ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje nós vamos conversar sobre apreensão de um Navio que se destinava a Israel por parte do Irão no Golfo Pérsico. O Navio MSC-ARES Oficialmente de bandeira portuguesa, mas quê não tem nada a ver com Portugal, o Navio não foi 'apreendido' por ser português, o Navio foi 'apreendido' porque era dum milionário israelita.
Hoje em dia a bandeira que o Navio 'ostenta' não tem muita coisa a dizer com relação ao país a que pertence, e ele é duma Companhia do Reino Unido. Repare, essa coisa de Marinha Mercante é uma coisa tão 'nebulosa' que você nunca chega no proprietário, mas os iranianos têm um Serviço de Inteligência razoável, pois eles devem ter pesquisado quê esse Navio é dum bilionário israelita e a carga dele se destinava ao Israel.
Eu vou tentar descrever para vocês +- a região aonde ele foi 'apreendido' depois eu quero entrar para alguns comentários quê são bastante 'oportunas', porquê hoje é Domingo dia [14] de Abril eu acredito que essa situação vai evoluir bastante ao longo do dia. Primeiro, vamos dar uma olhada no Mapa aonde o Navio foi 'apreendido' e ver as perspectivas estratégicas do Irão e a defensiva de Israel.
No Mapa que acima atirei vocês tem o Golfo Pérsico, o estreito de Ormuz onde 'passa 'uma boa parte do petróleo que é 'comercializado' no mundo esse Navio provavelmente iria para um Porto Saudita ou do Qatar ou Kuwait onde quer que seja e dai a carga do Navio é transportado por via rodoviária até chegar Israel.
Porquê que os israelitas estão usando esse recurso? Porque os Houthis conforme vocês sabem 'bloquearam' o Estreito de Bab-el-Mandeb no Mar Vermelho por onde passam os Navios que se 'destinavam' a Israel. Então, nessa história Israel está com dois bloqueios: um bloqueio no Estreito de Ormuz e outro no Bab-el-Mandeb, só sobra para o Israel os Portos de Mediterrâneo e o quê que vai acabar acontecendo nessa história toda; o problema é que esses os Portos podem ser 'ameaçados' pelos mísseis do Hezbollah no Sul do Líbano, ou seja, a situação 'estratégica' de Israel é extremamente delicada.
E porquê que se chegou a essa crise toda? Vou-lhes lembrar, houve um 'ataque’ israelita alguns dias atrás a Embaixada iraniana em Damascos [Síria] matou diversos Oficiais iranianos e…o Irão prometeu em ‘retaliar’ .O quê que Israel está-se preparando com o ataque de mísseis do Irão, e o Irão fez outra coisa, bem vista indo para o “sufocamento económico” de Israel. Haverá uma reacção do imperialismo? Olha, pode haver, ma…s ai a 'situação' pode-se complicar muito +, porquê o Irão têm condições de fechar efectivamente o Estreito de Ormuz com os seus mísseis e…ai a coisa fica efectivamente complicada e… se Israel não partir agora para uma solução diplomática eu acho quê o problema vai ficando cada vez + maior, cada vez + complicado.
Por exemplo, outro dia vi um artigo muito interessante do Thomas Friedman no New York Times falando quê Israel chegou no “fundo do poço” e… o que ele escreve em suma é o que agente sempre costuma dizer d a situação do Vietnam: é o declare vitória e…vamos embora. O que ele escreve é que efectivamente o Netanyahu tem que 'baixar as cartas na mesa' e…parar esse jogo que ele está perdendo muito. Mas, eu duvido que isso vá acontecer, porquê? Porque conforme eu falei outro dia, a 'esperança' de Israel é que o Irão entrasse em guerra e 'atraísse' os Estados Unidos [EU] para essa questão e o Irão não 'caiu' nessa pelo menos não até agora.
