ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje vamos falar sobre as possíveis 'retaliações' iraniana, são duas horas da tarde muita coisa pode estar acontecendo, mas são as notícias que nós temos até ao momento.
Hoje é Sexta-feira dia [12] de Abril, o que acontece até ao momento quando eu estou escrevendo esta carta são +- [15] horas de Maputo, agente está vendo alguns mísseis e foguetes no Norte de Israel parece que o sistema iron Dome está 'reagindo' a eles, pode ser um 'ataque', pode ser a ‘retaliação’ do Irão.
Agora, o problema todo é o seguinte: é que é muito difícil agente cravar onde vai ser a 'retaliação' do Irão, porquê? Porque não precisa ser exactamente sobre Israel, Israel tem muitos assets em outros países do Médio-Oriente, pode ser quê o Irão 'ataque' por lá. Pode fazer um 'ataque' no Mar contra Navios israelitas e…enfim pode acontecer muita coisa, porquê tem muita especulação a respeito disso.
Dessa vez ao contrário das outras não dá para dizer o que pode acontecer, tudo inclusive nada o Irão vai ter que 'retaliar' + cedo ou + tarde; pode não ser + cedo em virtude que eles não costumam ser precipitados. Mas, se o Aiatolá Ali Khamanei que é o líder supremo iraniano e não autorizar a 'retaliação' ele vai ficar numa situação muito difícil pelos sectores + radicais, + jovens quê não tem tanta ‘paciência' que não consegue olhar tanto para o futuro, porquê a ideia do Khamanei é cozer Israel vivo.
Mas, os sectores + jovens podem não 'pensar' exactamente dessa forma e o Khamanei se ver numa situação dele não ter outra saída se não fazer o que a 'linha dura' do regime deseja, por isso, a possibilidade de não ter uma 'retaliação' é muito grande. Tem gente que vai falar, mas Israel pode atacar o Irão. Olha, as possibilidades de Israel atacar o Irão e não ser atacado de volta são zeros, porquê? Porque a força de mísseis e drones do Irão hoje é 'melhor ' que de Israel tem um 'alcance' maior inclusive até onde se sabe. Ai o pessoal fala que Israel pode 'atirar' uma bomba atómica no Irão, pode ser, mas é o fim de Israel, se Israel 'atirar' uma bomba atómica no Irão, primeiro quê ninguém sabe se Irão tem uma bomba, pode atirar uma de volta.
Segundo, também porquê ai Israel já está + da ‘metade’ do caminho se tornar um Estado pária se ele fizer isso, acabou de uma vez; ai a narrativa vai embora, monte de países vai 'romper' relações com Israel, ou seja, é o fim efectivamente do país.
Agora, qual impressão que agente vai tendo disso tudo: que se o Netanyahu que é o Primeiro-ministro 'autorizou' esse ataque a Embaixada do Irão em Damasco [Síria], ele é uma pessoa 'inconsequente', se ele não 'autorizou' ele não tem +'controle' do Exército. Mesma coisa dizem que o ataque aos parentes do Ismail Haniyeh, que é o líder do Hamas em Gaza não foi 'autorizado' pelo Netanyahu.
Olha, se isto está acontecendo acabou Israel! Se o Exército já não 'obedece‘+ o Primeiro-ministro ou se o Primeiro-ministro autoriza esse tipo de acção as coisas não estão indo muito bem. De qualquer forma, as coisas estão bastante complicadas para Israel, por isso, agente precisa aguardar tem muita gente falando muita coisa palhaçada ninguém sabe o quê vai acontecer quem fala que sabe o que vai acontecer está muito mal informado ou está chutando, essa que é verdade.
É mesma coisa a ofensiva da Rússia, ninguém sabe a Rússia em todas as ofensivas que ela fez em 19[44] para cá, ninguém nunca sabia o quê eles iam fazer eles sempre 'enrolam' ,você vê um monte de possibilidades e… às vezes a menos plausível acaba se tornando a realidade. Por isso, eu acho nesse universo de análise de geopolítica tem muito, tem muito puxa saco vendendo vídeos de análises e as pessoas acabam caindo nessa. Acho análise boa é aquela quê vem 'temperada 'com muita incerteza, porquê agente não sabe para onde as coisas vão. Análise boa para mim é analise 'honesta' mesmo quê ele não te entregue muito em termos daquilo que você espera, mas aquilo quê o analista vai-te entregar é o + concreto, é o + embasado possível.
Bom, agora nós temos que olhar o seguinte, conforme eu já disse hoje é dia [12] de Abril, já vamos para sete meses de guerra em Israel e…não há nenhuma 'esperança' no horizonte, por + que as 'pressões' dos Estados Unidos [EU] se avolumem o problema todo é que agente tem que notar quê os EU está que nem aquele equilibrista de pratos de circo, ele precisa de lidar com três crises ao mesmo tempo: a Ucrânia está ido do mal ao pior; Faixa de Gaza que não tem solução a vista, e agora Irão entra nessa equação e a China também agente não pode esquecer disso. Ela está ai, ela está dormente, mas ela continua sendo um problema para os EU, problema quê os EU criaram, porque a China estava quieta no canto dela ficam mexendo a história de Taiwan.
De maneira que agente tem um mundo bastante complexo hoje, o mundo, esse mundo de Abril de 20[24], é bastante 'diferente' do mundo de meados de Fevereiro de 20[22] , ele mudou espectacularmente e…muita gente não está 'entendendo' isso.
De facto, a grande maioria das pessoas não ‘entendendo’ o que está acontecendo nesse mundo, elas ainda continuam com 'parâmetros' de cinco anos atrás não houve a mudança de paradigmas, mas e uma boa parte das pessoas não vai conseguir estabelecer essa mundana, essa mudança de paradigmas.
Bom, ai agente tem que ver o seguinte: se o Irão 'atacar' Israel é tudo que Israel quer, na verdade, a ideia do Netanyahu se for intencional era 'atrair 'os EU para guerra, mas o problema o Irão tem formas de fazer um 'ataque 'contra Israel sem 'provocar 'os EU. O quê que eu quer dizer com isso, fazer um ataque em algum alvo fora do país, um ataque quê não provoque tanta afronta, um ataque quê os EU 'avalie' duma maneira muito fria ao ponto de não escalar a guerra em função disso, um ataque que 'prejudique' bastante a situação de Israel e ao mesmo tempo que cause impressão dos EU que não vale apena iniciar uma guerra enorme no Médio-Oriente por r isso.
Porquê, agente tem que pensar no seguinte: se houver uma guerra total com o Irão a primeira coisa vai acontecer é 'subida' dos preços de petróleo, porque o estreito de Ormuz no Golfo Pérsico vai-se tornar intransitável.
Enfim, o Irão tem muitas formas de 'pressionar' Israel sem afrontar os EU, mas ninguém sabe exactamente qual forma, qual decisão eles vão tomar.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, [12] de Abril, 20[24]