ten-cornal Manuel Bernardo Gondola
O Presidente + jovem da África que tomou poder por meio duma Revolução militar disse o seguinte em relação a vitória do Presidente Vládimir Putin, vitória esta que está sendo 'criticada' por todo o Ocidente, mas… ele em África neste momento é o 'único' a falar o seguinte:
“Estendo as minhas felicitações ao Presidente Vládimir Putin pela reeleição neste Domingo, 17 de Março como Chefe da Federação russa. Em meu nome e em nome do povo burkinês desejo-lhe todo o sucesso, que este novo mandato contribua para reforçar as excelentes relações entre os nossos países para felicidade do corajoso povo do Burkina Faso e da Rússia”.
Esta foi a mensagem do 'corajoso' Presidente burkinês, vale também dizer, que…é claro tem também mensagem do Zelensky e do imperialismo [Ocidente] em relação a vitória 'convincente' do Presidente Vládimir Putin. Por exemplo, o Ocidente “lamenta” a vitória do Presidente Putin, enquanto isso, a China, a Índia, a Venezuela, Irão, Coreia do Norte, Nicarágua e Cuba 'prometem' laços + estreitos com a Federação russa.
Tem também a mensagem do Zelensky diz assim: “a vitória da Ucrânia depende do Ocidente, depende de vocês Ocidente”.
Ainda na mensagem do Ocidente, os líderes imperialistas ‘concordaram’ em condenar a vitória 'justa' e 'convincente' do Presidente Vládimir Putin, concedendo-a como sempre “injusta” e “antidemocrática”, ao que, o Presidente Putin durante o seu Discurso de vitória respondeu quê… “não há democracia no Ocidente”. Ocidente este quê a França e Estados Unidos que são os país da democracia.
Agora, porquê que o Presidente do Burkina Faso, o Capitão Ibrahin Traoré “felicitou” o Presidente Vládimir Putin e… porquê que o Ocidente “criticou” a goleada a moda antiga do Presidente Vládimir Putin? Todos nós conhecemos a história, nós sabemos que o Burkina Faso 'precisa' da Rússia para realizar todo esse Projecto de Revolução económica que está a realizar.
Burkina Faso está agora a investir forte na Industria transformadora de ouro, está agora a investir na produção energética a partir do urânio, está também a 'caminhar' para produção de energia nuclear e…se calhar amanha também tenha armas nucleares nunca se sabe, Burkina Faso está a investir fortemente na agricultura, Burkina Faso está a modernizar-se e equipar-se do ponto de vista de Defesa com base nos 'inputs' vindos da Rússia.
Com certeza, Burkina Faso 'precisa' da Rússia para Revolução económica, financeira e… de Defesa que o país quer realizar. O Ocidente não 'precisa' da Rússia, o Ocidente vê a Rússia como sendo uma ameaça e a Rússia vê o Ocidente como sendo uma ameaça. Inimigos diferentes, Burkina Faso não é inimigo do Ocidente, mas…o Ocidente [Estados Unidos, França e Inglaterra] não apoiarão e não apoiam o Burkina Faso, porquê o Presidente Ibrahin Traoré tomou o poder por meio duma Revolução militar, pois sabemos quê o Ocidente já + poderá apoiar um país que é governado por alguém que tomou o poder por meio duma Revolução militar, mas…quando os golpes são … fecham-se os olhos e… apoia-se.
Sem dúvida, o Burkina Faso não tem nada a 'perder' ao felicitar o Presidente Vládimir Putin, porque sabe que… do imperialismo não vai 'receber' nada, tão agora quê está a correr[endo] com os franceses e os Estados Unidos, razão pela qual, ele 'percebe' que o Presidente Putin precisa também de apoio; apoio moral, apoios vários e… ele 'surge' como quê a dizer em África há lugar para si e…eu estou aqui.
E…enfim, você vê, a política claramente é 'dirigida' por aquilo que se chama de 'interesses comuns', 'ideologias comuns' e…principalmente quando os seus 'interesses cruzam' as suas ideologias.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos 19 de Março, 2024