ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos comentar o Planejamento militares alemães com um ataque ucraniano a Ponte da Crimeia, deixe-me falar para vocês como é que começou toda essa história.
A editora Chefe da Agência matriz da Sputnik, a Margarita Simonyan, ela 'publicou' uma gravação em alemão de dois Oficiais Generais e parece que teria uma terceira pessoa que seriam e deixe-me ver quais eram as funções deles na Força Aérea Alemã [FAA].
O Frank Grafe, Brigadeiro-General que é o Chefe das Operações e Exercício do Comando da FAA e o Inspector da FAA, Ingo Gerhartz. Então, o quê que acontece, são dois Altos militares, dois Generais ‘conversando’ sobre a 'possibilidade' de fornecer misseis Taurus para Ucrânia para atacar e [destruir] a Ponte da Crimeia.
Na gravação, eles entram em diversas considerações; primeiro quê eles não queriam entregar todos os mísseis de uma vez, porquê a Ucrânia ia gastar tudo duma [só] vez com 'poucos' resultados; segundo quê eles começam a ver qual seria o 'alvo' + apropriado se a Ponte da Crimeia ou [1] depósitos de munições russo + ao Norte e terceiro, também uma coisa interessante quê eles começam a 'discutir' quais são as informações que os ucranianos teriam, ou seja, informações detalhadas [reconhecimento] da Defesa Aérea Russa e ai nesse ponto agente não sabe se os ucranianos estão 'fornecendo' ou não e…pelo quê dá para entender desse pessoal quem têm as 'melhores' informações sobre isso são os britânicos e agente já tinha alguma desconfiança disso, porquê diversos ataques que nos ucranianos fizeram principalmente a frota russa no Mar Negro foram 'orientados' por militares britânicos.
E, agente vê que duma certa forma os alemães não têm essa 'profundidade' de informações quê os britânicos têm que provavelmente os britânicos 'compartilham' com os ucranianos. No caso alemão parece quê o 'compartilhamento' com os ucranianos não era tão 'forte' assim. Agora, ai agente começa a entrar num 'terreno complicadíssimo' , porquê? Porque, o Parlamento alemão, se estão lembrados já deu nega [recusou] no 'fornecimento' de mísseis Taurus e esses Oficiais Generais eles estão falando em fornecer, agente tem quê olhar várias coisas: primeiro, precisamos saber se essa gravação foi feita antes ou depois do Parlamento do Parlamento negar, porquê se foi feito depois agente começa a entrar no terreno de 'indisciplina militar' , ai é um problema seríssimo, Alemanha tem um problema seríssimo nas mãos e…vou +, se isso foi feito, depois do Parlamento ter 'proibido' com anuência do Olaf Scholz, Primeiro-ministro alemão é um caso de impeachment [destituição], é um 'caso complicadíssimo' é uma crise política enorme. E, se as gravações forem verdadeira, também tem sempre aquilo que agente especula, de qualquer forma é um caso quê precisaria de ser investigado e se Alemanha for um país mesmo 'sério' e se pretende a ser 'sério' deveria no mínimo ter uma investigação no Parlamento, porque é um 'problema grave' , se a gravação se ‘provada e autentica' ai vai ter um problema seríssimo de “insubordinação” ou de “conspiração” , de “traição ” que quer que seja, mas…algo não cheira bem no Reino da Alemanha.
Agora, eu coloco as coisas da seguinte forma: eu penso quê a situação da Ucrânia é 'pior' do que nós conseguimos 'perceber' e… os militares da NATO sabem disso. Agora, ouçam bem isto: o envolvimento do imperialismo e da NATO em expansão nessa guerra é maior, mas é muito + maior do que agente 'pensa' ,quando o Coronel Douglass MaCgregor falava que 'morreram' centenas de militares dos Estados Unidos [EU] o pessoal não acreditava, mas…agora agente vê por esses tipos de 'declarações' quê o pessoal está metido até ao pescoço e… se não tiver gente voando aeronaves para atacar 'alvos' russos ali.
Então, eu acho assim, vamos agora ver como é o Governo alemão vai 'reagir' e como é que a Rússia vai 'reagir' também, porquê dependendo da 'intensidade' da reacção russa agente 'percebe’ quê isso tudo era verdade e dependendo da maneira como Alemanha lidar com isso, também agente pôde ter 'indício' da veracidade ou não dessas declarações.
Se, Alemanha fosse um país sério, ia abrir uma investigação, mas… eles não querem 'investigar' nem a destruição do Nord Stream deles, que dirá dum caso desse que eles não têm prejuízo. Agora, em relação aos mísseis Taurus eu vejo a coisa da seguinte forma: se forem fornecidos, se forem porque agora depois disso fica + difícil ainda e o quê que muda na guerra, eles [ucranianos] vão atacar 'alvos' + distantes, podem atacar + 'alvos' na Rússia e aumentar à provocação. No caso russo, a Rússia já tem todos os motivos, todos os pretextos para aumentar a 'intensificação das operações' e…fazer pressão em cima dos vectores da NATO e se ela não faz eu não sei porquê, mas eu penso que essa história deve 'render' muito, eu acredito quê no momento as Inteligências, tanto da Rússia, quanto da Alemanha estão 'conversando' para ver o quê que vão fazer com essa crise, mas eu acho muito cedo para julgar, agente precisa saber se a gravação é real, até que ponto o Ministério da Defesa da Alemanha sabia disso, até que ponto chega no Scholz.
E…se chegar no Parlamento e o Parlamento 'não fizer' nada acabou a democracia da Alemanha, a verdade é essa. O Primeiro-ministro podia fazer o que ele quiser inclusive 'acções clandestinas' contra o país com a qual Alemanha não está em guerra, acabou efectivamente o país; vamos ver como é que eles vão 'tratar' tudo isso.
A alternativa + 'plausível' é eles negarem tudo, pode ser que neguem tudo! Por isso, vamos aguardar para ver como é que essas coisas vão funcionar, mas…eu acho assim: se isso for verdadeiro não é a primeira vez que foi feito, essa que é a verdade, eu acho quê essa história ainda vai render muito no futuro, agente vai 'descobrir' muito do envolvimento britânico, dos EU, francês, alemão e da NATO em expansão nessa guerra.
Portanto, a história da guerra da Ucrânia ainda está por ser contada
v n/b: você pode ver a transcrição da Sputnik no telegrama da Sputnik Brasil ou na Internet.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [02] de Marco, 20[24]