ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
No dia [06] de Fevereiro corrente aconteceu uma entrevista muito 'rara' de acontecer de um Jornalista muito conceptuado nos Estados Unidos [EU], polémico que é o Tucker Carlson com o Presidente da Federação russa, Vládimir Putin. Eu não poderia deixar de comentar e não pretendo fazer um comentário longo, mas falar da 'essência' e dividi o roteiro em [3] partes:
Um, comentar no geral a minha 'percepção' do significado da entrevista, depois falar um pouco quem é o Carlson e depois falar dos 'pontos' que me chamaram atenção em função não só do que eu assisti [2] horas e [4] / [5] minutos, mas do que eu li e uma série de comentários nos principais Portais internacionais. Então, eu trago para vocês aqui de forma + resumida possível o que foi e as repercussões.
Bom, nós não sabemos quantas pessoas assistiram, no Canal do Tucker Carlson já passou de [6] / [7] milhões, acontece quê foi 'retransmitida' por centenas, talvez milhares de Canais no mundo e na Rússia todas as tevês abertas, fechadas por assinatura e muitos Canais Youtube também retransmitiram. Por isso, é dificílimo 'estimar' quantas pessoas no mundo inteiro assistiram e especialmente nos EU que é na verdade para qual o público se 'dirige' esse conteúdo. Agora, a minha 'estimativa' é que [100] milhões de pessoas assistiram do Canal do Carlson no X [antigo Twitter] quando ele anuncia a entrevista já passou de [100] milhões de visualizações para vocês terem uma ideia da força dessa entrevista
O Presidente Vládimir Putin, 'mostrou-se' um estadista, talvez o maior estadista hoje no mundo, uma pessoa de ma inteligência muito superior e um grande 'domínio' da história. Gastou [20] / [25] minutos para falar da história da Rússia, da Ucrânia, União Soviética [US], do Império russo etc. Eu duvido que um “cara” como o Presidente Biden que deve estar acometido de serenidade, tem errado muito, tem cometido muitas “gafes”, duvido que ele tenha 'capacidade' de fazer uma 'análise' histórica de algum facto, talvez de alguma coisa relacionado aos EU.
E a última 'observação' quê eu quero fazer desta entrevista nesta parte inicial, contrariando muitos comentaristas do nosso campo inclusive que disseram assim: “háaa…não trouxe grandes novidades!” Quer saber, eu fico 'impressionado' com este tipo de comentários, porquê não pode não ter trazido 'novidade' , não é verdade, trouxe algumas 'novidades', mas pode não ter trazido muita ‘novidade’ para pessoas como nós quê acompanhamos dia-a-dia, a opinião da Rússia e que já sabemos fazer 'filtros' sobre o bombardeamento mediático que se faz contra a Rússia e a favor dos EU.
Agora, esta entrevista para o público dos EU [americano], para aquele público eles vão ver pela primeira vez, o outro lado das coisas, porquê já + viram o ponto de vista da Federação russa e se viram, viram 'distorcida', viram seguidos de 'depreciações', de 'rebaixamentos' demonstrar o Presidente Vládimir Putin como um ditador, como autoritário, autocrata que eles gostam de chamar. Por isso, sob esse aspecto essa entrevista foi uma “bomba” nos EU.
Alguns desses analistas que fazemos análises do ponto de vista da nossa óptica; tem que olhar lá para os EU, o efeito disso para quem acha que a Ucrânia está dar uma “sova” a Rússia, para quem acha que a Ucrânia já ganhou a guerra. Então, esta é a minha observação inicial desta entrevista, hoje o Tacker Carlson é o homem + odiado no dos EU.
Mas…quem é o Tacker Carlson? É um homem de meia-idade [54] anos, a formação dele, ele não é Jornalista por formação, mas…Jornalista por prática [entrevistador], analista político. O Tacker Carlson, escreve 'regularmente' em muitos Órgãos e é também autor não saberia dizer quais são os livros que ele escreveu. Mas… é preciso dizer quê o Tacker Carlson é um homem 'ideologicamente' de extrema-direita ou de direita. É um homem do “esquema” de Donald Trump, mas… não se preocupem com os entrevistadores preocupem-se em entender, absorver, filtrar, analisar aquelas palavras quê saem da boca do Presidente da Federação russa, hoje um dos 'maiores expoentes' da luta anti-imperialista ao lado de XI Jinping,Ebrahim Raisi e Kim Jong-Un.
Eu não ponho o Presidente Lula nesse time de 'maiores expoentes' da luta anti-imperialista, porquê nem ele acho quer ser classificado dessa maneira.
