Por Damiao Cumbane
Se alguma dúvida havia sobre o papel OJM na sociedade moçambicana, nesta semana tudo ficou claro; não sei se haverá algum motivo para se confiar nestas pessoas acocoradas e acomodadas na OJM para além de se lhes reservar o papel de um simples grupo de canto coral.
Há quem propague que os velhos estão caducos e inúteis entretanto, a reunião de Silva Livone e a sua camarilha com o Presidente Filipe Nyusi mostrou-se de uma inutilidade absoluta, quando equiparada à reunião dos Veteranos da Luta de Libertação Nacional, com o mesmo Presidente Filipe Nyusi.
A OJM reuniu para cumprir uma formalidade com o Presidente e a ACLLN reuniu para tratar assuntos sérios do país.
No meu Moçambique, as coisas estão invertidas:
Por um lado, Jovens amorfos, enfadonhos, cheios de bolor, mentalidade débil, sem qualquer visão nem ambição com o futuro, jovens inúteis e cegos.
Por outro lado, Veteranos visionários, como sempre foram, ousados, mentalmente saudáveis e com visão do futuro mais do que os membrosda OJM. Como substituir a geração da Luta Armada com aqueles patetas que deveriam ser a verdadeira força motriz do país?
A OMM também não fica atrás da OJM.
Estão de parabéns os Veteranos da Luta de Libertação Nacional por terem reunido com o Presidente da República e do Partido Frelimo para tratarem assuntos do país.
Penosa é a nossa OJM.
Na mesma sala onde a OJM e a OMM reuniram, não conseguiram ver um elefante que teve de ser visto pelos Veteranos da Luta de Libertação Nacional.
Penosa a vista da OJM que não consegue enxergar um elefante ou seja, um grande assunto actual do momento: a sucessão de Filipe Jacinto Nyusi na liderança dos destinos do país.