ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Escutem essas palavras do Presidente Vládimir Putin, ele traz verdades: “alguns colegas já disseram em seus discursos que estão chocados com a agressão contínua da Rússia na Ucrânia. Sim! É claro, acções militares são sempre uma tragédia para pessoas específicas, famílias específicas e o país como um todo. E, é claro, devemos pensar em como parar essa tragédia, a propósito a Rússia nunca recusou negociações de paz com a Ucrânia, não foi a Rússia, mas a Ucrânia anunciou publicamente que estava se retirando do processo de negociações, além disso, um decreto foi assinado, um decreto do Chefe de Estado, proibindo tais negociações com a Rússia. Eu entendo que esta guerra, a perda de vidas, não pode deixar de chocar, e o golpe sangrento na Ucrânia em 2014, seguido pela guerra do regime de Kiev contra seu povo em Donbass, não é chocante? E o extermínio de civis na Palestina, na Faixa de Gaza, não é chocante hoje? E o facto de que os médicos têm que fazer cirurgias infantis, cirurgias abdominais, usar um bisturi no corpo da criança sem anestesia não é chocante? E o Secretário-geral da ONU declara que Gaza se transformou em um enorme cemitério infantil, não é chocante?”
Bom, eu vou tentar explicar para vocês o quê o Presidente Vládimir Putin quis dizer com suas palavras e…fazer relação com factos históricos, também mencionados por Vládimir Putin, vão dizer háaa…mas você é russete …“cara” eu sou moçambicano estou 'analisando' as palavras do Presidente Vládimir Putin e trazendo os factos que ocorreram para 'justificar' essas palavras quê são palavras pontuais e importantes.
Repare, quando o Presidente Putin fala do Donbass 20[14] está 'relacionado' ao euromaidan. A Ucrânia historicamente teve 'laços' com a Rússia, politicamente e economicamente até pouco tempo atrás não 'existia' Ucrânia, somente União das Repúblicas Socialistas Soviéticas [URSS] é claro quê o ser ucraniano sempre 'existiu', mas…politicamente e economicamente a Ucrânia sempre esteve de baixo do guarda-chuva da mãe, da mãe Rússia e em 20[14] como o Presidente Vládimir Putin menciona nós, tivemos a euromaidan, um 'grande evento' social, político interno e externo , lembrando, quê a euromaidan teve influência dos Estados Unidos [EU], teve influência da Europa, como a Primavera árabe também teve, como as Jornadas no Brasil, também teve os EU 'querendo mudar' a dinâmica política e económica do mundo e… isso eles sempre fazem e vão continuar fazendo.
Mas, voltando ao tema, você teve essa 'ruptura' da Ucrânia, a Ucrânia diz não quero + Rússia, agora eu quero Europa, claro quê o Presidente Vládimir Putin não aceitou isso, porquê dentro da Ucrânia você vai ter agora a 'interferência' da Europa e dos EU, você vai ter ali a NATO próximo à sua fronteira, e… ele não aceita principalmente, porque a região do Donbass é de maioria russa, é uma região que passou por um processo desde lá de Stalin que é a 'russificação'. Por isso, nessa região se fala russo, a grande maioria da população é russa, a infra-estrutura criada ali no período da União Soviética [US] foi 'investimento' russo, logo esse lado da Ucrânia não aceitou ‘ruptura’ eles querem continuar sobre guarda-chuva da Rússia. E ai movimentos internos de independência 'eclodiram' nessa região e…é claro quê os ucranianos não 'aceitaram' principalmente um exército que estava sendo financiado por grandes Potências imperialistas não posso citar que é os EU que é o exército de Azov. Esse exército junto claro, depois com o exército ucraniano não vai 'aceitar' esse movimento independentista dessa região de maioria russa e… vai 'bombardear' essa região e ai você tem uma guerra civil já em 20[14], em contra partida para não 'perder' a influência na Crimeia quê historicamente pertencia aos russos, o quê que o Presidente Vládimir Putin faz, um Referendo 'anexa' e… “ocupa” a Crimeia.
