O político Venâncio Mondlane tenciona concorrer para a presidência da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique.
Mondlane, deputado que concorreu nas eleições autárquicas na cidade de Maputo, divulgou a sua intenção, hoje, 12, em Nacala, província de Nampula, onde visitou o afastado edil Raul Novinte.
Silêncio “estranho” de Ossufo Momade prejudica a oposição
Citado pelo diário moçambicano O País, o político disse aos seus apoiantes que “eu, Venâncio Mondlane, membro sénior do partido Renamo, estou disponível e vou avançar como candidato à presidência da Renamo no próximo Congresso”.
"Quero dizer também que já estou adiantado e já tenho o manifesto completo”, disse Mondlane, que ressalvou que não iria “adiantar o conteúdo, senão vão dizer que estou a ser injusto”.
Nessa interação com apoiantes, Mondlane fez referência ao facto de ter sido “batizado (como membro da Renamo) na serra da Gorongosa pelo general Afonso Dhlakama.
Mondlane disse ser sua intenção ser "herdeiro dos ideais" de Dhlakama, que dirigiu a Renamo, na guerra civil e como partido político.
VOA – 12.01.2024