ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Muito de nós, muitos mundialmente estão + do que nunca implorando e desejando que essa guerra entre Rússia/Ucrânia tenha o fim, quê esse passamento de milhares de pessoas tenha o fim e… apesar de tudo que se fala parece quê… apenas existe uma 'pessoa' mundialmente conhecida que diz quê ele quer 'acabar' com esse conflito e… esse tal é o Trump quê tudo indica poderá ser o futuro Presidente dos Estados Unidos [EU].
De acordo com uma reportagem do Jornal Washington Post, o antigo Presidente dos EU, o Donald Trump “delineou” o seu Plano para 'acabar' com a guerra de “agressão” da Rússia na Ucrânia em conversas privadas. Tal como escreve o Jornal Washington Post, citando pessoas familiarizadas com o assunto o Republicano 'anunciou' que poderia acabar com a guerra 'pressionando' a Ucrânia “aceder” alguns territórios.
E, se vocês acompanham este Canal nós… já comentamos quê… por detrás das cortinas na NATO, também actualmente pelo que dizem está-se “discutindo” essa solução. Assim, a proposta do Trump é 'pressionar' Kiev a “ceder” a Península da Crimeia e o Donbass á Rússia.
Uma fonte que afirma ter 'discutido' o assunto directamente com o Trampu disse ao Jornal Washington Post que o homem de [77] anos disse internamente que… tando a Rússia como a Ucrânia querem “salvar” a face, ou seja, querem uma saída além disso as pessoas em algumas partes da Ucrânia “concordariam” em fazer parte da Rússia.
Segundo escreve o Jornal Washington Post, os Planos do Trump começaram a 'circular' em Novembro do ano passado, durante uma Reunião da Conservadora Heritage Foundation em Washington. De acordo com várias pessoas presentes no evento, o antigo Conselheiro do Tramp, o Michael Anthony descreveu os 'contornos' do Plano de paz do Tramp com uma “cessão” de território para “convencer” o Presidente Vládimir Putin a “aliviar” a sua crescente dependência da China.
Mas, o James Carafano funcionário da Heritage Foundation que 'convocou' a Reunião recusou-se a comentar à discussão privada, no entanto, ele disse a Washington Post quê 'criticou' a ideia de dissociar a Rússia da China: “essa é uma ideia estúpida. Qualquer coisa que pudesse ser dado a Rússia e que ela realmente valorizasse colocaria em risco todo os outros interesse; a única maneira de resolver a relação entre a Rússia e a china é fazer da Rússia um parceiro mais fraco.” Disse ele.
Vou-lhes lembrar, quê o Trump sempre ‘gabou-se’ várias vezes no passado recente de que se fosse reeleito Presidente dos EU 'poderia negociar' um Acordo de paz entre a
Rússia e a Ucrânia no prazo de [24] horas. Acho quê… todos nós já ficamos sabendo disso, e… a meu ver, isso é apenas a minha humilde opinião; eu vejo nele a 'única' pessoa no mundo na qual eu posso 'acreditar' nesse assunto. Outros assuntos, outra coisa, mas… nesse assunto sê alguém tiver a possibilidade realmente acabar é, o Donald Trump, porquê dos outros ninguém!
E… vocês sabem quê no passado muitas dessas “decisões” quê foram tomadas ao redor do mundo foram “decisões” que foram determinadas nos EU e… porquê que desta vez não vai ser assim? Essa é a minha pergunta a vocês.
Claro, isso não significa quê ao ser reeleito em [24] horas, ele vai acabar a guerra, não! Mas… vai ter “conversações”, provavelmente isso até que já começou, porquê a 'chance' do Tramp ser reeleito é bastante grande nesse momento.
Por sua vez, a Rússia já deixou bem claro quê quer 'anexar' terras ucranianas, além do Donbass e da Crimeia. O presidente ucraniano 'descartou' repetidamente e categoricamente a possibilidade de 'ceder' territórios a Rússia. Claro! Alemanha também foi 'dividida' em quatro pedaços; três se juntaram e… se tornaram “democráticos” e outro fez parte da União soviética. Não foi bom! Claro que não foi, mas…foi uma 'decisão', um Acordo que foi tomado naquela época e… talvez uma coisa parecida possa acontecer agora com a Ucrânia.
Por um, por outro lado, os especialistas russos 'duvidam' quê os esforços de paz do Trump possam ser bem-sucedidos. A equipa do Trump pensa muito em caixas que isso é apenas uma questão ucraniana/russa, disse ao Jornal o antigo Conselheiro principal do Trump na Rússia, Phil Neal.
“Eles vêem isso como uma disputa territorial e não como disputa sobre o futuro da segurança europeia e da Ordem global como um todo. A Ucrânia e os aliados europeus provavelmente resistiram aos esforços de Trump para chegar a um Acordo com Rússia” disse Phil.
Agora, eu já tenho outra opinião: eu acredito que todos os países Ocidentais e a NATO em expansão dependem das 'decisões' que são tomadas nos EU e… não me venham com essa que nós europeus…é que, desde o passado os europeus perante os EU sempre 'abaixaram' a cabeça; discutir assim com os EU, não! Os europeus não tem força, só tem muita boca isso sim! Mas…as decisões vêm de Washington.
Nenhuma quantidade de influência que os EU tenham forcará a liderança ucraniana a adoptar políticas que seriam um suicídio doméstico. Nenhuma influência que os Estados Unidos tenham pode forçar a Ucrânia a ceder territórios ou a fazer esse tipo de concessões, Essa é uma situação em que se alguém estiver disposto a apertar a mão o outro lado o fará muito rapidamente quer o resto do país.” Disse, Michael Kofeman, Director do Programa de Estudos da Rússia no CNA.
Isso, eu também não sei, mas… eu acho quê… a Ucrânia depois de dois anos de guerra, depende + do que nunca 'integralmente' da ajuda de fora e…'seriamente' os EU como maior apoiador da Ucrânia nesse conflito, 'insistem seriamente' e…vão 'pressionando' eu que sou “parvo” acredito que a Ucrânia vai “ceder” sim!
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [12] de Abril 20[24]