ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, vamos falar sobre efeméride do aniversário dos [75] anos da NATO.
Bom, a NATO nasce lá em 19[49] com [12] países hoje são [32] países. Agora você imagina o quê que é uma agremiação de países que “visem” a guerra com [32] línguas, ou seja, a NATO nesse tempo todo ela engordou, mas ela não ganhou 'agilidade', esse é um facto e…a guerra da Ucrânia 'provou' isso eles não conseguiram; um outro exemplo, a NATO 'não conseguiu' impedir a volta do taliban ao poder no Afeganistão, eles mandaram tropas para lá.
A Nato é “responsável” pelo desastre da Líbia, depuseram o Coronel Muammar Kadhafi e agora agente tem 'imigração descontrolada' para Europa, os europeus estão reclamando disso, essa gente que vai para Europa passa toda pela Líbia, ou seja, a NATO “ajudou a criar” uma catástrofe. Quer dizer, agente tem uma Instituição que engordou ao longo dos anos, não tem 'agilidade' nenhuma, ela está cega com relação aos seus objectivos, porquê…o quê está acontecendo. Ao se aproximar da Rússia, a NATO aumentou a condição de “periculosidade” da Europa, e agora o que é pior os Estados Unidos [EU] quer 'atrair' a NATO para o conflito Indo-Pacifico que é um conflito dos EU e… os europeus não estão enxergando isso, que… eles vão gastar muito + dinheiro [3] a [4] e [5%] do PIB com defesa para 'confrontar' com a China que não tem nada a ver com a Europa.
Quer dizer, eles são cegos quanto aos seus objectivos estratégicos e a cegueira quanto aos objectivos estratégicos ele 'destrói' o país, essa que é a realidade. E eles estão mancos, porquê a NATO não consegue produzir a quantidade de munição que a Ucrânia precisa na Europa. Eu costumo dizer sempre o seguinte: que a Rússia não queria essa guerra, mas se preparou para a mesma; a NATO queria, fizeram força aos russos e…foram 'avançando' em direcção a Leste na 'esperança' de desintegrar a Rússia e acabaram não se preparando. Repare, é uma 'contradição' isso, a Rússia que não queria se preparou, a NATO que queria não se preparou, essa que é verdade.
Agora, o maior problema da NATO, acho que talvez não seja nem esse, eles estão ficando sem dinheiro, essa que é a realidade, porquê os EU está 'abandonado' a Ucrânia, o Congresso dos EU pelo que agente está vendo, não sei se vai autorizar esse dinheiro de [60] de dólares a conferir; nós… já estamos em Abril indo para Maio, até agora ainda não saiu passam cinco meses, não sei se vão “botar” essa azeitona na empada do Joe Biden ainda + sendo o Congresso Republicano e… então a bomba sobrou para Europa.
Ou seja, essa senhora NATO que está peso em excesso e com pouca 'agilidade' , cega nos seus objectivos manca na produção de armamento agora está com problema extra, estão sem dinheiro e… fazendo a 'curva' na esquina vem alguém quê sempre foi o “algoz” da NATO que é o Presidente Donald Tramp dos EU. Vou-lhes lembrar, que Tramp já falou diversas vezes ia acabar para NATO, porque ele julga quê os países europeus fazem 'corpo mole' na questão de investimento na sua defesa.
Ou seja, o que está acontecendo. A possibilidade no futuro de haver um 'divórcio' entre os Exércitos da Europa e os EU sob uma Administração, a provável Administração de Donald Trump é alta. Não dá para cravar quê é isso, porquê tem os famosos sistemas de peso e contra pesos quê vão frear muita coisa na Administração Tramp, mas… ele não precisa “acabar“ com a NATO basta só ele ‘diminuir’ a participação financeira dos EU e uma parte de tropas e… se ele fizer[em] isso a NATO rui sozinha , essa que é a verdade. Porquê? Porque eles não têm condições e… a Europa já mostrou que só assim, ela não tem condições desse defender de eventuais ameaças; não conseguem lidar com os russos o quê dira com os chineses, fora o facto, que o Irão pode-se tornar um problema, Coreia do Norte também. Eu acho que a NATO está mordendo + do que ela pode deglutir, é um facto.
Por isso, as perspectivas para a Organização não são boas! Agente está havendo a Ucrânia se 'desintegrando' apesar te todas as ameaças, de todas as bravatas da NATO indo para três anos de guerra, mas… o facto é esse; eles estão 'perdendo' essa guerra.
Ouçam bem isto: se a derrota da Ucrânia acontecer, eu não tenho dúvida disso, ela pode até entrar nos livros do Ocidente [imperialismo] como a derrota da Ucrânia, mas… para o resto do mundo vai ser uma derrota da NATO, porquê… todo o mundo sabe quê a NATO está 'envolvida' até ao pescoço na guerra da Ucrânia e… milhares de europeus quê não são ucranianos já morreram nessa guerra.
Por exemplo, agora a França está 'insistindo' em mandar tropas para Odessa, eu acho que é a maior 'patetice' que eu já vi até hoje em termos de aventura. A França gosta duma aventura militar mal sucedida, está ai Jennifer, Argélia mas …eu acho dessa vez eles vão a todos os recordes; todos os recordes quê eles tem o direito.
E… então, o quê que agente vê: das duas uma ou essas tropas francesas que vão estar em Odessa, se a Rússia invadir para lá vão ter que retirar ou vão ser massacradas; eu acho que vai para primeira linha, porquê eles vão acabar se 'retirando' ali e 'salvando' a face ou mesmo fazer uma negociação, uma retirada negociada, mas…de valor militar a presença de tropas francesas ali em Odessa não vai mudar nada, se a Rússia quiser 'tomar' Odessa não são os franceses que vão impedir, ou seja, é + um mico da NATO.
Agora, eu penso que era hora dessa Organização ela 'repensar' os seus objectivos, porquê se tornou uma coisa anacrónica, a verdade é essa, o Pacto de Varsóvia já foi extinto e… a existência de entidades como NATO só “estimulam” esses outros países que se sentem ameaçados por ela; a China, a Rússia em menor grau Coreia do Norte e Irão atentados a formar alianças, eu não tenho dúvida que essa gente vai acaba partindo para isso.
Portanto, esse é o quadro que nós temos hoje, aos [75] anos a NATO não tem nada, nada para comemorar, do que, apresentar de bom. O bolo ali vai ser 'servido' num ambiente bastante sóbrio, mas… para sorte deles são [75] velas no bolo, dá para 'iluminar' um pouco o ambiente. Eu espero, que eles 'reflictam' sobre essa grande quantidade de velas que a idade da entidade se… já não está na hora de pendurar as chouteiras.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [04] de Abril, 20[24]