ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A Ucrânia vive praticamente os seus estertores, porquê que agente diz isso? Porque os financiamentos dos Estados Unidos [EU] ao que tudo indica vão diminuir, a Primeira-ministra da Itália Giorgia Meloní outro dia foi pega numa conversa indiscreta em que ela revela 'desânimo' da Europa como os rumos da guerra; os russos já tomaram de assalto a Avdiivka, os equipamentos de guerra electrónica e defesa área da Rússia aperfeiçoaram-se bastante no últimos meses e… estão gerando pesadas baixas nas Forças Armadas [FA] ucranianas, o General Zaluzhnyi outro dia deu uma entrevista bastante 'desanimado' dizendo quê nem os [F-16] não vão mudar o curso da guerra porquê no terreno a situação se encontra muito difícil e…aviação não faz milagres, essa que é a verdade.
Mas, todo esse quadro agente já tinha 'previsto' +- no último ano e… dissemos quê a situação é muito difícil a Ucrânia virar esse jogo por uma série de factores quê agente elencou, mas… na direcção contrária disso nós, vimos 'expoentes' da NATO como o General Davide Petrel e o General Ben Hodges, dizendo quê a guerra estava “bem” que a Ucrânia ia vencer. O Petrel antes da mal fadada [contra]ofeniva que começou em Junho , ele disse que a [contra]ofensiva ia ser bem sucedida e…a [contra]ofensiva não saiu do lugar, essa que é a verdade “patinou” o tempo todo.
Por isso, isso leva agente a fazer um questionamento. Que tipo de Generais a NATO está formando? Porquê… ou essas pessoas são ingénuas ou estão mal informadas ou outra coisa que não convém nem aventar, mas… o facto é que se uma boa parte dos Generais da NATO tiverem a mesma visão [percepção] de mundo que o Petrel e o Ben Hodges têm, existem outros também que andaram falando “bobagem”, andaram fazendo uma avaliação bastante 'imprecisa' da guerra da Ucrânia.
Se, esse pessoal, só isso a mostra uma “biopsia” do que é a NATO hoje, eu penso que a entidade vai muito mal, essa que é a verdade. Bom, o que acontece, no geral eu já
falei diversas vezes sobre isso aqui: os EU viciaram-se em algumas guerras, o Afeganistão já falei bastante a respeito, mas…uma outra guerra que eu acho que 'prejudicou' bastante a visão militar dos EU foi a guerra do Golfo. Porquê? Porque eles lutaram contra um Exército, o Exército de Sádam Hussein em 19[91] na “recuperação” do Kuwait, eram um Exército que estava 'emasculado' em virtude das sanções e etc. e…não tinha 'condições' de fazer frente a alta tecnologia quê os EU e seus Aliados levaram para o Golfo na forma de guerra electrónica, bombardeamento de precisão, aeronaves e… outros equipamentos, o Sádam não tinha 'condições' de fazer frente a isso; tanto em 19[91] e em 20[03] quando os EU 'invadem' o Iraque, 20[03] a situação estava muito pior ainda e a situação deteriorou-se + ainda.
Então, o que que acontece nessa história toda. Os EU ganharam em 19[91] e também ganharam em 20[03], depois 'invadem' o Afeganistão nesse mesmo período lutam contra uma insurgência mal armada, essa que é a verdade, o taliban tinha uma presença bastante aprofundada praticamente uma omnipresença no Afeganistão, mas não… tinha 'condições de enfrentar o Exército dos EU e…seus Aliados da NATO no Afeganistão, logo tudo isso foi 'deformando' a visão de guerra das lideranças dos EU.
Repare[m], quando eles foram para Ucrânia pensaram quê essas 'condições' iam-se repetir , mas…nós alertamos aqui diversas vezes quê as 'condições' da Ucrânia eram completamente diferentes, porque a Rússia têm um dos melhores sistemas de guerra electrónica do mundo, tem uma Indústria de defesa poderosíssima, tem uma quantidade incontável de escritórios de Projectos que estão lançando armamentos novos praticamente todo o ano , logo a Rússia não é o taliban, não é o Sádam Hussein e…ai aconteceu essa debacle esse verdadeiro “massacre” de ucranianos que nós estamos presenciando.
O quê que agente vai concluir disso tudo. Quê os EU está sendo militarmente Comandado por um “bando de tolos”, essa que é a realidade, gente auto-iludida quê não consegue perceber a realidade militar do planeta, porquê…eu penso da seguinte forma: a Rússia é um colosso militar, mas… gasta muito menos quê os EU. Por um, por outro, a China tem a tendência de ser um colosso militar maior ainda porquê tem um poderio fabril, poderio Industrial muito maior quê da Rússia e…se a China engajar-
se numa economia de guerra, os EU vão passar apertados e parece quê essa gente do Pentágono não está entendendo isso; são iludidos, incompetentes e… 'tolos' que não conseguem entender o quê está acontecendo no mundo e vão produzindo desastre após o outro.
Agora, nós temos a situação de Israel, por enquanto a coisa ainda está na mão do Departamento de Estado dos EU, o Secretário Anthony Blinken 'tentam negociar' um cessar-fogo e…esperamos que ele consiga, porquê agente não sabe se uma guerra generalizada começar agora no Médio-Oriente aonde vai terminar. O problema todo, a questão toda não é essa é, se o Blinken 'falhar' e entrar em acção o Pentágono, ou seja, sai o Departamento de Estado entra o Departamento de Defesa agente não sabe onde essas coisas vão parar, porque é o que eu já falei, os EU hoje é Comandado por um bando de Generais incompetentes, gente sem 'condição' de conduzir uma guerra em termos modernos.
Porquê que eu digo isso? Veja, o Pentágono gasta quase [1] trilhão de dólares por ano, mas você tem a Rússia com uma fracção disso em termos de gastos de defesa, conseguiu enfrentar os [30] países da NATO + [10] Aliados dos EU. Ou seja, a Rússia faz o uso muito + eficiente dos seus militares e dos insumos que lhes são destinados essa que é a grande verdade.
Por isso, fica o questionamento. Que tipo de Generais a NATO está formar? E…quando eu digo isso, eu também falo dos países que se 'espelham' nessa formação [Doutrina] da NATO quê não é uma formação boa, essa que é verdade, precisa duma 'revisão' completa e…eu penso difícil eles fazerem isso, porque essa Escola de formação de militares dos EU e seus Aliados já vem 'deformada' desde 19[45] quando eles basearam-se na Doutrina de alguns Oficiais alemãs quê haviam lutado contra a União Soviética[US] na segunda guerra mundial e…esse pessoal passou uma 'noção' completamente errada do que era a Rússia e do que era a US, eles só falaram para os EU àquilo quê os EU queria ouvir, essa que é a realidade e muito da verdade foi varrida para baixo do tapete.
O facto é, que toda essa 'percepção' errada do que foi a guerra na US entre 19[41] e 19[45] acabou 'deformando' [80] anos de formação de sucessivas gerações de militares nos EU e o resultado é… esse quadro que nós temos hoje: um bando de Generais completamente 'desconectados' com a realidade militar moderna.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [23] de Janeiro, 20[24]