ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
É importante continuar dizer que o “sonho” dessas crianças é ser enfermeiros, engenheiros, arquitectos, jogadores de futebol, pilotos e outras profissões, que hoje em dia eles não estão tendo nem esse direito de ter, nem de “sonhar”; imagina agora eles estão numa 'situação' que não tem seus pais, as suas casas foram destruídas, as suas famílias foram mortas eles não tem nem comida, nem roupa e eles estão completamente nessa 'situação' e… é isso que está acontecendo com as crianças e várias outras famílias no Congo-Záire.
Quase [50] mil crianças estão 'trabalhando' nas minas no Leste do Congo-Záire 'sofrendo' todas as formas possíveis de 'abuso infantil' que nós podemos imaginar, por isso, que nós não devemos nos calar de 'denunciar' as atrocidades que vem acontecendo com os civis no Congo-Záire.
No momento em que vos escrevo esta Carta, os congoleses na diáspora estão 'realizando' várias manifestações para 'denunciar' o genocídio que está acontecendo no Leste do Congo-Záire e essas manifestações já aconteceram em vários pontos da Europa inclusive em Londres e também na Bélgica, na sua Capital Bruxelas. Mas, essa manifestação e essa 'denúncia' não é somente do povo congo-zairota é de todos nós: africanos, europeus, asiáticos, americano, latinos é importante nós continuarmos 'denunciando' este genocídio.
Os congoleses, também 'exigem' a saída do seu país dos britânicos e também dos belgas, por isso fizeram manifestações em frente a essas Embaixadas em seu país e…tiraram as bandeiras da Inglaterra, da União Europeia [UE] e também da Bélgica. Ou seja, o conflito no Leste do Congo-Záire é 'travada' pela [M-23] que é uma milícia do Ruanda que recebe 'financiamento' do Governo ruandês e o Governo Ruandês recebe 'financiamento' da UE e também dos Estados Unidos [EU].
A partir do momento em que o conflito começou a ser 'divulgado' massivamente a UE e os EU estão se “escondendo” atrás do Ruanda dizendo quê o conflito deve parar imediatamente, mas…so quê o Ruanda está sendo 'financiado' por eles, ou seja, agente vai começar a 'criticar' o Ruanda, apontar dedo o Ruanda, mas…só que a UE e os EU estão por trás de tudo.
Por isso, que é importante, é fundamental agente continuar 'divulgando' as informações do que realmente está acontecendo no Congo-Záire, já são quase [50] mil crianças 'trabalhando' em minas no Leste do país e já são + de [10] milhões de desalojadas sem contar as vítimas mortais.
Por tanto, é importante o teu compartilhamento para continuarmos a 'divulgar' essa informação, sabemos quê essas informações não saem na mídia convencional [imperialista], por isso é importante aqui nas redes sociais agente fazer o nosso trabalho de divulgação.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [27] de Fevereiro, 20[24]