Foi uma noite que jamais será esquecida pelos amantes do futebol, em especial aos adeptos do Sporting Clube de Portugal (SCP) e os moçambicanos no geral. Tudo porque o craque moçambicano Geny Catamo foi o herói do dérbi lisboeta que colocou frente a frente o clube de Alvalade e o clube da Luz, da segunda circular.
Geny Catamo entrou no dérbi agressivo tendo feito o primeiro golo logo aos 47 segundos do jogo, depois de uma jogada magistral do camisa 8 do Sporting Pedro Gonçalves que desmontou toda defensiva do Sport-Lisboa e Benfica (SLB) e serviu o craque moçambicano que soube executar com sucesso a brilhante jogada.
Geny Catamo é uma peça fundamental nesta época no clube lisboeta, tendo participado em jogos decisivos e importantes para o Sporting. Entretanto, quando o SLB pensava que o jogo terminaria empatado fruto de um golo marcado pelo dinamarquês Alexander Bah aos 48 minutos da primeira parte, eis que o génio moçambicano da bola sentenciou a partida com um magnífico golo aos 91 minutos, depois de um cruzamento de bola parada do lado esquerdo protagonizado pelo jogador inglês Marcos Edward.
O Estádio ficou frenético. Os adeptos do Sporting em delírios e os moçambicanos que acompanhavam a partida, independentemente de serem ou não adeptos do Sporting rapidamente inundaram as redes sociais com elogios e felicidade, afinal de contas, acabava de acontecer um acto deixa qualquer moçambicano de bem orgulhoso – Geny Catamo decidiu o jogo com dois magníficos golos, confirmando a profecia feita há uma semana pelo antigo selecionador de Moçambique, Luís Gonçalves que disse Geny será o Cristiano Ronaldo dos moçambicanos.
Em lágrimas, o craque moçambicano celebrou a vitória e os golos por si marcados, tendo na entrevista rápida concedida à Sport. TV disse que dedicava os golos para sua esposa e seu filho que está a caminho. Segundo Catamo, o foco agora é pensar no próximo jogo contra o Gil Vicente. O SCP lidera o campeonato português com 71 pontos e menos um jogo contra o Famalicão que será realizado na semana de 20 de abril que em caso de vitória pode deixar o clube lisboeta mais próximo do 20º título de campeão nacional.
Geny Cipriano Catamo, de 23 anos, nasceu a 26 de janeiro de 2001, em Maputo. Entre 2010 e 2018 brilhava pela Associação Desportiva do Maxaquene, tendo em 2018 passado para o Black Bulls e no mesmo ano passou a pertencer ao Amora. Foi a partir do Amora que o SCP adquiriu o passe do moçambicano em 2020, começando naquele momento a militar na primeira Liga Portuguesa, mas devido a sua falta de adaptação foi emprestado ao Vitória de Guimarães na época 2021 – 2022 e para o Marítimo na época 2022 – 2023.
De regresso ao SCP na presente época desportiva, Geny Catamo acabou se encaixando perfeitamente no sistema tático do Mister Ruben Amorim, devido à sua explosão na ala direita sempre que tem a bola nos pés.
Catamo é a grande esperança do futebol moçambicano, onde se espera que após a saída de jogadores como Dominguês e companhia, as responsabilidades sobre o sucesso ou não da Selecção Moçambicana seja colocada nas suas costas. Com as suas brilhantes exibições, Geny Catamo tem sido apontado aos clubes ingleses, italiano e espanhóis, mas enquanto isso não acontece, o craque moçambicano é o homem do momento do futebol moçambicano e lisboeta com as capas dos principais jornais portugueses e nacionais a confirmarem com as impactantes manchetes. (Omardine Omar)
INTEGRITY – 07.04.2024