Por Elvino Dias
Irmãos, tomamos conhecimento pelas redes sociais que o Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, "voltou atrás" na sua decisão, contrariando até o seu primeiro Despacho.
Da leitura ao referido Despacho, percebemos que o Tribunal, não valorizou o depoimento das testemunhas quer do Requerente quer do Requerido. As testemunhas de ambas partes confirmaram que depois do dia 17 foram destituídos muitos membros do Partido que não se alinhavam com o actual Presidente do Partido.
Aliás, algumas dessas testemunhas , vindas da Cidade de Xai-Xai, confirmaram que acabavam de ser destituidas dois dias antes da audiência do contraditório diferido.
SERÁ QUE TUDO ESTÁ PERDIDO?
Nada está perdido irmãos, por 3 motivos:
1. O Congresso será realizado. O Eng forçou a sua realização. Não foi por acaso que submetemos duas Providências para que quando uma desse errado, a outra não.
2. O acordo é claro: os actos conducentes ao Congresso serão feitos nos termos dos Estatutos e em respeito ao princípio da igualdade. Tal significa nitidamente que nenhum membro ou candidato criará limitações ao outro, sob pena de consequências legais.
3. Sobre o Despacho de hoje, iremos dele recorrer e o recurso terá efeitos suspensivos. Ter efeitos suspensivos significa que tudo se manterá na mesma; o primeiro Despacho do Juiz deverá se manter.