ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Como vocês sabem alguns dias atrás foi derrubado um Jacto Ilyushin-II-76 da Rússia com seus tripulantes [6] / [7] + [65] prisioneiros de guerra ucranianos. Como a situação evoluiu? A Ucrânia já 'reconhece' que tinha prisioneiros nessa aeronave, ela pede uma 'investigação' internacional quê eu acho que é o correcto efectivamente a ser feito uma investigação de países que não estão envolvidos no conflito, eu não sei se vai sair, porquê a Rússia costumas ser um pouco 'refractária' como os ucranianos também são, essa que é verdade.
A Rússia na contraparte 'divulgou' um vídeo com imagens dos “supostos” prisioneiro, mas o quê acontece agente começa a entrar no terreno das contradições, porquê primeiro a Rússia afirmou quê era um míssil de fabricação ucraniana que 'derrubou' aeronave, agora eles estão dizendo que seria um míssil francês ou dos Estados Unidos [EU], difícil saber, mas os russos já devem saber eles devem ter uma noção exacta do que aconteceu, se eles vão 'divulgar' isso agente não sabe, porquê todos os factos que acontecem nessa guerra são como sempre muito misteriosos.
Agora, uma coisa é certa se… foi a Ucrânia que derrubou essa aeronave e há uma boa chance de ter sido, mas pode estar havendo algumas 'divergências' dentro do exército ucraniano, pode ser quê alguém tenha 'derrubado' essa aeronave para deixar uma outra facção numa situação difícil, porquê isso lógico o prejuízo está na conta da Ucrânia, a Rússia perdeu o avião, mas a Ucrânia está numa situação bastante difícil para explicar o ocorrido, parece que as Caixas negras da aeronave já chegaram a Moscovo e eles vão começar a trabalhar na desgravação, mas agente não sabe se vão veicular dados confiáveis.
Em contra ponto, agente tem 'diversos' factos paralelos acontecendo no munda la fora; a Ucrânia pediu a 'mediação' da China para esse conflito, não sei se o Chines vai-se meter nisso, porquê eles têm alguns interesses pró-russos, eu acho muito difícil se a China fizesse uma mediação não 'levasse' os seus interesses em consideração. Do outro lado, a entrada da Suécia na NATO está quase certa só… falta a Hungria, mas as pressões estão sendo grandes eu não acredito que vai haver empecilho. A Turquia leva de prémio por ter ‘aprovado’ a entrada da Suécia a venda de [40] Jactos [F-16] dos EU, vou-lhes lembrar quê a Força Aérea turca precisa ser 'modernizada' ,então vem em boa hora essas aeronaves e, como sempre no mundo da geopolítica tudo feito é com base em interesses: “Olha, você me da isso aqui, que eu te dou essa outra coisa”.
So quê, nós temos que olhar uma coisa, que é muito importante. Que é esse caso do México/Texas e o quê que isso tem a ver com a guerra da Ucrânia? Tem tudo a ver, porquê a pressão em cima dos Deputados dos EU é muito grande no sentido de 'autorizar' recursos para a fiscalização de imigrantes na fronteira e a pressão é enorme e Texas está numa situação de pré-rebelião é, Texas + [25] Estados. Então, o quê que acontece! O cobertor é curto para cobrir um santo vai ter que descobrir o outro, a meu ver, não vai dar para 'financiar' o fortalecimento das fronteira, + Israel, + a guerra da Ucrânia e + o quê está acontecendo no Médio-Oriente tudo isso, os EU vão ter que fazer uma escolha e…é capaz nessa brincadeira a Ucrânia 'rodar', porquê a possibilidade é muito alta.
A tendência é Ucrânia ser bastante 'prejudicada', mas agente também não pode cravar isso como uma certeza. Mas, eu penso assim, as pressões sobre o caso Texas vão ficar muito grandes, porquê o Governador está batendo o pé e o Biden levou o caso a Suprema Corte e a Suprema Corte 'determinou’ quê o Governador Greg Abbott permitisse o 'acesso' à fronteira para Agentes federais e ele já disse que não vai fazer e está aberto o “confronto” com a Suprema Corte e o Presidente Biden. Tudo seria muito fácil se do lado dele não houvessem + [25] governadores de Estados e uma boa parte da máquina do Partido Republicano e…enfim os EU tem um problema para resolver e isso vai-se 'repercutir' na Ucrânia.
Voltando a Ucrânia, o Zelensky está fazendo uma corrida pela Europa, passando o chapéu para ver se ele 'consegue' levantar + dinheiro, até vai conseguir, mas… o problema ele precisa de muito dinheiro, não é pouco dinheiro. Por um, por outro lado, a Ucrânia precisa 'refazer' o seu exército, de tanto que ela recebeu recurso ela não consegue 'repor' o seu Capital humano, porquê estão 'sofrendo' perdas muito grandes, por isso, é muito difícil resolver isso e… nesse momento o 'abate' duma aeronave carregada de prisioneiros ucranianos ela cai muito mal para o Governo do Zelensky .
Falando em Governo de Zelensky, 'circula' a boca pequena que ele vai “demitir” o Chefe do Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia, que é o General Zaluzhniy e se ele fizer isso é uma nova 'crise' para o Governo que vive de 'crise' essas é + uma, porquê o Zaluzhniy tem muita' popularidade' entre a tropa, 'popularidade' essa que está sendo posta em causa não acho que ele seja o mão da fita mas…é o que tem para hoje vai ter que conviver com isso ai.
Então, o que agente é a Rússia 'avançando' aproveitando essas deficiências da Ucrânia, há quem fale duma ofensiva do Inverno, acho um pouco difícil pode ser que eles façam na Primavera é difícil saber, é difícil saber quanto tempo a Rússia vai 'prolongar' essa guerra, mas a 'tendência' parece que os russos só acabarem quando com a mesma haver uma 'rendição completa' da Ucrânia. Porquê que eu digo isso? Porque o maior problema que a Ucrânia tem, eles mesmos trouxeram para si, foram os ataques em grande 'profundidade' com as ramas que eles receberam dos EU e de seus Aliados europeus da NATO.
Armas de 'longo alcance' é uma preocupação para Rússia com relação as suas Cidades e activos da fronteira Ocidental. Então, qual é ideia da Rússia é 'desmilitarizar' efectivamente o exército Ucrânia e para isso é necessário uma 'redenção completa' ou no mínimo um Acordo de paz que será bastante 'desfavorável' a Ucrânia.
O problema todo é, que o tempo está passando, o dinheiro está acabando e… Kiev está ficando sem 'opções'; o Acordo de hoje seguramente é menos 'generoso' do que aquele de ontem.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [30] de Janeiro, 20[24]