ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
A Ministras dos Estrageiro da África do Sul a Naledi Pandor, ela questionou o Tribunal Penal Internacional que é diferente da Corte Internacional de Justiça, porquê que eles 'emitiram' um Mandato de 'prisão' contra o Presidente Vládimir Putin e 'não emitiram' contra o Primeiro-ministro de Israel o Benjamin Netanyahu.
Repare[m] é uma coisa que agente já 'previu' aqui o ano passado quê isso poderia acontecer; eu não sei até que ponto a Pandor 'fala' pelo Governo da África do Sul como um todo, mas ela é uma pessoa que tem 'autoridade' para isso, afinal de contas ela é Ministra dos Negócios Internacionais [Assuntos Estrageiros] da África do Sul. O facto é o seguinte: a essa “grita” da Pandor vão-se juntar outros países eu não tenho menor dúvida disso, porquê? Porque é uma tendência, o que está acontecendo, os países do Sul, chamado Sul global começam a 'questionar': “…épháaa…vocês estão pedindo a prisão do Presidente Vládimir Putin e… nem estão pedindo a do Netanyahu?”
Eu acho que + cedo ou + tarde a situação dele vai ficar 'bastante difícil' não que ele vai ser preso efectivamente, não acho que isso vai acontecer pelo menos não no curto prazo, mas eu acho quê no futuro a situação dele, das Autoridades e dos militares israelitas 'vai ficar muito difícil', eu acho quê ainda vai acontecer o caso de um militar israelita chegar em algum país ele 'ser preso' no Aeroporto, militar que 'participou da matança' em Gaza ou mesmo na Cisjordânia eu acho que a situação vai ficar muito complicada no futuro e essa crise só vai se agravar.
A meu ver, o Benjamin Netanyahu fez um trabalho tão mau, tão mal feito em Gaza quê em questão de poucos dias ele colocou a 'condição' de Israel de vítima para carrasco e isso não vai inverter, porquê? Porque abundantemente 'registrado' nas redes sociais os ataques de Israel teve esse recente, que eles disfarçaram-se de funcionários do Hospital matar o pessoal; épháaa…isso eu acho que não reverte + , a tendência de Israel é se “transformar” num país estigmatizado quase num pária como já foi o caso da África do Sul décadas atrás.
Mas, parece que eles não estão fazendo nenhum 'esforço' para reverter isso, mas talvez o Netanyahu não esteja calculando com as consequências, pelas atitudes inicias da invasão em Gaza, depois do [7] de Outubro do ano passado, agente vê que não joga muito com as consequências, mas… elas vão vir como dizia o Conselheiro Acácio: “o problema das consequências é que elas vêm depois.” Então, eu acho que é uma tendência bastante complicada para Israel no futuro, porquê a imagem internacional do país está-se derretendo.
Já que nós estamos falando do Médio-Oriente, tem o problema de Irão também, houve ataque a essa famosa torre [22] que é uma Base dos Estados Unidos [EU] fica na Síria, mas é próxima da Jordânia é uma Base ilegal, porquê o 'Governo legítimo' da Síria 'nunca autorizou' a existência da mesma. Esse ataque foi feito pelo Kataib Hezbollah e destrui [3] soldados dos EU. Sobre o ataque, agente precisa dizer várias coisas a respeito:
Primeiro, o Kataib por tabela as outras Milícias, porquê eles devem trocar informações via Irão, informações técnicas, eles 'assimilaram' a técnica de 'mascarar' o seu drone com o movimento de drones dos EU. Então, porquê que ele não foi detectado? Porque vinha um drone dos EU para pouso, o drone do Kataib se misturou no radar. Olha…o ponto de 'sofisticação' que essas Milícias chagaram, por isso, as defesas áreas não foram accionadas porquê eles “pensavam” que tratava-se dum drone amigo, e de facto era um drone amigo, mas… 'sobreposto' a um drone do Kataib Hezbollah e… o resultado foram [3] soldados dos EU destruídos.
