ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, eu vou tentar explicar em detalhes quem é o Estado Islâmico [EI] e porquê eles atacaram a Rússia e… você vai entender de facto quais são as 'intensões' desse Grupo terrorista que volta com força. Muitos achavam quê o EI estava 'destruído', pelo contrário eles mostram a sua força e totalmente revitalizado.
Mas…de onde vem esse EI?EI não + é que uma cisão da Al-Qeda de Osama Bin Laden, aquele que coordenou o ataque às torres gémeas. O Osama Bin Laden, pós ataque tornou-se o principal inimigo dos Estados Unidos [EU] e no final da primeira Administração de Bárack Obama ele é 'encontrado' numa mansão no Paquistão, é morto, a partir dai Al-Qeda se encontra em frangalhos: disputas pelo poder da Organização ocorre em todo o mundo, já que, a Al-Qeda era 'organizada' em células; nós tínhamos a célula do Médio-Oriente, a célula da Europa e há lutas internas no poder.
Norte do Iraque 'surge' a Al-Qeda do Iraque com uma nova liderança. A Al-Qeda tinha como objectivo 'destruir' os EU que estava 'interferindo' directamente na política, na economia e principalmente na cultura do Médio-Oriente, o foco é 'destruir' os EU, essa é a linha de pensamento da Al-Qeda. Mas, ali no Norte de Iraque há uma 'disputa' de poder, já que, partes integrantes dessa Al-Qeda do Iraque quê tinha outro objectivo que não era 'destruir' os EU e sim 'fundar' o Califado.
O quê que é o Califado? O Califado é uma grande porção de área governada por um califa, esse califa que já foi morto o Abu Bakr Al Baghdadh, ele quê foi 'nomeado' por Alá e por Muhammed ia 'guiar' os muçulmanos numa cruzada sem fim para 'fundar' esse grande país sobre a ordem da Sharia, que é a lei + literal do islão, aquela que você lê e fala que é isso e …não há 'interpretação' é aquilo que está falando o Corão.
É isso quê iria ser criado, tanto no Médio-Oriente, quanto no Norte da África, quanto em parte da África Subsariana e todas as pessoas que vivem nesse território seriam “convertidos” para o islão Sunita Ortodoxo Wahabita. O quê que é wahabismo? O wahabismo é o monoteísmo raiz [radical] só existem duas figuras importantes: Alá Muhammed é a parte + ortodoxa, + conservadora, + no extremo dentro do islão.
Repare, só para você ter uma 'ideia', eles não aceitavam nem os Xiitas, os Xiitas deviam se 'converter' ao sunismo, por exemplo, a idolatria não poderia existir, logo destruição de patrimónios históricos deveria ser feito, esses eram os principais objectivos do EI.
Mas…o EI foi criado de onde? Repare, esse Grupo que estava dentro da Al-Qeda do Iraque, eles tinha esse pensamento que 'divergia' do outro Grupo, então eles saíram da Al-Qeda do Iraque e 'fundaram' o EI. Mas… como eles se tornaram tão poderosos a fim de 'dominar' o Norte do Iraque e grande parte da Síria? Simples com ajuda dos EU! Isso mesmo, os EU ajudam inicialmente o EI, porquê o EI era uma 'cisão' da Al-Qeda e…vão 'armar' o EI para derrotar Al-Qeda no Iraque. Eles recebem armas dos EU e começam a ganhar espaço sobre a Al-Qeda e 'dominar' o Norte do Iraque, Norte do Iraque perto do Mossul, você tem petróleo e gás natural.
O Petróleo e gás natural, eles 'vendem' no mercado paralelo ganho dinheiro e compram + armas e…ficam + poderosos; foi isso quê aconteceu. Depois, o EI 'invade' a Síria, a Síria estava um 'caos' onde nós temos o Governo do Presidente Bashar al-Assad contra os rebeldes 'apoiados' pelos EU, mas… o Presidente Bashar al-Assad tem um amigo bastante importante o Presidente Vládimir Putin, quê envia armamento e aviões para lutar contra os rebeldes apoiados pelos EU. Então, pode-se dizer quê… o grande erro do EI foi esse de 'invadir' a Síria, porquê se ele tivesse ficado ali no Norte do Iraque possivelmente existisse até hoje.
