Dois indivíduos de nacionalidade vietnamita, ambos de 31 anos de idade, foram detidos em flagrante, na sexta-feira (02.02), na posse de 19 cornos de rinoceronte; 18 garras e quatro unhas de leão.
O caso foi registado no Aeroporto Internacional de Maputo quando os detidos se preparavam para embarcar em direcção ao seu país de origem. A mercadoria estava escondida em três malas de viagem.
De referir que em fevereiro de 2023, uma cidadã de nacionalidade vietnamita foi condenada a 16 anos de prisão por posse e tráfico de produtos da vida selvagem, incluindo chifres de rinoceronte e garras de leão.
Na altura, segundo a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), a vietnamita pretendia exportar os produtos a partir do Aeroporto Internacional de Maputo em 2020, onde foi detida na posse de 127 garras de leão, 36 dentes de leão e cinco chifres de rinoceronte.
“A detenção foi efectuada pela Polícia da República de Moçambique, com o apoio de cães farejadores da Unidade Canina da ANAC instalada no aeroporto”, revelou à ANAC na ocasião.
INTEGRITY – 03.02.2024