Por isso, Israel está sozinha, Israel sabe o seguinte não tem como entrar em guerra com Irão e ganhar, pode 'conseguir 'um empate e …pode até tentar partir para uma opção nuclear mas… a dúvida será quê o Irão não tem armas atómicas? Esse que é o problema e se tiver tem condições de 'saturar' Israel, essa que é a verdade.
Logo, a situação é muito difícil, eu vejo muita gente falando quê…Israel têm condições de atacar o Irão com aviação, mas…repare a 'distância' é muito grande e o ataque aéreo israelita dada a 'distância' , agente tem a desconfiança quê Israel não vai conseguir ‘manter a efectividade' das suas aeronaves, porquê vai precisar fazer reabastecimento, é perigosíssimo e também a 'distância' você tem que sacrificar carga em virtude do combustível, ou seja, você não vai ter um 'ataque efectivo'. Dirão, que Israel pode atacar com mísseis, Irão está ali.
Acreditasse quê o Hezbollah no Sul do Líbano tenha entre [100] e [150] mil mísseis, ou seja, eles têm condições de 'arrasar' com Israel, por isso, é uma situação bastante difícil, pode-se dizer, que à 'perspectiva estratégica' de Israel não é boa, porquê? Porque se esse 'estrangulamento económico' do Irão prosseguir, repare já tem [100] mil refugiados internos no Israel e…muita gente saiu do país; o país está mobilizado até ao pescoço 'gastando' muito dinheiro e…este ano acreditasse quê o PIB de Israel vai cair bastante, então é difícil saber por quanto tempo eles vão manter essa 'linha de conduta' .
Agora, do outro lado o que pode acontecer: os sectores + radicais da Guarda Revolucionária ou mesmo os Aitolás é ficarem 'insatisfeitos' com essa resposta do Khameinei e…fazer o que nós chamamos no Exército de emparedamento. O quê que é emparedamento? Ele continua no Cargo + não tem condições de mandar nada! Ou seja, fica 'inutilizado' de tomar medidas + activas contra o Israel, um ataque contra uma Embaixada quê quer que seja e…isso pode efectivamente acontecer.
Israel talvez vai tentar fazer isso, porquê eu acho que a 'opção' de Israel é o emparedamento; trazer os EU para guerra não sei se vão conseguir ou tentar o emparedamento do Khameinei para quê os sectores + radicais assumam façam um 'ataque' pesado a Israel e…'atraiam' os EU. Difícil saber se isso vai funcionar, mas o
facto se… essa questão de 'estrangulamento económico' de Israel prosseguir no Irão é um 'indicativo' de que a 'paciência estratégica' do Khameinei que é a sua conduta. Qual é a ideia do Khameinei é fazer 'ataques contínuos' dos proxys a Israel por décadas até que o país 'acabe' se desmilinguindo e… é uma possibilidade, só que, essa 'ataque' de Israel a Embaixada do Irão em Damasco 'precipitou' as coisas e…a linha dura do regime ganhou muita força.
Para quem não gosta do Khameinei espere que ele está vindo por ai; a linha dura do regime é muito + complicada efectivamente. De maneira que nós vamos aguardar pela situação, porquê? Porque se… as reacção dos apaises anti Irão [imperialistas], se for muito 'pesada'; háaa…não porque Irão atacou Israel; o pessoal vai lembrar, mas… Israel 'atacou ' a Embaixada do Irão e…vocês não estão falando nada!
Por isso é muito complicado, porquê Irão deu um 'cheque' em Israel e…vamos ver como é que a coisa vai ficar. O facto é o seguinte: Israel é um cavalo quê está perdendo a corrida, é um facto! E…quanto + capital moral o imperialismo 'apostar' maior será o 'prejuízo institucional' no futura: EU e a Casa Branca, União Europeia, Organização das Nações Unidas, e…por ai vai ficarão cada vez + 'desacreditados' se não 'terminarem' com toda essa loucura no Médio-Oriente.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [14]de Abril, 20[24]