Por Elvino Dias
Há um grupo de amigos, muitos com ligações ao Partido FRELIMO que dizem que estamos a aconselhar muito mal ao VM. Eles fundamentam o seu posicionamento com base nas decisões que o VM tomou nos últimos tempos, designadamente:
1. No gozo do seu direito de membro do Partido, anunciar a sua pretensão em se candidatar à Presidente do Partido RENAMO.
2. Por não concordar com os resultados eleitorais que dão vitória a um Partido que todo o mundo viu que perdeu, recusar tomar posse e se beneficiar das mordomias decorrente desse facto.
3. Submeter duas Providências Cautelares a exigir ao Presidente do seu Partido
i) cumprir com os Estatutos, i
Ii) não perseguir os membros e
iii) convocar o Congresso.
No entender dos meus amigos, as decisões do VM7 acima indicadas, são muito erradas; pois o certo era ele se conformar com a actual cenário politico em que vivemos, e
i) tomar posse, onde os ladrões, que perderam as eleições é que iriam governar;
ii) aceitar sem objecção a decisão do Sr. Manteigas de o General Ossufo Momade, mesmo sem passar do Congresso ser candidato automático das eleições presidenciais de Outubro próximo;
iii) onde o General Ossufo Momade, assessorado pelos Gundanas da vida, pisoteia os estatutos, em plena luz do dia e ninguém muge ou tuge.
Essa, é no entender dos meus amigos a melhor decisão que o VM devia tomar. E pelo facto de ele ter tomado as decisões que tomou, faz de nós maus conselheiros e dele mau político. O quê vos parece?
Mas, uma análise atenta à esta publicação permite compreender que todos os que combatem VM fazem-no pelo tacho. VM, nunca colocou o tacho em primeiro lugar.