A partir daí nós… temos um momento 'tenso' e o Presidente Vládimir Putin diz; não quero conflito, não é interessante um conflito nem para os russos, nem para os ucranianos vamos 'sentar' e 'negociar' , vamos 'conversar' e… aí foi feito o Tratado de Minsk, que foi um Acordo assinado por Ucrânia, Rússia e a República Popular de Donetsk que é aquela República + a Leste da Ucrânia que… quer se tornar independente no momento quê a Ucrânia fala para o mundo quê quer se ‘bandear’ para o lado do imperialismo.
O quê que o Presidente Vládimir Putin fez, coloca as 'condições' na mesa que é a independência dessa região quê historicamente nunca esteve nas mãos da Ucrânia, aí a Ucrânia diz que não! Não! Nessas condições isso não vai ser colocado em prática. Todas as outras 'tentativas' de Acordo entre Rússia e Ucrânia vão para o “ralo”, sempre com o 'posicionamento contrário' do Volodimiyr Zelensky como aquelas declarações de 20[22] que ele 'reafirmava' a recusa em assinar Acordo de paz com a Rússia e… aí o povo ucraniano “paga” como o próprio Presidente Vládimir Putin falou na citação que acima atirei.
Até em outros 'pronunciamentos' o Presisdente Vládimir Putin fala quê ele quer a paz, mas… ele não pode 'entregar' agora para a Ucrânia as 'posses territoriais' que foram 'conquistadas' a muito sangue e mortes dos soldados russos, por isso, ele não vai 'entregar essas posses' que é o lado Leste e o Sul da Ucrânia, mas… ele quer 'negociar' a paz e o fim do conflito.
E o Presidente Putin vem fazendo críticas, porquê as grandes lideranças imperialistas 'posicionam' esse conflito como um 'genocídio' mas…se “esquecem” o que Israel está fazendo na Faixa de Gaza! O ataque de Gaza matou 14[00] pessoas e o ataque de Israel a Gaza já matou + de [25] mil pessoas que o próprio António Guterres que é o Secretário-geral da ONU diz que Gaza hoje é o maior Cemitério infantil e o mundo em nenhum momento bate o pé, legitima o direito de Israel de 'exterminar', de 'acabar' com o Hamas e… em nenhum momento vai 'colocar' contra parede o Estado de Israel por tudo que está fazendo na Faixa de Gaza.
Mas, falam do Presidente Vládimir Putin, e… ai vem aquela turma, “háaa…mas a Rússia invadiu o território ucraniano!” Pessoal, isso não sou eu que estou falando são dados demográficos, dados que você vai analisar a 'característica' da população. A 'característica' da população ali é russo não é ucraniana! Tem ucraniano é obvio que tem, mas… a grande maioria é russa! E ai você diz, mas…porquê que eles não vão para Rússia? Porque ali é o lugar deles!
E… quando nós falamos do 'lugar' ; 'lugar' é um conceito geográfico, 'lugar' é onde você tem 'afectividade' é onde você construiu a sua 'identidade' onde os recursos matearias e imateriais 'representam' essa 'identidade' que é: a língua, que é religião… Lembro você, só para você terem uma ideia grande parte da Ucrânia e principalmente o Leste é da Igreja Ortodoxa russa! Têm políticos e militares de Alta graduação da Ucrânia que tem 'descendência' russa!
Por isso, a Rússia não pode 'deixar' de lado e “entregar” para o imperialismo esse território, fora quê a NATO vai bater na porta dos russos e…conquistar essa área, o Presidente Vládimir Putun só está querendo fazer um cordão de isolamento para se proteger no futuro ataque da NATO e…a NATO dia após dia relata isso nos seus discursos.
Resumindo, havendo Acordo na minha opinião ele deve ser feito com 'concessões' ; a Ucrânia deve fazer concessões a Rússia e…a Rússia deve fazer algumas concessões a Ucrânia, por exemplo, utilizar os Portos do Sul ou entregar algumas áreas do Sul, mas… o lado Leste 'dificilmente' vai voltar para as mãos dos ucranianos, pelo menos daqui aos próximos [10] anos vai ser muito difícil só… se acontecer uma reviravolta.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [24] de Fevereiro, 20[24]