O Donald Trump poderá tirar dividendo disso? Sim! Poderá tirar dividendos disso, porquê ele tem falado “se…fosse eu presidir os EU neste momento”. É o que tem falado! Mas…Administração de Joe Biden com o seu Secretario de Estado que só fala em guerra, acabou de aprovar no Senado uma ajuda de [60] bilhões de dólares para Ucrânia, é um dinheiro que não vai para 'actividades sociais', não cuida do povo dos EU e é 'aplicado' num país que não tem nada a ver com os EU, onde uma parte significativa daquela população ucraniana já está 'perambulando' pela Europa. Já jogaram [150] bilhões de dólares, agora vem +[60] bilhões e…já estão exigindo, EU exige quê a Europa imperialista que é subordinada dos EU aprove um pacote de [50] mil milhões, ou seja, eles não querem parar com a guerra.
No momento em que vos escrevo esta Carta, os EU estão em [3] guerras em pleno iniciou de 20[24] o ano eleitoral: guerra na Ucrânia, eles estão na guerra na Ucrânia que é uma guerra contra a Rússia, não é uma guerra da Rússia contra Ucrânia; estão na guerra contra os palestinianos ao lado do “genocida e criminoso” de guerra o Benjamim Netanyahu e agora começaram uma guerra contra o Iémen, um país árabe 'pobre' que fica na Península Arábica na entrada do Mar Vermelho, que tem uma guerrilha muito forte que está ao lado dos Palestinianos.
[3] Guerras sem falar nessas [3] guerras contra [3] países, no caso palestino é contra o povo, eles estão 'atacando' [2] países árabes sem autorização da ONU, do Iémen também não tem autorização, mas… eles estão 'atacando' a Síria e o Iraque. Então, vocês vejam a compreensão que um “cara” como Biden tem e ai vem um “cara” como o Tramp quê acho que não faria uma política externa muito diferente; nuances de diferenças, ele cresce no cenário eleitoral quando diz que… eu acabo com essa guerra, porque a guerra já acabou faz tempo, a Ucrânia já perdeu faz tempo.
A frase de maior 'efeito', eu anotei que o Presidente Vládimior Putin falou foi: “se a Rússia parar de atacar Ucrânia, a guerra acaba imediatamente, se a Ucrânia parar desse defender a Ucrânia acaba”. Ou seja, é uma guerra conclusa.
Entrando em outros aspectos da entrevista o Presidente Putin disse, que está aberto ao diálogo, está 'disposto' a fazer as conversações que forem necessárias para pôr um fim a essa guerra, mas… que a 'rigor' um dos objectivos ainda não foi atingido que é “desnazificação” da Ucrânia. Esse termo, também que eu estou plenamente de acordo. Mas…tem um comentarista daqui do nosso campo que diz que…tudo que o Presidente Putin fala é vago. Quer saber, a Ucrânia é a maior 'exportadora' de nazistas da Europa, os “caras” abertamente fazem a salvação nazista, usam suásticas nas suas véstias.
“Desnazificação”, desmilitarização e…evidentemente o Presidente Putin destruiu o Batalhão Azov que era o Batalhão nazista que tinha sido 'incorporado' ao Estado ucraniano, entrou na folha de pagamento, aqueles mercenários, aqueles terroristas passaram a ser funcionários do Estado ucraniano, o Presidente Putin destruiu o Batalhão Azov.
Agora, falando um pouco sobre o conteúdo da entrevista, para não ser muito longo, sobre a guerra na Ucrânia, foram as seguintes observações que eu depreendi da entrevista:
A guerra não foi a Rússia que 'começou', foi a Ucrânia que começou em 20[14] quando ela deu o golpe e começou a 'atacar' a região do Donbass' matando' russos que moraram lá, ai começa a guerra, mas o imperialismo não fala isso, as mídias corporativas não falam isso.
A Ucrânia 'desrespeitou' os Acordos de Minsk [Bielorrússia] onde foram assinados Acordos, onde participou o Presidente da França, Presidente da Rússia, Presidente da Bielorrússia, Presidente da Ucrânia na época o Petro Poroshenko e da Chaceler alemã Ângela Merkel. [2] Acordos foram assinados, um em Maio e um em Setembro do mesmo 20[14] e Ucrânia assinou , mas 'nunca acatou'. E depois que o Zelensky entrou em 20[19], quando ele toma posse ele 'incrementa' ainda + o ataque ao Donbass. A Ucrânia matou [15] mil russos, russos étnicos. Que que russo étnico? Qualquer que é nascido na Rússia, mas mora na Ucrânia e falante de russo. Quem é? São filhos desses que já nasceram na Ucrânia.
A Ucrânia, quê o Presidente Putin fala foi uma criação de Lénine, o Lénine 'idealizou', a Ucrânia, nunca existiu como país, sempre foi parte da Rússia. A Rússia nasce em Kiev que era a Capital do Imperio Russkiev que era o nome. Lénine 'idealizou' o sistema de Repúblicas Soviéticas Socialistas e…levantou a ideia de criar uma Ucrânia Soviética Socialista que 'voluntariamente' se uni a uma unia das Repúblicas.
