Por Elvino Dias
Quando o Deputado Manteigas saiu publicamente anunciar o General Ossufo Momade, como o único candidato do seu Partido às eleições presidenciais de Outubro próximo, numa altura em que na China eram reproduzidas camisetes para a campanha eleitoral, ninguém no seu Partido ousou reclamar tal facto publicamente.
Todos sabiam que tal configurava uma grave violação dos Estatutos; todos sabiam que de noite o General era amississimo da FRELIMO, e de dia fingia combatê-la, mas apesar disso tudo, ninguém ousou abrir a boca para reclamar tal facto publicamente. Todos faziam-no em surdina.
Foi Venâncio Mondlane, o acérrimo defensor dos Estatutos do Partido, que vendo aquilo, não tendo outro saída, foi ao Tribunal, exigir a reposição daquele instrumento fundamental para a vida do Partido. Após a providência ter sido decretada a seu favor, as pessoas começaram paulatinamente a perder o medo, e aos poucos começaram a reclamar sobre a má gestão do Partido.
Que não haja dúvidas; não havia qualquer vontade da actual liderança convocar o Congresso; foi devido a pressão do Eng Venâncio que ele foi convocado.
Num passado recente, quem ousasse criticar a má gestão do General, era procurado na calada da noite, sequestrado e levado a um cativeiro e torturado até dizer que amava ao General. Foi o que sucedeu na ilha de Moçambique, por exemplo.
O incansável Venâncio, correu para a Procuradoria Geral da República, denunciou tais atrocidade, e já rolam processos contra os criminosos.
Muito recentemente começaram a convocar os membros do conselho nacional de forma selectiva; quem não apoiava o General, não era convocado e sequer lhe enviavam dinheiro para transporte e alimentação durante a viagem. De novo, o VM saiu em defesa de todos os membros do Conselho Nacional.
Enviou uma carta à Comissão Política do Partido, exigindo que convocassem a todos sem qualquer tipo de discriminação, sob pena de voltar de novo ao Tribunal e requerer a suspensão da farsa que iria decorrer; resultado: todos os membros do Conselho Nacional foram convocados.
Chegado à esta fase posso apenas dizer: MISSÃO CUMPRIDA ENGENHEIRO. Você lutou e abriu as portas, onde era aparentemente difícil. Agora é a vez dos membros do Conselho Nacional lutar pela RENAMO que querem. Cabe a eles escolher se querem ditadura ou liberdade.