Os EU, agora querem 'revidar', mas tudo indica…pode ser que isso mude, mas tudo indica que eles não vão revidar em cima do Irão, devem revidar em cima das milícias, se for isso é jogo jogado, agora se 'revidar' em cima do Irão, Irão já 'alertou' que haverá consequências. Vou-lhes lembrar, que os EU têm diversas Bases no Médio-Oriente, o Irão já 'provou' que tem capacidade de atacar essas Bases e 'gerar' baixas se ele quiser. Por isso se… os EU atacarem o Irão as consequências podem ser extremamente pesadas.
De facto, o Biden está numa situação muito difícil, se ele atacar o Irão corre o risco de 'iniciar' uma guerra em larga escala no Médio-Oriente e…as coisas saírem do controle; se ele 'não atacar' vai passar por fraco perante a opinião pública dos EU e vai ficar bastante difícil a sua reeleição nas próximas no final do ano.
Tem outro lado, também que agente precisa lembrar, que os Houthis há dias 'acertaram' um Navio muito próximo ao Navio de guerra dos EU, o míssil foi abatido mas…chegou muito pertinho. Mas, tem gente que vai perguntar como é que os ucranianos “conseguem” afundar Navios russos e os Houthis não conseguem? Repare, são dois factores:
Primeiro os ucranianos têm mísseis e drones de primeira qualidade e os Houthois nem sempre, e segundo o quê + importante é a qualidade de informações: temos marcação, distância, lactílion, posição geográfica dos Navios russos quê os ucranianos 'recebem' da NATO é melhor possessível, os Houthis nem tanto. Eu não sei se, os Houthis têm em toda a sua 'estrutura' mão-de-obra extremamente qualificada para operar mísseis que é um 'manejo' bastante complexa.
Então, essa é a diferença a grosso modo para quem quiser entender, porquê que um tem sucesso Naval e o outro nem tanto, fica ai + – uma explicação assim bastante rápida, mas em geral é isso. O que não quer dizer que no futuro os Houthis não recebam essas marcações, essas informações+ fidedignas por parte do Irão, isso pode acontecer.
Eu penso, quê o Irão até agora só quer 'provocar' não querem chegar nas vias de facto, acho que esse ataque do Kataib que destruiu soldados dos EU é uma coisa deles mesmo, talvez à 'revelia' do Irão, tudo é possível agente precisa 'analisar' todas as possibilidades, que o Irão está 'gerando' um desgaste aos EU, essa que é verdade. Já são [160] ataques é bastante discutível, porquê eles estarem mantendo isso em fogo brando, acho quê esse caso do Kataib que destruiu soldados dos EU pode ter sido um 'famoso acidente' , acidente de trabalho, mas agente precisa aguardar agora como é que o Biden vai 'retaliar' nisso.
E, falando no Biden, também eles estão fazendo uma 'pressão' , uma 'pressão' muito grande sobre o Israel para assinar um cessar-fogo, porque ele sabe se sair o cessar-fogo as 'tensões' do Médio-oriente devem diminuir e alívio para o lado do Biden, inclusive agora os EU 'sancionaram' diversos colonos israelitas que tem 'praticado invasões' contra a Cisjordânia e etc. Então, realmente a 'pressão' dos EU está chegando a um ponto ….eu sinceramente nunca tinha visto isso, agente está vivendo realmente dias muito diversos e…'inusitados' do Médio-Oriente, vamos ver como é que isso vai andar.
Mas, o facto é que a perspectiva é que se Israel 'assinar' efectivamente um cessar-fogo, ele foi implantado e se ele for muito longo [2] meses ou + a tendência é Israel deixar Gaza de lado, porquê não está 'apresentado resultados' isso até a própria mídia imperialista lá dos EU já está reconhecendo. Eles ocupam uma região da Cidade e dizem quê essa região está tranquila e vão para outra e o Hamas 'recomeça' os ataques ali e etc… e…eles não 'conseguem' ter um controle efectivo de Gaza.
Portanto, o melhor agora talvez seja, cuidar de outros assuntos, pode ser que Israel 'aceite' um cessar-fogo para lidar com o Hezbollah, bom… é uma 'ideia razoável' até certo ponto, mas… eu acredito se Israel entrar no Líbano para 'combater' o Hezbollah eles vão sentir saudades do Hamas na Faixa de Gaza.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [03] de Fevereiro, 20[24]