ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Neste exacto momento está acontecendo um Golpe de Estado no senegal, o próprio Presidente está 'aplicando' um Golpe de Estado no país. Está? Mas…como é que acontece isso? Vou-lhes explicar: no próximo dia [25] de Fevereiro 'iria' acontecer eleições Presidenciais no Senegal e agora no começo do mês de Fevereiro o Presidente do país o Macky Sall, 'anunciou' sem nenhuma razão previa o 'adiamento' das eleições e isso se 'configura' Golpe de Estado constitucional, então sendo assim, sem nenhuma data a eleição está adiada.
E também, o Macky Sall queria um [3º] mandato no país, como consequência, houve uma grande 'resistência' da população e… ele teve que recuar. Segundo a Constituição do país permite somente [2] mandatos consecutivos e ele queria um [3º] mandato, ainda assim, o Macky Sall vem 'caindo' cada vez + nas pesquisas eleitorais que dão vantagem ao Ousmane Sonkó, um jovem quê cada vez + vem 'crescendo' nas pesquisas e quer a 'saída' do senegal da CEDEAO, quer a 'retirada' das tropas francesas do país e ainda quer a 'mudança' da moeda do país que é o Franco.
E com isso ele vem 'crescendo' cada vez + nas pesquisas e quer 'cortar laços' com a França. O Macky Sall é um amigo 'íntimo' do Presidente da França o Emmanuel Macron e também já 'declarou lealdade' ao país imperialista.
Em seu Discurso a nação, disse quê tem um 'compromisso' de iniciar um 'diálogo' aberto com a nação e para 'garantir condições' para uma eleição livre, transparente e inclusiva, mas…durante os seus anos de mandato o Macky Sall 'perseguia' os seus opositores tendo colocado eles no 'kalabouço' por várias vezes.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [05] de Fevereiro, 20[24]