ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos falar um pouquinho sobre a demissão daYulia Laputina, ela é Ministra dos Assuntos Veteranos é uma espécie de 'previdência' militar das Forças Armadas da Ucrânia.
A Yulia Laputina, nasceu em 19[67] e ela foi Oficial do SBU que é o todo poderoso Serviço de Inteligência da Ucrânia , ela é General de Brigada do SBU , ela tem uma 'participação' muito grande na guerra, nessa guerra contra Donbass , ela tem experiência naquilo quê os ucranianos chamam de [operações antiterroristas]. Na verdade, ela é +- agente pode olhar uma certa equivalência com o Kyrylo Budanov que é o Chefe do SBU.
Yulia Laputina é graduada pela Universidade Nacional da Ucrânia em Educação Física e Desporto e ela 'entregou' a sua demissão para a Rada o Parlamento ucraniano, eles devem analisar e aprovar. E o presidente da Ucrânia o Volodymyr Zelensky fala quê a demissão da Yulia ‘sinaliza’ uma mudança nos parâmetros da Ucrânia que eles querem 'renovar' os Quadros que eles acreditam na vitório, aquela coisa toda.
Bom…pessoal, essa é a 'versão' Oficial, essa é a mulher dá para ver que é uma pessoa de certo peso, que é um General da Inteligência e a 'versão' do Zelensky é essa; na teoria é isso, na prática pode ser um pouco +, porquê que eu digo isso? Porque não é 'segredo' para ninguém quê o Zelensky quer demitir o Comandante do exército o General Valerii Zaluzhnyi, e agente não sabe quem vai 'assumir' no lugar dele se é o Oleksadr Syrkyi, se é o Kyrylo Budanov, mas o certo é que Kiev ficou pequena de + para o Zelensky e o General Zaluzhnyi.
No momento em que vos escrevo esta carta, já tem relatos 'responsabilizando' o General Zaluzhnyi pelo derrube do [IL-76] que transportava prisioneiros ucranianos que matou [64] prisioneiros da Ucrânia, ou seja, estão “fritando” mesmo o General Zaluzhnyi, se vai completar a “fritura” dele agente não sabe, há quem diga que ele vai ser 'nomeado' para Embaixada do Reino-Unido, Embaixada da Ucrânia no Reino-Unido que é uma das + importantes do país.
Se for isso é um prémio de 'consolação' lhe caiu para cima, mas…há muitas dúvidas a respeito; a única coisa que agente sabe é que o Zelensky quer-se 'livrar' dele, porquê? Porque a popularidade do General Zaluzhnyi cresceu muito ele é um mostro, ele é inflado pela própria propaganda do Zelensky isso sempre acontece e agora ele precisa se 'livrar' e é muito difícil, agora é muito difícil. Porquê? Porque o General Zaluzhnyi tem 'prestígio' dentro do exército, as coisas já não vão bem para Ucrânia em termos militares e você demitir um General que tem esse 'valor' de face fica uma coisa bastante complicada.
Eu particularmente, sempre falei aqui para vocês não acho quê o General Zaluzhnyi seja a última “bolacha” do pacote, mas para os ucranianos e para a mídia imperialista ele é o 'queridinho' , logo o Zelensky ficou com um problema bastante difícil agora demitir ele. Agora não sei se a Yulia era 'ligada' a facção do General Zaluzhnyi, não dá para saber pode ser que sim, embora eu possa adiantar para vocês quê não são só apenas essas duas facções; a do Zaluzhnyi e do Zelensky têm + a Ucrânia está 'bastante' multifacetada.
Mas, o facto é que as coisas não vão bem, essa que é a grande verdade. Por exemplo, em Avdiivka os russos estão 'concentrando' muitas tropas e os ucranianos estão com deficiência de munição de artilharia, para contrapor os russos, de maneira que, a posição está bastante comprometida, precisamos ver como é que os ucranianos vão trabalhar nisso e… se eles 'insistirem' numa defesa obstinada nos moldes de Bakhmut e Mariupol olha… não vão ter + exército.
O que pode dar um sobro, um fio de esperança, um fio de vida no regime fantoche do Zelensky é, o facto de que, agora alguns países imperialistas estão-se 'mobilizando' para levar Jactos [F-16] para Ucrânia, coisa que eu também acho que não vai mudar muito, mas… em termos 'propagandísticos'…porquê essa guerra o que está valendo é 'propaganda', não interessa que a Ucrânia está perdendo a guerra, você “inventa” quê o [F-16] vai ser a salvação da lavoura, o Leopardo, o Bradley …etc. e…todo o mundo acredita nisso a guerra dura + uns meses morrem + alguns milhares de ucranianos.
E a outra esperança é o dinheiro! A União Europeias está para dar um dinheiro a 'conta-gotas', mas vai dar, os Estados Unidos há alguma esperança disso, então se essas 'promessas' se concretizarem o Zelensky dura + um tempo e o povo ucraniano sofre um pouco +, não quê isso vai 'alterar' o resultado; porquê? Porque qualquer pessoa ‘com pouco’ de bom senso, dentro ou fora da Ucrânia já dá como 'perdida' a região do Donbass e a Crimeia, aquilo é indefensável, mesmo os optimistas já estão falando isso, não dá + para segurar.
O problema todo já não é esse, já há rumores na Rússia de que a 'ideia' agora é chegar na margem Oriental do rio Dniepre. Porquê? Porque eu já falei diversas vezes aqui que a NATO 'muniu' a Ucrânia de armas de longo alcance, essas armas de longo alcance se localizadas próximas a fronteira do Donbass, elas têm 'condições' de atingir a porção Oeste da Rússia e os russos não querem isso, logo vão 'expandir' as suas operações até onde podem para formar uma zona cordão.
O quê que isso implica? Isso implica quê a Ucrânia vai perder + território se vai ser eterno isso eu não sei, se os russos vão 'proclamar' uma nova República não sei dizer, porquê ali já não seria tão fácil quanto Donbass são regiões que você têm um percentual expressivo de russofos de gente que fala russo, nessa região + contido ao rio Dniepre, eu não sei se isso seria possível, mas se não tiver como os russos vão acabar garantindo pela força das armas, porque eles não querem as armas de longo alcance dos ucranianos presentes ali. Porque no longo prazo isso vai ser 'veneno' para Ucrânia vai dar ensejo para Rússia chegar + próximo.
Mas, eu acho agora isso não tem como 'reverter' , a Rússia já deve ter sedimentado seus Planos deve tê-los prontos, agente não sabe se é exactamente isso, mas precisamos lembrar uma coisa, já já, vão ser eleições e o Presidente Vládimir Putin vai querer chegar bem nessas eleições, por isso, não duvido que a Rússia acabe 'liquidar' a factura em Avdiivka e promova + alguns avanços em direcção ao Oeste, isso se não tentarem chegar na margem do rio Dniepre.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [06] de Fevereiro, 20[24]