ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Nesta carta, vamos falar sobre o Níger que expulsa as tropas militares dos Estados Unidos [EU] no seu território, segundo o africanews.
Diz o seguinte essa nota: a Junta Militar do Níger disse Sábado que a presença militar dos Estados Unidos [EU] no país não se justifica +, fazendo o anúncio na tevê estatal, depois de manter conversas de alto nível com Autoridades diplomáticas e militares dos EU semana passada.
O Níger desempenha um papel central nas operações militares dos EU na região africana do Sahel e abriga um importante Base aérea. Os EU estão “preocupados” com a disseminação da violência Jihadista na região, onde grupos locais prometeram “lealdade” à Al-Qaeda e aos outros grupos extremistas do Estado islâmico.
Realmente, se… os EU tivessem essa “preocupação” mesmo eles já teriam destruído esses grupos terroristas da região do Sahel, porquê? Porque os EU já estão ai há muitos anos! Os EU tem no Níger a maior Base militar na África quê + investiu e ainda assim não conseguiram destruir esses grupos terroristas dessa região, porquê será? Porque nunca foi realmente um 'desejo' dos EU combater verdadeiramente esses grupos terroristas; nunca foi o interesse se fosse realmente interesse eles já teriam destruído faz muito tempo.
Ao ler a Declaração, o porta-voz da Junta, o Coronel Amadou Abdramane, não chegou a dizer quê as forças dos EU deveriam sair, ele disse quê o Níger estava 'suspendendo' a cooperação militar com Washington e acrescentou quê os voos dos EU sobre o território do país nas últimas semanas eram ilegais.
Ou seja, ele não disse declaradamente que estavam sendo expulsos e deveriam sair, quando eles 'suspendem' automaticamente está pedindo 'retirada', vou-lhes lembrar, assim aconteceu no Malí e… no Burkina Faso, países esses quê, 'alcançaram' a sua própria independência com relação a esses domínios de cooperação, então eles não depende + de nenhum outro país para manterem a sua própria segurança.
Nós, sabemos por exemplo que no Malí eles 'alcançaram' segurança quando as próprias tropas malianas 'decidiram' combater ataques terroristas e…assim eles conseguiram 'eliminar' todas forças terroristas do seu território e Níger, também está seguindo esse mesmo caminho do Mali,
Segundo, o africanews, Os militares dos EU nos últimos anos começarem a operar uma grande Base aérea na Cidade nigeriana de Agadez, a cerca de [920] da Capital Niamey, usando-a para voos de vigilância tripulados e não tripulados e outras operações. Esse tipo de vigilância tripulados e não tripulados o quê significa? Tripulados são voos que têm pessoas la comandando esse voo e… não tripulado são drones quê 'sobrevoam' a determinadas áreas. Então, os EU tem uma Base militar no Níger de + de [100] milhões de dólares.
Os EU, também investiram anos e centenas de bilhões de dólares no treinamento de militares do Níger, algumas dessa força estiveram 'envolvidas' no derrubo em Julho do ano passado a Mahammed Bazoum. Você, vê os EU chegaram a treinar algumas tropas do Níger e…essas tropas também 'ajudaram' a derrubar o Mommed Bazoum.
Em Outubro do ano passado, Washington 'designou' oficialmente a tomada militar como um golpe, o que desencadeou leis dos EU 'restringindo' o apoio militar e ajuda que pode fornecer ao Níger. Mas, em Dezembro, a principal enviada dos EU para a África, a Molly Phee, disse quê os EU estavam 'dispostos' a restaurar os laços de ajuda e segurança se… o Níger “cumprisse” certas condições.
E… nós sabemos que o Níger não está + comprometido em cooperar com os EU e… não liga, faz um tanto faz, Então é isso quê está acontecendo com o Níger e a relação com os EU.
O porta-voz da Junta militar do Níger disse, quê o tom dos EU era “condescendente e ameaçava a soberania do Níger”, desde o golpe de Julho o país 'encerrou' sua parceria de segurança com a União Europeia e a França retirou suas tropas. Lembrando, quê a França foi 'expulsa' e… agora é a vez dos EU. França e os EU têm as maiores Bases militares fora dos seus países e clara é na África.
A Phee e o General da Marinha, o Michel Langley, Chefe do Comando Africano das Forças Armadas dos EU, estiveram em Niamey semana passada para se reunir com Altos funcionários do Governo do Níger.
Os militares dos EU tinham cerca de [650] funcionários trabalhando no Níger em Dezembro, de acordo com um Relatório da Casa Branca ao Congresso.
Então, agente vê e 'percebe' quê cada vez + países africanos querem essa independência, porquê esses países imperialistas; EU, França e outros têm Bases militares no Continente africano e… isso acaba 'prejudicando' a soberania desses países. Por exemplo, esses países dizem, “háaa…se vocês precisarem de ajuda nós vamos ajudar vocês”, mas… na verdade essas Bases militares elas estão ai para 'supervisionar' os países e também estão ai para 'supervisionar' outros países.
Repare, é+ fácil que EU tem uma Base militar na África que é próximo da Ásia, do que, ter uma Base militar nos EU, é + 'vantajoso' para os EU ter na África, porquê? Porque se 'surgir' um conflito, por exemplo ela tem Base militar muito + próximo daquele país.
Por exemplo, um conflito entre os EU e Irão, EU e a Rússia caso tenha problemas é melhor que os EU, tenha uma Base militar muito perto, na África, em algum país africano para 'enviar' essas tropas militares para esses focos de conflito ou enviar misseis para esses países que terão confronto com os EU.
Portanto, é uma das razões quê são feitas as Bases militares fora desses países, primeiro para 'supervisionar' esses países e segundo para 'reagir' com rapidez em caso dum conflito, por isso, que agente lê aqui na matéria que eles fazem voos controlados e não controlados, pois assim eles conseguem 'supervisionar' tudo o que está a sua volta, tudo o que acontece contra as suas vontades.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [18] de Março,20[24]