Quando eram 12 horas desta terça-feira (20.02) a população da Vila Municipal de Chiúre, na província de Cabo Delgado ficou extremamente agitada quando algumas pessoas verificaram que na aldeia Namitil que dista à 5KM da vila em direcção ao rio Lúrio que faz fronteira com a província de Nampula, concretamente no distrito de Eráti, o que levou ao abandono e fuga total dos cidadãos da vila.
Conforme apuramos, o pânico começou às 12 horas e veio a terminar por volta das 17 horas, levando a população a sair das matas e regressarem às suas residências. Segundo fontes da polícia local, não houve danos materiais, nem humanos, uma vez que os terroristas estavam de passagem.
Entretanto, quando eram 18h30 minutos, fontes locais contaram à Integrity que os terroristas incendiaram um camião cisterna contendo combustível pertencente à ASAMOC. O ataque ocorreu nas proximidades da ponte sobre o rio Lúrio, no Posto de Controlo e a escassos quilómetros do distrito de Namapa, na província de Nampula, deixando a população aflita e a procurar refúgio seguro, conforme demonstram imagens em nossa posse.
Ainda em Cabo Delgado, no passado dia 15 de fevereiro, um grupo de Naparamas capturou três supostos terroristas no distrito de Ancuabe, concretamente na comunidade de Muaja quando tentavam realizar mais um ataque. Na ocasião, eram sete terroristas, mas quatro acabaram escapando dos Naparamas.
Sobre os ataques em Chiúre e outros locais, fontes oficiais das FDS e governamentais confirmaram à “Integrity”, no entanto, pediram para não serem citadas.
De referir que o distrito de Chiúre tornou-se epicentro nos últimos dias de vários ataques terroristas quando já provocaram a morte de cinco pessoas e a destruição de várias infraestruturas públicas e privadas em diferentes aldeias.
INTEGRITY – 20.02.2024