ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Os aliados da Rússia no Continente africano endereçam mensagens de solidariedade a Rússia após atentado da última Sexta-feira perto de Moscovo. Vamos ler aqui algumas das mensagens 'endereçadas' ao povo russo e… também ao Presidente Vládimir Putin.
A primeira mensagem vem lá do Egipto. O Ministro dos Estrageiro do Egipto, Sameh Shoukry, expressa condolências de Egipto ao Ministro dos Estrangeiros russo Sergey Lavrov, em um telefonema apos o tiroteio perto de Moscovo. A mensagem diz assim: “o Egipto reitera a sua condenação e rejeição de todas as formas de violência e terrorismo”. Shoukry afirma a solidariedade do Egipto com a Rússia após o ataque terroristas perto de Moscovo que aconteceu recentemente.
Um outro parceiro da Rússia que também endereçou condolências foi o Níger. O Níger em uma Carta do General Abdourahamane Tianí, ele expressou também as suas condolências ao povo russo. Ataque terrorista na Prefeitura de Crocus em Krasnogorsk. “O Presidente do CNSP envia sua mensagem de condolência ao Presidente Putin” . A Carta é assinada pelo General Tianí, o Presidente do Conselho Nacional de Salvação da Pátria do Níger.
Um outro país que também mandou a mensagem é o Coronel Assimi Goita que é do Malí. Ele disse seguinte: “tomei conhecimento com grande amargura do cobarde e bárbaro ataque terrorista contra o povo russo nesta Sexta-feira, 22 de Marco, 2024.neste momento doloroso, expresso a minha compaixão ao Presidente Vládimir Putin e ao seu povo ferido”. Escreveu o Coronel Assimi Goita, Presidente da Transição do Malí na sua conta Oficial do twitter.
+ um outro povo que também mandou mensagem de condolência é o povo Sul africano, através do Presidente Cyril Ramaphosa numa entrevista e… vamos escrever o que ele disse: “estamos profundamente entristecidos e apresentamos as nossas condolências ao povo russo, após o trágico ataque terrorista que matou tantas pessoas irei dirigir-me ao Presidente Putin para transmitir as nossas condolências”.
Um outro país, também que mandou suas condolências ao povo russo é, o Capitão Ibrahim Traoré, Presidente de Transição do Burkina Faso, a partir do seu perfil do twitter. Ele disse o seguinte: “a Federação russa foi vítima dum ataque em 22 de Março num teatro em Moscovo, nessa dolorosa circunstância expresso a minha profunda compaixão ao Presidente Vládimir Putin e ao povo russo. Condeno com a maior firmeza este acto bárbaro e cobarde, expresso a minha solidariedade e a do valente povo burquinense as famílias das vítimas, desejo uma rápida recuperação aos feridos perante este desprezível ataque terrorista. O meu país está determinado do que nunca em estreitar a colaboração com a Federação russa e todos parceiros de boa-fé, a combater os campeões do terror para o florescimento dos nossos povos e desenvolvimento das nossas nações”.
Até agora no momento em quê estou escrevendo esta Carta, Sábado dia [23] de Março, as [11] horas da noite de Maputo, o único país quê também faz parte dos BRICS quê ainda não se 'pronunciou' é a Etiópia, a Etiópia é o único parceiro do BRICS, que ainda não se 'pronunciou' acerca deste ataque terrorista. Ou seja, li aqui a mensagem da África do Sul e do Egipto que são grandes parceiros conjuntamente com Etiópia fazendo parte dos BRICS. Vou-lhes lembrar, quê o Egipto e a Etiópia entraram neste ano de 20[24] a África do Sul já era Membro efectivo dos BRICS.
Por isso, vamos continuar a acompanhar, estas são as mensagens de grandes parceiros da Rússia no Continente africano: Burkina Faso, Malí e também o Níger se pronunciaram a cerca do ataque terrorista que aconteceu em Moscovo.
n/b: a Rússia diz ter capturado os [4] terroristas + [11] e…o Presidente Vládimir Putin disse que os terroristas estavam a 'caminhar' para Ucrânia e… o Zelensky nega as 'acusações' da Rússia.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [23] de Março, 20[24]