ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Em anos atrás britânicos e europeus exportavam lixo para a África e também para o Brasil, agora eles mudaram de especialidade eles querem exportar seres humanos, isso mesmo! O Governo Conservador britânico 'promulga' uma lei no qual pessoas que estão dentro do território britânico em situação de 'refúgio', em situação de 'perseguição' que chegaram lá “ilegalmente” vão ser colocadas em aviões e enviados para um país africano, que eu vou explicar em detalhes qual esse país e porquê da escolha desse país e a escolha desse país pode 'arruinar' a vida dessas pessoas quê estão vivendo na Inglaterra.
Isso mesmo que você escutou; pessoas independente da idade que estão “ilegalmente” dentro do território britânico vão ser enviados sumariamente para África é uma lei promulgada por Rishi Sunak, o Primeiro-ministro da Grã-Bretanha, uma lei que vai custar [1,54] bilhões de dólares para o cofre britânico, já que, esse país africano assinou o Acordo com os britânicos: “olha, eu recebo x número de deportados em troca de bilhões de dólares”.
A Grã-Bretanha quê… fez, o que fez com África durante Séculos continua comprando os países africanos, continua financiando Governos autocratas, Governos ditatoriais que 'perseguem' minorias dentro desses países e… esse é um país marcado por uma grande tragédia.
Mas, quem é o Rishi Sunak? É muito 'incoerente' uma pessoa que é um emigrante, já que, seus países são indianos e emigraram da África Oriental em direcção a Grã-Bretanha. Lá ele se tornou um cidadão britânico, Cursou as melhores Universidades e ingressou na carreira política chegando no topo sendo Primeiro-ministro, ele que está 'batendo firme' em cima dessa lei. Mas… calma essa lei não é dele é de outra figura 'emblemática' do Governo britânico que é o Boris Johnson, o antecessor do Rishi Sunak, isso mesmo aquele quê na época de pandemia fazia festas 'regadas' a álcool e sexo na Residência Oficial do líder britânico,
Mas… qual esse país africano que vai ser enviado + de [7.500] refugiados? É, um pequeno país na parte Central do Continente africano e… se vocês me dão licença vamos fazer uma análise geográfica muito simples e didáctica. Primeiramente, países que não tem saída para o Mar, eles tem um revés económico, já que, para importação e exportação é necessário utilizar outros Portos e esses países sempre estão em rusgas com seus vizinhos, consequentemente só pela 'localização' geográfica de Ruanda você já deduz que é um dos países + pobres do Continente africano.
Apesar de Ruanda ter melhorado seus indicadores económicos nos últimos anos, mas ainda é um país muito pobre é uma “democracia”, é um país do semipresidencialismo e o Presidente do Ruanda quê governa o país que fez essa 'negociata' com os britânicos, que assinou o Contrato está no poder desde 20[00], épháaa… é aquela “democracia” que agente conhece dos países africanos.
Mas… não é tão mau tem um Governo instituído! Repare, Ruanda historicamente tem uma 'marca' muito triste na sua história, em 19[94] enquanto nós moçambicanos estávamos comemorando dois anos do Acordo Geral de paz, a Europa estava numa guerra sem fim lá nos Balcãs; a guerra entre sérvios, montenegrinos, a África estava passando por uma das maiores carnificinas que nós já vimos na história; o massacre de Ruanda quê em cem dias + de [800] mil pessoas foram mortas, mortas por uso de armas brancas; as pessoas invadiam as casas em Ruanda e matavam outro com facões [catanas e machados] que eles utilizavam na área rural.
Certamente, pós segunda guerra mundial foi a maior carnificina, o 'maior genocídio' que agente já teve na história da humanidade. Mas… porquê aconteceu isso? Os belgas bateram em retirada deixaram o país na mão dos Tutsi que era uma das três etnias que viviam nessa região; nós temos os Tutsi e os Hutú. Os Tutsi têm 'traços' fenótipos + próximos do branco europeu, por exemplo tem o nariz + delgado, o olho menor e…isso foi levando em consideração pelos belgas, que falaram eles são + “evoluídos” em relação aos hutú vou entregar o país para eles.
De uma forma didáctica foi assim que ocorreu a entrega do Governo para o grupo que era minoritário, mas a maioria hutú com traços fenótipos de pele + escura, menor estrutura e nariz achatado não aceitou isso e…ai nós tivemos um embate entre Tutsi e Hutú.
A ONU lavou suas mãos, os belgas lavaram as mãos também em relação ao conflito e ai nós tivemos como consequência uma carnificina absurda a hora que caiu a ficha do mundo tinha + de [800] mil pessoas mortas fora outras 'atrocidades' que são impublicáveis, portanto é, esse país que assinou esse Contrato para receber esses africanos que estão de forma ilegal na Grã-Bretanha.
Repare, no momento que você vai pegar [receber] um africano vindo do Burundí, do Congo-Záire, do Senegal, do Sudão, da Líbia, da Somália, do Chade, do Botswana, de Moçambique, de Angola… quer dizer, você pega essa pessoa coloca dentro do avião e…coloca ela em Ruanda. Primeiro, ele não é da tribo pertencente aos ruandeses quê vivem ali, ele vai ser 'visto' como um estrangeiro, consequentemente ele vai ser totalmente excluído, não vai ser incluído dentro da sociedade ruandesa.
O quê que ele vai fazer, vai viver em Ruanda que já é um país pobre? Não! Ele certamente vai voltar para o seu país e…no momento que ele voltar para o seu país ele vai continuar sendo 'perseguido', já que, ele é um refugiado; estou falando em cima da lei, ele é um refugiado está tentando provar isso dentro da Inglaterra que recebe perseguição ele não um emigrante.
Hora, se essa pessoa permanece ali em Ruanda ele vai ser 'perseguido', ele vai ser marginalizado e excluído dentro da sociedade ruandesa e isso pode 'culminar' em outro problema de ordem social, porquê esses grupos que vivem ali vão ver esse cidadão do Sudão, por exemplo como inimigo, como algo que não deve estar ali.
Épháaa…você está vendo as implicações desse Contrato [negocio]?! Fora quê o Governo britânico assinou diversos tratados e…esses tratados foram 'rasgados', o que agente está percebendo no mundo é isso, ou seja, todos esses tratados que foram assinados pós segundo guerra mundial hoje não tem 'valia' nenhuma, aliás nem o Conselho de Segurança tem 'valia' hoje, você as pessoas passam por cima do Conselho de Segurança que é um dos Órgãos máximos regulatórios de 'decisão' sobre as questões geopolíticas globais. E, a Grã-Bretanha olhando no seu umbigo está passando por cima, ai pergunta é mas… o Brexit não ia “resolver” esse problema de emigração? Percebesse que não! E eles estão tomando outras acções e acções totalmente contrárias às questões quê envolvem os direitos humanos.
Lembrando você, que eu acho quê pode ter um 'posicionamento' contrário de todo isso que eu falei, lembro você que… a pobreza da África, muito da pobreza da África quem 'causou' foram os britânicos. Se… você acha que o império dos Estados Unidos é um império 'usurpador' veja o que a Inglaterra fez com a África, veja! O que ela fez com a África, eu acha quê ela é 'responsável' por todo o quê ela fez.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [12] de Maio, 20[24]