Mas, foi “mexer” com a Rússia e ai a Rússia começa a combater o EI na Síria e o EI começa a sequestrar pessoas; como Jornalistas e fazer filmagens cinematográficas, ateando fogo, atirando pessoas em precipício coisas bárbaras e… ai os EU falam quê a coisa está ficar muito complicada vamos agora 'armar' os Curdos.
Lembrando quê os Curdos vivem na região do Norte do Iraque, na Sira, um pouco no Irão e também na Turquia. E os Curdos junto com os cristão…estavam sendo “perseguidos” pelo EI, mortos pelo EI, então os Curdos recebem armas e… começam a lutar contra o EI, ai você tem a Rússia dum lado, têm os Curdos sendo armados pelos EU e ai o EI não conseguem se manter, vão enfraquecendo, perdendo territórios, perdendo os poços de petróleo e gás natural e…ai pequenos grupos começam se 'espalhar' principalmente para região do Cáucaso e outros vão para regiões principalmente+ inóspitas e desérticas.
Só que apesar da derrota, agente vê o EI actuando em outras áreas como o Cáucaso. O Cáucaso é uma região que pertence a Rússia, que passou por um 'processo' chamado russificação liderado por Stalin, mas… essa região é totalmente diferente da Rússia [de Moscovo, de São Petersburgo] começando pela religião é muçulmana. Todos que 'moram' ali profetizam a religião islâmica, mas grande parte é muçulmana. Então, desde quando o EI era forte eles já 'dialogavam' com essa região, porque eles queriam 'expandir' o seu território, já que, vamos 'expandir' em direcção a África podemos 'expandir' , também em direcção a Ásia, a região dos Cáucaso, olha a jogada do EI.
E…quando EI fica + 'fragilizado' parte e vai para a região do Cáucaso, ai têm vários pontos é, uma região muçulmana, é uma região que 'sofre' grande influência russa, e… é uma região que têm riquezas naturais; petróleo e gás natural quê os russos não querem perder. Lá atrás quando Al-Qeda e o EI era muito 'poderoso' os EU não queria quê esses pequenos territórios como; Ossétia do Norte, Ossétia do Sul, Daguestão, Abecassis, Chechénia… se tornassem países independentes, porquê imagine do nada sendo criados [20] / [30] países todos muçulmanos, naquele momento não eram 'interessante', logo os EU não apoio os chechenos, não apoio a Ossétia do Sul.
Então, os movimentos de independência partiam internamente, tivemos um 'atentado' em um teatro em Moscovo, bárbaro, nós tivemos um assassinato em escola liderados por rebeldes que queria a independência desses países, rebeldes quê realizaram atentados terroristas e… os EU não se mexeram.
Mas… será quê agora os EU não estão “instigando” esses grupos junto com o EI para destabilizar a Rússia? Porquê há semanas os EU já avisaram os russos que ia ocorrer um atentado terrorista e…aconteceu! Será quê não é 'interessante' para os EU quê essa região do Cáucaso volte a ser 'instável' , porquê ai a Rússia vai ter quê dividir as suas atenções e ai a Ucrânia fica + poderosa já que a Rússia não vai 'conseguir' manter guerra em dois flancos!
“Cara”…são coisas para agente 'pensar' quê… esse ataque, quê parte dessa região, quê parte do EI, não é o EI que está na Síria e no Iraque, não! Mas… quê está localizado na Chechénia, na Ossétia, e até na própria Geórgia quê já 'tentou' a independência.
Por isso, é desse pensar e se colocar ponto de interrogação e…esperar a cena dos próximos capítulos.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [24] de Marco, 20[24]