Por: Gil da Silva - especialista em métodos de pesquisa social e económica (NUPES)
Uma pesquisa feita pelo NUPES - Núcleo de Pesquisa Social da Universidade Santa Cruz do Sul, Brasil, cuja amostragem abrangeu 3 mil mulheres vendedeiras dos mercados do Sul, Centro e Norte de Moçambique, chegou a conclusões muito curiosas.
Primeiro é que as mulheres estão mais inclinadas que os homens para exigir alternância política; preferem partidos e candidatos com visão Inovadora e com foco nas questões de gênero e juventude. As mulheres também, espantosamente, são as que gostam mais de projectos ligados a modernização e a inovação tecnológica.
Mas o que mais espantou nesta pesquisa, foram algumas perguntas do inquérito que estavam para além do questionário original. Uma das pesquisadoras da NUPES decidiu fazer perguntas complementares e extraordinárias, o resultado é curioso: as mulheres simples e que estão no sector informal em Moçambique, preferem Venâncio Mondlane como candidato a Presidência da República e o consideram o político mais inteligente, mais famoso e "mais charmoso" da actualidade.