeno como Portugal ou pobres com a Roménia, Grécia vão 'aguentar' o custo desses gastos, porquê não é coisa de milhões, nem de bilhões é coisa de trilhões, porquê vão ter que construir estruturas contra Rússia, China, Irão, as milícias pró-iranianas e por ai vai, será um desafio gigantesco e tem o lado da mobilização do pessoal. A NATO não vai 'conseguir' dar conta desses desafios só com suas Forças Regulares, vão ter que 'convocar Reservistas' , ou seja, vão ter que colocar muita gente dentro das suas FA. Esse é o quadro que nós estamos vendo para os próximos dias.
Voltando a vaca fria, ao problema dos prisioneiros vamos ver agora como é que a coisa vai evoluir, se a Rússia vai apresentar 'provas' de tudo, como é que a Ucrânia vai 'reagir' as suas declarações, como será a repercussão nos países imperialistas, isso pode ser muito mau para Ucrânia em termos de apoio, mas… são coisas da guerra. Agora, eu penso seguinte: outras vezes, agente vê Ucrânia 'derrubar' algum avião da Rússia e o pessoal já acha que é reviravolta da guerra, não! O que inverteria essa guerra, seria se a Ucrânia lá atrás tivesse feito o movimento de economia Forças e agora estivesse 'impondo' grandes baixas a Rússia, mas…não é o caso, ela usou as suas Forças de forma 'pródiga' e sofreu + baixas do que os russos e… agente começa a ver nessa guerra da Ucrânia uma certa 'similaridade' com guerra irão e Iraque.
Com a Ucrânia no papel do Iraque e Rússia no papel do irão muito + poderoso,
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [24] de Janeiro, 20[24]