Repare, o Império russo antigo 'dominava' esses países vizinhos que eram satélites, dominava a ponto de escravizá-los, eles não tinham liberdade para exercer a sua independência total. Na US isso muda de figura é 'livre' a associação, qualquer uma das Repúblicas sai quando quiser, então Lénine levantou a ideia e surgiu enquanto país, mas é o mesmo povo eslavo, tudo russo.
E, Khrushchov 'cometeu' o erro acho que foi em 19[65] para ficar bem com a Ucrânia, presenteou a Ucrânia com a Crimeia. Então, quando o Presidente Putin em 20[14] toma a Crimeia de volta ele diz: “estamos recuperando o que é nosso”. Ele faz uma 'observação' muito interessante ele diz: “Washington instruiu a Ucrânia a não negociar, para que a Ucrânia negocie Washington tem que mudar de opcionais”. Ou seja, ele joga totalmente a 'responsabilidade' de continuar a guerra ou acimar um Acordo de paz totalmente nos ombros dos EU, porque o fantoche Zelensky não manda nada!
Por tanto, se os EU quiserem quê a guerra acabe eles têm que imediatamente parar de fornecer armas para Ucrânia, mas…está ai acabaram de 'aprovar' no Senado e chegou na Camara o Projecto, na Camara vai ser + difícil aprovar esse pacote, porque há muita resistência a continuar mandando dinheiro para Ucrânia.
E finalizo esse aspecto sobre a guerra na Ucrânia quando ele diz: ““a derrota da Rússia na Ucrânia é impossível”. Não usa a palavra improvável. Sobre a NATO uma série de comentários quê agreguei nas minhas anotações. Eles 'difundiram' uma ideia que fica no ‘imaginário’ europeu a ponto da Suécia e Finlândia que nunca foram membros da NATO terem pedido no ingresso. O imperialismo está 'difundindo' que a Rússia vai atacar a Europa, vai 'enfrentar' a NATO, vai expandir.
É absolutamente 'mentirosa' essa afirmação e o Presidente Putin diz: “não há a menor possibilidade da Rússia entrar em guerra nem com a Polónia, nem qualquer outro país europeu, salvo se formos atacados por algum deles ai vamo-nos defender.”
O Presidente Putin, menciona quê desde que acabou a US em 19[91], a NATO era o Bush que + tarde 'perderia' a reeleição em 19[92] que ganha o Clinton , ele assina e na Rússia era o Boris Yeltsin que era aquele 'agente do imperialismo'; o sonho de Yeltsin era 'entregar' , 'ajoelhar' para o Ocidente. Mas… nesses encontros 'apesar' da Rússia estar muito 'enfraquecida' pelo fim da US e com o presidente do tipo Yeltsin os EU disseram várias vezes nós…não vamos 'expandir' a NATO para o Leste. O Presidente Putin confirma isso, os EU disseram em 19[91] / 19[92] quê não 'expandiriam' a NATO para o Leste, no entanto de lá para cá fizeram [5] grandes ondas de 'expansão' ,ou seja ,pularam de [16] membros para [31] membros.
A NATO, diz o Presidente Putin deve 'aceitar' que a Ucrânia já + entrará na aliança Atlântica e a NATO deve 'aceitar' duma vez por todas quê os territórios 'conquistados' e 'anexados' pela Rússia da Ucrânia já + serão devolvidos. E o último aspecto, os líderes ocidentais, também já 'perceberam' que já mais conseguirão infligir qualquer tipo de derrota de nível estratégico a Federação russa.
Por fim, algumas outras últimas questões que me chamaram atenção. A um jornalista Wall Street Journal, preso lá em Moscovo, o Tacker Carlson perguntou, quando é que ele será libertado? O Presidente Vládimir Putin, disse que ele está aberto a conversações, porquê têm gente russa presa nos EU e vai haver troca de prisioneiros.
Presidente Putin disse em certo momento que é 'absurdo' estarem falando em uma guerra global, isso destruiria a humanidade. A parte + 'hilária' da entrevista ouve tom + jocoso e de brincadeira, mas falou-se muito sério em certo momento o Tacker Carlson, perguntou para Presente Putin: quem explodiu os [2] gasodutos Nord Stream, [1] e [2]? O Presidente respondeu na lata: “foram vocês é claro! Vocês EU!”.
O Ocidente teme, disse o Presidente Putin, mas uma China forte do que uma Rússia forte. Como quem diz, porque que não estão fazendo essa guerra contra a Rússia para enfraquecer a Rússia.
E termino com a última observação. O Presidente Putin disse que o maior erro estratégico dos EU é 'usar' o dólar como uma 'ferramenta' geopolítica de dominação.
Pessoal, eram esses os comentários e… peço perdão o texto ficou um pouco + longo que eu previa, mas aproveito para desejar a todos uma boa noite.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [14] de Fevereiro, 20[24]