ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vamos falar sobre as declarações do Presidente francês, o Emmanuel Macron com relação a guerra na Ucrânia. As declarações do Macron, elas vem bem no momento quê a próxima eleição da Rússia, a 'ideia' dele é muito provavelmente é impactar o processo eleitoral na Rússia e talvez impactar mesmo a opinião pública europeia, a opinião pública francesa e 'impressionar' os parlamentares dos Estados Unidos [EU] no sentido de dar + dinheiro para a Ucrânia.
Agora, as coisas, tem que ser vista do ponto de vista prático, o Mácron mandar tropas para Ucrânia, mas já tem ali Assessores, forças especiais, operadores de equipamentos e muita gente morreu, porque a Rússia 'achou' a sua localização de alguns desses Quarteis e…mandou mísseis em cima e…morreu muito francês na guerra da Ucrânia e vai continuar morrendo durante um bom tempo.
Só quê se… o Macron fizer a “cagada” que ele está apregoando então ai vai morrer muita + gente, porquê isso? Porque, eu vejo da seguinte forma: à França hoje na situação que ela está, se ela 'conseguir ‘mobilizar uma Divisão inteira de Infantaria quê são +- [12] a [15] mil homens e mandar para o terreno já é muita coisa, para você mobilizar [15] mil homens é muita coisa.
Agora, o problema todo não é esse, primeiro quê a partir do momento que a França estiver lá 'dentro' da Ucrânia em guerra com a Rússia ela está 'sujeito' a tudo: Navio francês ser afundado, avião francês ser derrubado, uma fábrica francesa de armamento ser bombardeada e…tem um problema adicional nisso, que é quando começarem a 'chegar' os corpos ou sacos pretos na França, o pessoal vai 'olhar' e vai falar: “nós… estamos morrendo no outro lado da Europa para quê! O quê que isso muda a minha vida?”
Então, sumarizando tudo isso, agente já 'comprova' quê a impossibilidade prática da França enviar tropas para Ucrânia, mas… se isso chegar acontecer o quê eu acho bastante improvável, mas… não é impossível, porquê essa gente vamos ser sinceros dá para 'esperar' qualquer coisa delas. Mas, a 'intenção' eu acredito quê seria dar um 'alívio' no exército ucraniano, a partir do momento que você colocasse tropas francesas, por exemplo na metade Ocidental da Ucrânia, na Ucrânia de Oeste o exército ucraniano teria tropas moralizadas para ir combater a Rússia.
Mas, precisa ver outro lado, porquê eu acho, a partir do momento quê os franceses ou outros países 'mandem' tropas para Ucrânia a Rússia já vai 'encarar' isso como uma escalada perigosa e…agente não sabe como eles vão 'reagir'.
Agora, tudo isso quê o Macron está fazendo ele não faz porque é da cabeça dele, até porquê ele não é uma pessoa muito assim “cérebro”, uma capacidade grande de pensar, ela é uma pessoa bastante 'controvérsia', certamente 'recebeu' essa ordem de quem colocou ele no poder. Foi colocado ali e… quem o colocou falou: “agora você vai fazer isso!” E…ele faz, ele faz porquê ele sabe que é um nada, ele não é o Dono da situacao e nunca será e…se ele não tem personalidade para isso e…se ele 'recusar' as consequências cai no mínimo no 'ostracismo' ou coisa muito pior. Portanto, o Macron é uma pessoa sem saída.
Agora, o quê que eu acho que vai acontecer? Repare, a Europa já 'chegou' no limite da maneira como ela pode ajudar a Ucrânia em termos materiais e… em termos humanos, estão contando com os EU. Por exemplo, há dias o Parlamento alemão, parece quê 'colocou' uma pedra em cima do envio de mísseis Taurus. Alemanha agente percebe o país em quê o apoio a Ucrânia já se encontra em + 'avançado' estado de decomposição principalmente, depois do 'vazamento' daquela declaração dos Generais alemães Planejando um ataque a Ponte da Crimeia.
Eu acho quê o “fiel” da balança nessa história toda são os parlamenteares dos EU, se eles 'decidirem' dar uma 'ajuda' para Ucrânia, então agente não sabe o quê pode efectivamente acontecer; vai prolongar + o conflito, + ucranianos vão morrer eu não acho quê isso vai resolver, consequentemente agente terá uma agonia maior, essa que é a verdade, vai chegar + equipamento + vão continuar morrendo + ucranianos, isso agente não tem dúvida.
Agora, uma coisa que eu acho pode 'piorar' bastante a situação para os EU é…se eles “confiscarem” os activos da Rússia, a Europa já está contra isso, porquê? Porque isso vai 'desacreditar' de vez o sistema financeiro 'ancorado' no dólar e se alguém tinha dúvida nisso essas dúvidas vão-se dissipar duma vez. Por isso, esse é o grande e o último erro que eles podem cometer na história toda.
Para mim a melhor situação para Ucrânia hoje, seria [fazer um Acordo de paz] aceitar os termos que lhe permitissem uma “soberania” relativa e… seguir com o jogo, seria a melhor saída. Agora, a outra é continuar essa guerra, até quando agente não sabe, porquê aquilo vai deixar de existir como país 'viável' pela quantidade de gente que morreu, pelos prejuízos matérias, pela quantidade de território que perdeu. Porquê que eu estou falando isso? Agente vê esses ataques que estão fazendo na região de Belgorod na Rússia, isso é um 'alerta' para os russos quê eles vão ter que se 'expandir '+ a Oeste, isso é um 'alerta' para intensificar a guerra, isso é um 'alerta' para a Rússia 'destruir' + activos militares da Ucrânia.
Eu tenho medo apenas quê esse pessoal chegar num tudo ou nada não “calculando” as consequências. Tudo ou nada é que eles querem agente sabe disso, quê eles querem “dividir” a Rússia, querem “implodir” a Rússia mas…é um pouco complicado você “implodir” um país com [6] mil armas nucleares! Porquê a possibilidade maior é se…a Rússia 'chegar' numa situação de desespero…“exterminar” a Europa, infelizmente existe essa possibilidade.
Por isso, é muito 'complicado' tudo isso quê… está acontecendo, eu vejo pessoas que nem o Macron a qual têm as piores impressões possíveis completamente 'incapaz' de dirigir um país, eu acho quê a maneira com que esses “caras” tem administrado a
Europa hoje é a mesma que o 'raciocínio' de 19[14] a19[18], daquelas grandes Batalhas com que eram verdadeiros altares de 'sacrifício humanos' sem chegar a lugar nenhum, eles nunca perceberam o 'tamanho' da sua loucura e…não estão percebendo agora. Só… que isso ai corrobora uma coisa que nós falamos aqui há um tempo atrás; eu sempre falei que a próxima guerra pode “explodir” na Europa, porquê? Porque nós sabemos que os europeus não conseguem viver em paz: já fizeram guerra dos [7] anos, guerra dos [30] anos, guerras napoleónicas, [1ª] e [2ª] guerra mundial e…por ai vai.
Portanto, era esperado esse tipo de embate, resta saber se… eles 'diminuíram' a sua loucura ou se ainda estão dispostos a repetir os horrores.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [17] de Março, 20[24]