ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
O Tribunal Penal Internacional o chamado [TPI] em Haia poderá emitir mandados de prisão contra políticos israelitas ainda esta semana, de acordo com relatos da mídia o Primeiro-ministro de Israel, o Benjamin Netanyahu tem um mandado prisão do TPI por supostos crimes de guerra em Gaza.
As críticas as acções de Israel na luta contra o Hamas estão a torna-se cada vez + fortes, as vozes estão ficando cada vez + altas. Por exemplo, Estados Unidos [EU] encontraram 'graves violações' dos direitos humanos em cinco Unidades militares israelitas antes do iniciou da guerra em Gaza em [7] de Outubro, ao mesmo tempo existem dúvidas significativas no Departamento de Estado dos EU sobre se… as armas 'fornecidas' pelos EU estão a ser utilizadas legalmente. Existe a 'suspeita' de que as acções militares do Exército israelita ‘violam' o direito humanitário internacional.
O Governo israelita espera quê o Promotor Chefe, Karim Kham 'emita' mandados de prisão internacionais para o Benjamim Netanyahu, o Ministro da Defesa o Yoav Galant e… o Chefe do Estado-Maior das Forças de Defesa de Israel, General Herzi Halevi ainda esta semana. O TPI 'processa' indivíduos por suspeita de crimes de guerra, crimes contra a humanidade e genocídios e…Israel não 'reconhece' o Tribunal, mas os territórios palestino são um Estado contrastante, portanto o Promotor Chefe está 'autorizada' a investigar.
O TPI, investiga alegações de alegados crimes de guerra contra o Hamas e Israel desde 20[21], também estão em 'andamento investigações' sobre violência cometido por colonos israelitas na Cisjordânia, adicionando também quê cada vez + israelitas 'acusam' o Primeiro-ministro o Benjamin Netanyahu de 'compartilhar' a responsabilidade pelo massacre do Hamas em [7] de Outubro do ano passado. Lembrando, que os ataques 'desencadearam' a ofensiva militar de Israel na Faixa de Gaza que até agora 'matou' + [34] mil e [400] pessoas, segundo autoridade de Saúde controlada pelo Hamas.
O Benjamin Netanyahu está 'extremamente preocupado' com possíveis detenções que significariam uma deterioração dramática na 'reputação' internacional de Israel, segundo relatos da mídia até agora.
Semana passada o Benjamin Netanyahu escreveu no twitter quê… “sob a sua liderança Israel, nunca aceitará qualquer tentativa do TPI de 'minar' o seu direito inerente a autodefesa. A ameaça de capturar soldados e representantes da única democracia do Médio-Oriente e do único Estado judeu no mundo é ultrajante.”
Legalmente, o mandado de detenção pelo TPI contra as pessoas 'afectadas' significaria quê os Estados que 'assinaram' o Estatuto do TPI seriam “obrigados” à prender essa[s] pessoa[s] e…entregá-las ao TPI caso entrassem nesses Estados. O TPI não pode 'executar' sozinho os seus mandados de detenção, contudo os [124] Estados quê “assinaram” os Estatutos do TPI estariam “obrigados” a prender e a extraditar para o TPI em Haia.
Deveria ficar claro quê tal mandado de prisão teria um 'enorme poder político exclusivo', a maioria dos apoiantes imperialista de Israel com excepção dos EU são membros do TPI, mas… surge a questão exclusiva de… como eles 'lidariam' com o mandado de prisão, por um lado, seria 'difícil' imaginar quê…por exemplo a Polícia Judiciaria portuguesa 'prendesse' o Primeiro-ministro israelita num Aeroporto português.
Vou-lhes lembrar em Março do ano passado, logo após o iniciou da guerra da Ucrânia foi 'emitido' um mandado de prisão contra o Presidente Vládimir Putin por 'crimes de guerra' , desde quê o mandado de detenção foi 'emitido' o Presidente Vládimir Putin apenas participou em várias Cimeiras internacionais através de [i]mensagens de vídeos ou telefones a fim de 'evitar a detenção' no estrangeiro.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [21] de Maio, 20[24]