ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vamos continuar abordar algumas questões atinentes ao atentado que aconteceu em Moscovo na 6ªfeira dia [22] de Março.
Numa primeira aproximação esse atentado ninguém sério 'acredita' que foi o Estado Islâmico [EI], porquê isso ai seria coisa dos Serviços de Inteligência, não sei se é o Serviço de Inteligência da Ucrânia, dos Estados Unidos [EU], do Reino Unido ou se é os três; duas combinações, agente não têm condições de precisar, mas está + do que na cara quê não foi o EI, por vários factores que eu já 'elenquei' aqui em diversas Cartas, vocês procurem e depois dêem uma olhada. Mas…o principal é que o EI está 'falido' desde que a Rússia, Irão, o Hezbollah, tropas da Síria e os Curdos 'arrebentaram' com eles na Síria e no Iraque, por isso, não teriam capacidade de fazer uma operação desse tipo.
O quê acontece é o seguinte; as decorrências disso parece que tinham um Campo de treinamento de extremistas na Turquia e os russos estão 'investigando' isso, mas… os 'dedos' estão apontando para os países da NATO. Agora, porquê que o pessoal está apelando, porquê não só essa apelação do atentado, tem também esse caso de confiscação dos juros do dinheiro da Rússia e…isso vai dar um problema seríssimo para o sistema financeiro europeu e também tem o caso do Macron ameaçando que ele vai mandar tropas para Ucrânia.
Se, ele mandar essas tropas e entrarem em combate agente já sabe o que vai acontecer; a Rússia 'destruiu' [4] a [5] exércitos ucranianos nos últimos dois anos, não vão ser [2] mil sodados franceses que vão resolver isso, ainda + a França que agente sabe que a tradição de história militar dela não é uma coisa de vitórias muito grande. E tem um outro caso também que agente [ou]viu que os países da NATO estão dizendo quê os mísseis russos que passarem perto da fronteira vão ser abatidos; essa é a coisa+ 'relativa' do mundo e + perigosa, porquê…o quê que é passar perto da fronteira? Não dá para saber! Problema é que se um país da NATO disparar contra um activo russo da sua fronteira tecnicamente ele está em guerra, dai para frente agente sabe, que tudo pode acontecer.
Então, o quê que agente vê quando olha todo esse painel: você ve que a NATO está tomando algumas decisões 'temerárias' e… essa situação pode ir para um caos incontrolável. Agora, porquê que se chegou a nisso? Porque a NATO errou muito, a verdade é essa. Por exemplo, existem essas ‘acusações' de parte a parte sobre [contrao]fensiva ucraniana de dizer quem errou , quem deixou de errar. Eu penso quê todo o mundo errou; a Ucrânia na maneira como 'conduziu' essa operação, foi a pior forma possível, essa e outras operações, mas… também a NATO, porquê primeiro forneceu insumos militares [armas] na forma de conta-gotas, não indicvado; segundo também que o treinamento que eles deram para os ucranianos, além de ser nas coxas ou num tempo bastante curto, não era o treinamento adequado e terceiro também é que toda propaganda quê a NATO faz dm cima disso, ela acaba eliminando dos ucranianos uma das coisas + importantes nos aspectos militares que é a 'crítica' . Eu acho, quê a Ucrânia hoje ela não tem uma 'crítica' , uma [autocrítica] dos seus erros, isso é pavoroso! Porquê a medida que você 'estimula' acções cada vez + erradas o exército da Ucrânia vai afundando e…chegar num ponto que eles não vão ter como sair.
Na verdade, todos esses erros de ucranianos e da NATO, porquê essa é uma guerra da NATO e…não dá para 'negar' isso, para negar isso a pessoa tem que ser muito cínica para não acreditar nisso. Repare, todos esses erros da NATO 'conduziram' à situação desse atentado na Rússia e…agente não sabe ainda quais são as consequências ou como é que a Rússia vai 'reagir', porquê agente ainda não viu a reacção total da Rússia, agente ainda viu uma parte, esse ‘ataque’ ao prédio do SBU [Serviços de Inteligência da Ucraniano] e a 'destruição' de algumas infra-estruturas bastante críticas em Cracóvia e outras Cidades e agente não sabe como é que as coisas vão funcionar daqui para frente, aonde a Rússia vai nessa história.
Agora, eu penso quê nos EU há uma certa divisão; tem gente em Washington que era a favor desse atentado, e…outro que falou agente já foi longe de +, mas a guerra já está perdida; têm gente com essa visão ai. Mas, agente não sabe o quê que vai ser feito; o lógico, + inteligente seria agora 'pegar' o pessoal da Ucrânia que fez isso e…'atirar para os leões' ,ou seja, é perder os anéis para não perder os dedos. Mas, nós não sabemos se esse pessoal vai continuar com essa aposta, parece quê a NATO não tem Stop Wost, enquanto está perdendo vai colocando + dinheiro em cima, vai 'dobrando' aposta e…isso não vai acabar muito bem.
Bom, há quem diga quê a Ucrânia está numa situação de pré-colapso, épháaa…é difícil agente 'precisar' isso, mas…se… ela estiver nessa situação a NATO tem culpa disso, é um facto! Agora, uma outra acusação que se faz também é que uma parte dos Serviços de Inteligência [Serviço de Segurança] da Ucrânia 'decidiu' fazer justiça com as próprias mãos à 'revelia' de Washington, Londres e de Bruxelas e…está partindo para essas acções, isso não vai acabar bem! Agente não tem dúvidas a respeito disso.
Agora, eu acho quê um problema que vai acontecer, uma decorrência disso eu já falei quê a Rússia vai chegar no Dniepre, isso já é certeza, das poucas certezas que nós já temos é que a Rússia vai tentar chegar no Dniepre, se eles não vão cruzar em direcção a Odessa vão deixar Kiev numa situação muito difícil. Fica difícil fazer uma precisão a respeito disso, mas o facto é que o 'padrinho' a 'madrinha' do fiasco ucraniano é a NATO. A incompetência da NATO em 'conduzir' essa guerra como um todo, levou os ucranianos ou uma parte dos Serviços de Inteligência dos EU, Reino Unido e etc., ao 'desespero' a série de decisões erradas levou esse pessoal a tomar decisões desesperadas.
De facto, esse atentado que aconteceu em Moscovo, na 6ª feira, deu uma 'força muito grande' ao Presidente Vládimir Putin, a sociedade russa está 'indignada' , agente vê os Comentaristas russos com “sangue nos olhos” o pessoal está pedindo cabeça e…não sei quais vão ser as consequências. O facto, é que agente nota quê a Ucrânia está numa situação bastante difícil com relação a defesa área. Estava lendo um Relatório outro dia parece quê eles já 'destruíram' entre 15[00] e [2] mil alvos com a defesa, ou seja, gastaram uma quantidade enorme de mísseis que agente não sabe se tem como ser resposta ou se vão ter dinheiro para isso.
Portanto, se…nós tivermos uma resposta negativa para esses dois questionamentos pode-se inferir quê… a Ucrânia está em mas lenções.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [27] de Marco, 20[24]