ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Eu vejo ai uma repercussão muito grande pelo mundo, uma celeuma muito grande sobre as 'declarações' do Presidente Lula, muito bem só que, agente tem que lembrar que em termos internacionais as 'declarações' do Presidente Lula com relação ao 'genocídio' que o Israel vem praticando na Palestina, Gaza elas têm pário em outros países, na África do Sul inclusive. O próprio 'distanciamento' da China diz muito, o chinês você não pode olhar ele como ocidental, ele não diz exactamente quais são as intenções, mas alguns gestos muito 'subtis', muito sofisticados dos Chineses 'demostram' o quê eles querem dizer ou fazer.
O 'distanciamento' chinês nesse caso diz muito, eu vou dar um exemplo para vocês, eles vão falar que a China está sendo 'prejudicada' por esse bloqueio do Estreito De Bab El Mandeb, ora a China poderia fazer 'pressão' em cima do Irão que é quem “controla” logisticamente e tecnicamente os Houthis, mas ela não fez, e se ela não fez, quer dizer, que ela não está dando muita bola para isso, agente também não vê nenhum 'esforço' da Rússia em salvar Israel.
Então, o que está acontecendo é que os BRICS, o Sul global e etc., a Comunidade internacional está começando a 'achar' quê Israel não tem não tem razão nessa história e…há um certo ‘distanciamento’, agente vê países quê já 'romperam' relações Diplomáticas e… eu penso quê neste caso o Governo do Netanyahu deveria baixar bola com o Brasil, porquê? Porque se, o Governo Lula, por exemplo, 'romper' relações com Israel, eu acho quê não vai ficar só nos Brasil outros países vão seguir, eu não tenho menor dúvida disso quê outros países da América-Latina, do Sul global vão seguir esse exemplo.
Eu acho assim, agente não pode 'olhar' o Presidente Lula só como o ator da política brasileira, o Presidente Lula goste-se ou não ele tem o ‘prestígio’ muito grande em outros países, logo se o Brasil partir para uma posição de 'radicalização' contra Israel que eu duvido, a situação de Israel vai ficar muito 'complicado' e Israel tem muito a perder nessa história.
E o quê que agente nota também, é que quando o Netanyahu começa essa matança, ele achava que teria “Carta-branca” para fazer tudo, depois ele 'percebeu' que não tinha, mas continuo usando um saldo que não existia + e agora agente tem essa situação de Israel se tornar um 'pária' internacional; eu não tenho dúvida que vai se tornar.
Por exemplo, Israel está hoje na mesma situação que estava a África do Sul na época do apartheid e a Rodésia [actual] Zimbabwe, eu penso quê a situação hoje é pior, porquê naquela época não tinha uma 'divulgação' internacional tão grade, a mídia imperialista dava uma amenizada nas coisas hoje já não tem como amenizada, pois não tem domínio da 'narrativa' sobre esse caso de Israel.
Acho quê a situação de Israel vai 'piorar' muito nos próximos meses e anos, eu penso que não vai ter 'reversão' nisso, eu acho quê um dos 'grandes prejudicados' será a Indústria de tecnologia de Israel, esse pessoal vai sofrer muito principalmente esses Software de segurança vão sofrer bastante para vender isso no futuro e a Indústria de defesa de Israel.
Primeiro, porquê a 'propalada' eficiência do armamento israelita mostrou as suas 'limitações' em Gaza contra o Hezbollah ao Norte e segundo também vai haver uma grande 'pressão' dos países para não se adquirir + armamento militar israelita, ou seja, vai haver uma 'pressão' da opinião pública de que, vocês estão 'comprando' armas do país que praticou um genocídio.
Eu, acho quê o sanguinário Netanyahu não está olhando nada para isso, ele só está pesando na carreira dele, quer 'safar' a pele dele, porquê ele sabe muito bem se… essa matança acabar hoje ou se houver um cessar-fogo ele vai 'preso' , porquê vai ser muito 'difícil' ele escapar. Por isso, ele não tem saída é um homem 'desesperado' como era o Adolfo Hitler de 19[45] como está sendo o fantoche Zelensky agora em 20[24], essa que é a grande verdade.
Então, ele vai para o tudo ou nada, só que, eu acho que já está 'batendo' na trave da Comunidade internacional, e uma coisa que eu acho Israel vai fazer, um efeito colateral 'perverso' de toda essa situação é que Israel está “enfraquecendo” a ONU, porquê na medida quê a ONU 'protesta' , toma 'acções' e… não se 'faz nada' contra Israel os países do resto do mundo começam a questionar, mas…porquê que tem isso?
Por isso, eu acho quê Israel acaba indirectamente 'fortalecendo' muitos os BRICS e Sul global como 'alternativa' a ONU e uma 'alternativa' interessante sem Estados Unidos e a União Europeia, ou seja, são os países + pobres 'decidindo' entre si o que é melhor para os seus povos. Então eu acho quê Israel trouxe essa “inovação”, antes será a 'desmoralização' e o 'enfraquecimento' , talvez a ONU tenha dois caminhos: ou ela se 'reforma' ou ela 'desaparece', se ela não fizer as 'reformas' necessárias ela vai 'desaparecer' como desapareceu Antiga Liga das Nações, essa é uma coisa.
E a outra coisa, também que eu penso que é muito importante nessa história toda que Israel precisa se 'livrar' do Netanyahu, para ontem, porquê a política do Netanyahu é erróneo está 'afundando' Israel, ninguém quer o 'desaparecimento' do país, mas o Netanyahu já se 'mostrou' um desastre o certo seria agora a 'convocação' de eleições ele precisa sair de qualquer forma.
Se mantido o Benjamin Netanyahu, agente não sabe aonde a situação de Israel vai, eu penso quê no espaço de apenas [5] meses Israel 'dissolveu' todo o Capital de simpatia internacional que eles tinham de 'vítima do holocausto', passou a 'algoz', esse que é um facto. Acho quê o Netanyahu 'conseguiu' destruir [75] anos de 'trabalho' de construção duma imagem de Israel, de facto, ele conseguiu destruir tudo isso. Eu acho, que Israel para não 'perder 'os dedos precisa se 'livrar' do anel Netanyahu.
Certamente, que os BRICS vão fazer muita' pressão' sobre Israel no futuro, talvez a Índia não, porquê ainda é um elemento 'dissonante' dos BRICS e… eu penso quê com excepção da Índia os outros países vão fazer muita 'pressão' , principalmente dependendo quem 'aderir' os BRICS agora em 20[24].
Portanto, essa é a situação que nós temos hoje, eu penso quê as palavras que saíram da boca do Presidente Lula, ele não fala só por ele, ele fala por diversos outros países é uma tendência internacional de 'pressionar' Israel e… essa situação vai piorar bastante.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [03] de Março, 20[24]