Pouyanné disse ainda que o reinício do projecto da TotalEnergies, conhecido como Mozambique LNG, será “gradual” e que alguns trabalhos foram retomados em Palma.
O presidente-executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, expressou preocupação com o ataque dos insurgentes à cidade de Macomia, na província de Cabo Delgado, na sexta-feira passada, após uma reunião com o Presidente Filipe Nyusi esta manhã numa conferência em Kigali.
Pouyanné disse aos jornalistas que a TotalEnergies estava “um pouco preocupada” com a actividade insurgente no sul de Cabo Delgado e que recebeu um briefing de Nyusi sobre o ataque em Macomia. A TotalEnergies e o governo moçambicano estão a partilhar informações relevantes entre si, acrescentou.
No entanto, Pouyanné insistiu que a segurança no norte da província de Cabo Delgado estava “bem sob controlo” e que a vida normal tinha agora regressado à cidade de Palma, vizinha do projecto de gás natural liquefeito (GNL) de mais de 20 mil milhões de dólares liderado pela TotalEnergies em a península de Afungi.
Pouyanné disse ainda que o reinício do seu projecto, conhecido como Mozambique LNG, será “gradual” e que algumas obras já foram retomadas em Palma. A TotalEnergies está pronta para reiniciar o trabalho com os seus empreiteiros e as negociações com as agências de crédito à exportação para retomar o financiamento do projecto estão “progredindo bem”, segundo Pouyanné, mas não se comprometeu com uma data para o relançamento do projecto. As obras foram suspensas no início de 2021, depois de os insurgentes atacarem Palma e matarem alguns funcionários subcontratados para o projecto.
“Devemos ir passo a passo… É melhor trabalhar assim, por isso não esperem um grande estrondo”, disse Pouyanné.
Os bancos e agências de crédito à exportação concordaram em 2021 em fornecer uma dívida de 14,9 mil milhões de dólares, cobrindo a maior parte dos custos do projeto, mas o financiamento foi suspenso quando o projeto foi suspenso e ainda nem todos concordaram em libertar novamente os fundos. , provavelmente devido a questões de segurança.
Imagens de satélite mostram que grandes trabalhos de construção estão em curso no local do projecto em Afungi desde Dezembro de 2023.
ZITAMAR NEWS – 18.05.2024