ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Já são [22] horas e [30] em Moçambique nós vamos falar sobre o dinheiro para ajudar a Ucrânia e Israel e… suas respectivas guerras.
Deixe eu 'explicar' para vocês como está essa situação de financiamento dessas duas guerras em curso. Há uma 'divergência' muito grande entre os políticos dos Estados Unidos [EU], porquê?
Porque os Republicanos estão “preocupados ”com a segurança interna dos EU no que diz respeito a imigração; eles 'acreditam' que precisaria haver um 'controle' maior das fronteiras principalmente a fronteira com o México, dos Estados limítrofes ao México, e quê precisariam de recursos para isso. Então, eles “sentaram” em cima dessa aprovação e… enquanto a Administração não propusesse um pacote de medidas para fortalecer as fronteiras eles não concedem esse dinheiro. Essa coisa toda vem se arrastando há meses, há uns [5] meses +-e…ninguém 'acreditava' em ajuda para Ucrânia, só que, aconteceu o 'ataque' do Irão este fim-de-semana em Israel, o ataque de mísseis e drones.
Então, o quê acontece, eles vão precisar dar esse dinheiro para Israel não tem como! Israel pede [26] bilhões de dólares e a Ucrânia pede [61] bilhões. O quê que vai acontecer se concederem o dinheiro para Israel e não concederem para Ucrânia? Vai ficar feio, para Israel eles vão dar de qualquer forma e…precisam conceder para Ucrânia também. Na verdade, agente não sabe como isso vai-se dar, a votação vai ser Sábado dia [20] de Abril agora, na Câmara dos Representantes.
O Speaker da Câmara, o Mike Johnson ele tem uma margem muito 'estreita’ para conseguir essa votação ou 'aprovação' dessa votação, está sob uma 'pressão enorme'; eu penso quê o lóbi israelita devesse fazer valer. Agora, eu encaro essa coisa sob dois aspectos: para Israel acho favas contadas, porquê esse dinheiro vai sair!
Agora, a questão não é Israel, a questão está na Ucrânia, porquê ao dar o dinheiro é…mesma coisa que você “pintar” um túmulo, essa que é verdade, porquê a Ucrânia praticamente já 'perdeu' essa guerra, ou seja, está numa situação complicada e… o país está sofrendo muito; centenas de milhares de mortos, e…não há uma solução militar a vista. Repare, vão dar esse dinheiro, mas… agente dúvida quê isso vai 'alterar' , talvez haja alguma modificação no pacote, agente não sabe.
Outra, coisa também esse dinheiro vá para Ucrânia, eu acho muito difícil 'alterar' o cenário militar, porquê o exército ucraniano já está numa situação de pré-debacle, ou seja, eles já não tem + da aonde tirar gente; eu acho o que dá para fazer com esse dinheiro é “reforçar” alguns sistema de defesa aérea para 'proteger' a Indústria e economia da Ucrânia , em termos militares eu acho pouco pode ser feito.
Agora, o caso israelita é um caso + complexo, porquê? Porque com essas guerras em Gaza, na fronteira Norte com o Hezbollah e agora esse ataque iraniano, Israel 'andou gastando' muita munição de defesa aérea dos' diversos' sistemas quê ele possui, eu lembro que não é só o «iron dome», eles tem uma série de outros sistemas, e…o quê que acontece, na verdade. Israel andou 'gastando' muita munição e precisa de reposição.
Não nos enganemos, pois o sistema de defesa aérea de Israel é todo 'pago' pelos EU, são generosos pacotes de 'ajuda financeira' quê sustentam o funcionamento da defesa aérea de Israel. Por isso, todas as vezes que Israel tem uma guerra eles 'dependem' dos EU, razão pela qual, eu 'acredito' quê essa ajuda a Israel deve sair e… a Ucrânia deve conseguir uma ”boleia“ para livrar a face, para não ficar uma coisa feia, mas… eu não sei se eles vão conseguir tudo o que eles pedem. E, também agente tem que olhar uma coisa, que boa parte desse dinheiro não é para as Forças Armadas, esse dinheiro acaba indo efectivamente até para 'sustentar 'o Governo ucraniano e tem outra coisa que agente tem que olhar.
Se você olhar os diversos vídeos que tem do front, você vão ver o seguinte: individualmente, o soldado ucraniano está bem equipado; capacete, sistema de comunicação, drone, sistema de sensores, uniformes, mochilas, agasalhos, comida muito boa e…enfim… tudo o que é necessário.
O sistema de evacuação dos ucranianos não é dos melhores, mas faz o que se pode, se agente olhar nessa 'miudeza 'o exército ucraniano está sendo bem atendida, a questão toda não é essa; o problema do exército ucraniano não é a sua equipagem o problema é seguinte: Primeiro, em termos de meios mecanizados é o quê o russo chama de zoológico, ou seja, tem uma verdadeira fauna, você têm todos os tipos de blindados, isso dá problema na performance, dá problema na operação, dá problema na manutenção da técnica, dá problema nos suplementos e…numa série doutras coisas, logo você não consegue ter um exército uniforme.
Segundo, o exército ucraniano já foi 'reconstruir' praticamente [4] vezes, por isso, a massa de Oficias e Sargentos experientes que você tinha ou morreu em Mariupol ou morreu em Bakhmut e…o que deve ter 'sobrado' ficou pela [contra]ofendiva , essa maior fadada[contra]ofensiva ucraniana. Por exemplo, nessas novas batalhas Avdiivka e etc, eles já não tem + aquela massa de gente experiente e…isso conta muito, porquê experiência no Campo militar é uma coisa importantíssima ela 'influí'directamente na proficiência dum Exército. Por isso, eu 'acredito' o que vai acontecer se mandarem esse dinheiro; a Ucrânia deve 'reforçar ' suas defesas aéreas, e…se o material chegar em tempo, por consequência, avião russa não deve 'operar' com + impunidade, os sistemas de mísseis também, mas é muito difícil 'alterar 'o panorama táctico.
Porquê o panorama táctico do Campo de batalha ucraniano é difícil ser alterado por esses factores quê eu já elenquei. Por exemplo, eles têm o problema de pessoal e de moral muito sério nas análises que alguns analistas tem feito, com base em depoimentos, com base em andamento da linha de frente, com base nas 'deserções' e…uma série de outros 'insumos' que entram nesse verdadeiro m mosaico que é uma análise miliar séria. Portanto, nós precisamos aguardar Sábado e… ver o quê que vai acontecer efectivamente, eu acho quê é um dia decisivo, se for votado efectivamente votado, se chegar num consenso, se houver uma votação que seja decisiva, quê apresente um resultado, então nós poderemos traçar outros 'prognósticos' , mas a tendência hoje é achar o seguinte: EU vão fazer o possível para 'salvar' ,mas… no caso da Ucrânia agente já não nota tanta vontade, talvez eles tomem uma 'atitude' apenas cosmética.
Só… tempo dirá, vamos aguardar, talvez a Ucrânia receba o dinheiro que receba o dinheiro que deseja, mas…dificilmente vai conseguir repor as suas perdas humanas.
Manuel Bernardo Gondola Maputo, aos [19] de Abril, 20[24