ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Pessoal, todos, mas… todos no mundo falam da + recente e conhecida entrevista dos últimos tempos. Tucker Carlson, entrevistou há poucos dias o Presidente Vládimir Putin e… para nós 'sinceramente' é importante ouvir uma vez o outro lado, porquê… as 'coisas' que são faladas para nós aqui nos países do Sul, do Sul global, pelos Governos imperialistas é uma coisa. Agora, escutar ou ter a chance de uma vez, também ouvir o 'contraditório' é bom e…acredito para todos nós, para agente, através disso pensar +, um pouco +, porquê sempre quando agente só escuta um lado, agente tem uma 'opinião produzida', agora se agente tem a chace de escutar ambos os lados nós…podemos usar a nossa própria mente e…dizer…épháaa…esse falou isso e aquilo; aquele falou aquilo e…produzir a nossa opinião.
E… por isso, agente trás, hoje um pequeno Resumo dessa 'afamada' entrevista que foi feita com o Presidente Vládimir Putin. Pela primeira vez desde a “invasão” da Rússia a Ucrânia há [2] anos um Jornalista ocidental [imperialista] entrevistou o Presidente Vládimir Putin e o mesmo Jornalista, Tucker Carlson já 'tentou' entrevistá-lo em Setembro do ano passado, não deu certo, mas…desta vez deu.
O Jornalista dos Estados Unidos [EU], Tacker Carlson viajou a Moscovo 'especialmente' para esse fim. A baixo está um Resumo 'detalhado' de todas as principais passagens não para “promover” o Presidente Vládimir Putin, mas para quê todos possam 'formar' sua própria opinião [consciência], todos sabem o quê ouvimos do lado do imperialismo, por isso, é importante ouvir também o ponto de vista do oponente, só destarte agente poderá ter uma imagem das coisas. Repassaremos as passagens + importantes de acordo com nossa avaliação.
“A liderança russa permitiu voluntariamente que a União Soviética se desintegrasse, o facto de terem deixado a Ucrânia, a própria sorte foi porquê acreditavam firmemente nas boas relações com esse Estado vizinho, devido ao idioma comum, aos laços familiares, a história compartilhada, a cultura, a fé e as economias profundamente conectadas, tudo isso, torna nossas boas relações inevitáveis”. Disse, o Presidente Vládimir Putin.
Observando que…até [24] de Fevereiro de 20[22], muitos ucranianos pensavam o mesmo hoje , mas…hoje muitos pensam de forma diferente.
O relacionalmente da Rússia com o Ocidente teria se deteriorado consideravelmente na década de 19[90], inicialmente como resultado da expansão da NATO para o Leste e depois do bombardeamento de Belgrado. No entanto, o Presidente Putin, diz queria deixar tudo isso para trás no final da década de 19[90], no iniciou de sua Presidência; o então Presidente dos EU o Bill Clinton estava inicialmente aberto á entrada da Rússia na NATO, mas… recusou a proposta após discutir com seus Assessores.
Outras 'acusações' feitas ao Ocidente incluem o apoio aos terroristas Chechenos e o 'escudo' de defesa antiaérea mísseis na Europa que “supostamente” protegeria contra o Irão, mas o Presidente Vládimir Putin não 'acredita' no Ocidente. Desde então, a Rússia tem 'contado' com Sistemas de ataque supersónico: “estamos à frente de todos os outros, estamos desenvolvendo-os ainda mais a cada dia”(V.Putin).
O ano + importante para o Presidente Vládimir Putin foi o ano de 20[08], quando os EU declaram na cúpula da NATO em Bucareste que 'abririam' as portas para a Ucrânia e a Geórgia. Alemanha, a França e outros países europeus se 'opuseram' a isso, mas… podem ter 'cedido' no final das contas.
“Como poderíamos concordar! Onde estavam as garantias? Quais confiáveis são as garantias dos Ocidentais de que não haverá + adesão a NATO para Ucrânia se os EU pressionarem vocês novamente um dia?” Perguntou o Presidente Vládimir Putiun.
“Com quem você deve falar?!... eu não entendi estávamos prontos para conversar, mas… com quem?” (Vládimir Putin). Isso se refere aos contactos no Ocidente. De acordo com o Presidente Putin, “muitas decisões são tomadas nos EU, mas… não pelo Presidente dos EU”.
A próxima data é o chamado golpe de Euromaidan em 20[14] , pelo qual o Presidente Vládimir Putin 'culpa' os EU. O Presidente, também afirma quê… tudo começou no Donbass:“eles começaram uma guerra em Donbass em 20[14] usando aviões e artilharia contra civis, foi lá… que tudo começou; há um vídeo de aviões atacando Donetsk, eles lançaram uma operação militar em grande escala e… depois outras” (Vládimir Putin).
Os historiadores ainda hoje 'discutem' sobre esse período, o Presidente Putin apresenta a 'posição' da Rússia o que não 'surpreendente' como puramente defensiva: “a Rússia teve que…expressar suas preocupações com o que estava acontecendo na época”. Disse, o Presidente Putin.
“Do nosso lado, teria sido uma negligência criminosa, isso é… exactamente o que teria sido e… é que a liderança política dos EU nos levou a um limite, mas… a Rússia não teve permissão para ultrapassar, porquê isso poderia ter arruinado a Rússia. O facto é a CIA fez seu trabalho para concluir o golpe. Um gatilho importante para os eventos foi, também o facto de que a actual liderança ucraniana não queria implementar os Acordos de Minsk”. O Presidente Putin afirma quê…a Ucrânia e o Ocidente 'começaram' a guerra em 20[14] e depois novamente em 20[22]: “o Ocidente sem dúvidas vê as coisas de forma diferente” (Vládimir Putin).
Em seguida, Tucker Carlson, faz uma pergunta importante. “A Rússia já alcançou todos os seus objectivos na guerra da Ucrânia?”
“Não!... Ainda não atingimos nossos objectivos, porquê um deles é…a desnazificação; isso significa banir todos os tipos de movimentos neonazistas. Esse problema também foi discutido durante o processo de negociação em Istambul na Turquia, logo após o iniciou da Operação Militar Especial. Durante as conversas em Istambul em 20[22], a França e Alemanha , pediram quê os russos se retirassem: eles disseram como os ucranianos podem assinar um tratado se… você aponta uma arma para a cabeça deles! As tropas devem ser retiradas de Kiev é… por isso, quê a Rússia retirou suas tropas de Kiev”. Afirma o Presidente Putin. Como sabemos essa é a prisão russa.
“Assim, que retiramos nossas tropas, nossos negociadores de Kiev, os ucranianas imediatamente atiraram no mato todos os Acordos firmados em Istambul e… com ajuda dos EU e seus satélites na Europa preparam-se para um confronto amargo de longa data, foi assim que s situação se desenvolveu e é assim que elas se apresenta até agora” (Vládimir Putin).
Mas… uma observação nisso tudo outros afirmaram quê… as negociações foram interrompidas pelo lado ucraniano na época, possivelmente por 'insistência' do Ocidente, a diferentes visões sobre o desenrolar das conversas.
Presidente Vládimir Putin, afirma que… não fala com o Presidente Biden desde Fevereiro de 20[22] e que isso não é necessário, porquê certos contactos seriam mantidos . “Direi vos o quê estamos a transmitir a liderança dos EU sob esse assunto: se… eles realmente querem acabar com os combatentes ucranianos devem parar de fornecer armas, em algumas semanas a guerra terminara. É isso!” (Vládimir Putin).
Exactamente, sobre isso quê outros no ocidente estão a alertar; temem o “colapso” da Ucrânia com consequências devastadoras para Europa.
Tucker Carlson, pergunta se… a Rússia, também atacaria outros países? O Presidente Putin respondeu: “só… em um caso, se… a Polónia atacar a Rússia”. Mas… o Presidente Vládimir Putin enfatiza: “não temos interesse na Polónia, na Lituânia ou em qualquer outro país, porquê deveremos fazer isso? Simplesmente não estamos interessados, além disso, contradiz o bom senso envolver-se uma guerra global. E… uma guerra global levará toda a humanidade a beira da destruição”.
De facto, o Presidente Vládimir Putin 'aparentemente' quer persuadir os EU e… a negociar. “Não seria melhor negociar com a Rússia, concluir um Acordo conhecendo a situação que desenvolve hoje e sabendo quê a Rússia lutará pelos seus interesses até ao fim?!”.
O Presidente Vládimir Putin fala 'depreciativamente' sobre o Governo de Berlim. “A liderança alemã de hoje é guiado + pelos interesses do ocidente e colectivo do que pelos seus interesses nacionais”. E depois, quase num tom quase agressivo: “essa são pessoas altamente incompetentes”.
Curiosamente o Presidente Vládimir Putin 'elogiou' o antigo Presidente dos EU, o George W Bush, apesar dos seus erros: “ele não foi pior do que qualquer outro político actual dos EU, russo ou europeu. Garanto-lhe que ele entendia o quê estava fazendo tão bem quanto qualquer outra pessoa.”
O Presidente Putin, também tinha um 'bom' relacionamento com o Donald Tramp. “Não se trata da personalidade do líder, trata-se da mentalidade da elite”.
Pois bem, pessoal esse foi um pequeno Resumos da entrevista + afamada e + esperada dos últimos tempos que debate temas cruciais da geopolítica mundial quê foi feita alguns dias atrás, você pode achar na Internet.
Texto e arranjos: Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [11] de Fevereiro, 20[24]