ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos falar sobre actual situação de Israel, principalmente o Primeiro-ministro o Benjamin Netanyahu. Em todo mundo não se 'fala' outra coisa comenta o ataque das Forças Armadas israelitas a Rafah que deixou + de três dezenas de palestinos mortos. A 'impressão' que agente tem para quem 'olha' de longe é que o Exército de Israel está fora de controle, quando as 'coisas chegam' nesse ponto é que os Generais já não tem + controle sobre a tropa, ou seja, isso, já está na mão de Tenente, de Capitão por uma série de problemas: traumas de batalha, desesperança, Comando deficiente e…etc.
Pode-se dizer, que o Exército está se 'desagregando' no seu 'moral' e na 'disciplina', porquê atitudes como essa, seja da Força Aérea, seja do Exército, da Marinha quem quer que for ela já 'caracterizam' quê as coisas não vão muito bem; o problema todo é que a Comunidade internacional 'parece' quê não quer fazer nada contra o Netanyahu deixando ele fazer o quê ele quer, depois agente vai-se 'arrepender' como se 'arrependeu' do Ruanda, de Srebrenica, do Cambodja, do Soweto e… ai vai.
Por 'inacção' da Comunidade internacional nós temos um 'genocídio' que é o que está acontecendo ali em Gaza, só que, o problema para Israel vai ser muito maior do que parece, porquê? Porque as pessoas não 'vão esquecer' tão cedo o que está acontecendo, isso vai levar gerações e gerações para esquecer; Israel vai ser um país 'estigmatizado' é inevitável isso!
O país já está sendo 'estigmatizado' isso vai 'perseguir' por anos e décadas a sociedade israelita tenha ela ou não a 'responsabilidade' pelo o quê aconteceu no local. O facto é, que o Netanyahu porquê que ele precisa ser detido. Assim não vamos colocar nem a situação dos palestinos, mas para 'salvar' Israel mesmo, porquê? Porque nós temos uma faixa de Israel no Norte do país de +- [10] km Israel a dentro, de Norte para o Sul ali próximo ao Líbano que a população civil 'precisou' ser evacuada e… já se evacuou + de [60] mil civis porque a artilharia do Hezbollah 'atinge' os povoados fronteiriços.
Então, Israel perdeu 'acesso' a território, a segurança que eles 'obtiveram' em 19[67] há [55] anos atrás; no Sul o Porto de Eilat praticamente está falido Navios que vão para Israel estão tendo uma 'dificuldade enorme' . A situação de Gaza é aquilo quê eu já falei outro dia para vocês, agente não 'sabe' quantos soldados israelitas morreram ali, mas seguramente está na casa de milhares dada a 'intensidade' e o 'tempo' de duração do conflito. Agora, como se não bastasse toda essa 'hecatombe' nesse fim-de-semana se 'acrescentou' + uma porquê? Porque houve um tiroteio entre as Forças Armadas de Israel e as Forças Armadas do Egipto até onde se sabe 'morreu' um Oficial egípcio e… isso pode 'gerar' problemas muito graves de disciplina e hierarquia nas Forças Armadas do Egipto, porquê eles pensam… “olha…nós estamos vendo nossos irmãos palestino serem massacrados nós… não estamos fazendo nada e… agora os nossos militares estão morrendo também.” Então, isso pode virar um problema muito sério.
Mas… o que agente 'nota' quê face a tudo isso, o Netanyahu não 'muda' a conduta dele, não obstante as “ameaças” do Tribunal Penal Internacional [TPI], da ONU e etc., não 'altera' a conduta dele, ou seja, é um homem quê está-se tornando 'temerário' para o próprio país.
Uma das coisas que me deixa realmente 'estupefacto' é ver em Moçambique principalmente como as pessoas ou estão 'insensibilizados' ou 'não estão entendendo' o quê está acontecendo, porquê não se trata duma questão desse “posicionar” a favor de Israel ou da Palestina, porquê ambos os povos têm 'direito' à vida, a 'prosperidade', um 'lugar' para viver e.etc., só que, o quê está acontecendo; se… essas coisas continuarem o 'estigma' sobre Israel vai ser tão pesado quê não haverá espaço para ele na Comunidade internacional, porquê o país vai-se tornar um “pária” e…está caminhando para isso!
Então, o ‘apurado’ os factos é que o Netanyahu é um desastre geopolítico, até então o maior desastres geopolítico do Século XXI e…ele 'continua fundando' o seu país e ai tem gente que fala “háaa…mas a Rússia está numa situação muito pior, a Rússia foi hostilizada”. Repare, tem uma coisa muito diferente: a Rússia é auto-suficiente, Israel não! A Rússia produz gás, produz petróleo, tem seu próprio ouro, tem uma série de minérios, tem uma Indústria grande e pujante, mantêm suas rotas comerciais abertas, isso não está acontecendo com Israel, vou-lhes lembrar quê Israel é um 'país pequeno' e… 'depende' única exclusivamente dos Estados Unidos [EU], e se por acaso houver uma 'mudança' de manejo da politica externa dos EU, Israel pode ficar numa situação muito difícil, isso que é verdade.
Então, as pessoas não estão vendo isso, o 'desastre' que se avizinha sobre Israel no mandato do Netanyahu é efectivamente um 'desastre geopolítico' muito grande e…é muito 'lamentável' a indiferença das pessoas e cegueira da sociedade israelita e não 'exigir mudanças', épháaa…isso não tem como 'acabar' bem, a verdade é essa!
Então, o quê, que agente 'coloca' nessa historia toda: olha, eu acho que…a quantidade de países que já 'romperam relações' com Israel deve aumentar, o apoio internacional ao TPI que deve expedir o mandato contra o Netanyahu, ele deve 'crescer' demais também, que o país vai ficar numa situação muito difícil.
Agora, se… o Netanyahu vai ser preso!? Não! Eu não acho que vá, isso para mim está 'afastado', bem pouco provável quê vai acontecer dele ser preso pelo um TPI não sei! Quanto aos problemas que ele vai 'resolver' na Justiça israelita é outra conversa não vou entrar nessa.
Repare, a questão não é Netanyahu, as pessoas 'não estão notando' quê esse problema de Gaza ela não vai 'durar' um ano, dois vai 'durar' quarenta, cinquenta, sessenta, setenta anos como aconteceu na segunda guerra mundial, muitos alemães passados [70] anos de guerra foram as 'barras de tribunais' isso vai acontecer com militares israelitas agente não tem nenhuma dúvida disso! Pode não acontecer hoje, pode não acontecer amanhã, vai dar uma 'refrescada' durante algum tempo, mas… a 'percepção' das pessoas com relação acontecimentos históricos ela é 'bastante mutável' ao longo dos anos.
Por isso, eu acho que + para frente vai 'chegar' uma hora quê vai 'vir' uma geração quê vai pedir uma 'apuração' de tudo o quê aconteceu e…eu não sei se Israel nesse futuro ele vai ter 'estrutura' e vai ter 'moral', vai ter 'força' para 'rebater' tudo isso. Repare, a geração que está 'lutando' em Gaza hoje, ela tem espada sobre a sua cabeça e…Netanyahu não está 'pensando' nisso, porquê ele sabe quê…já tem uma certa idade que + cedo, que + tarde ele morre e…acaba se 'livrando' dessas consequências.
Porém, como dizia o Conselheiro Acácio: as consequências vêm depois para os descendentes de Netanyahu e… os jovens que hoje estão lutando em Gaza no futuro terão bastante problema com a Justiça internacional.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [29] de Maio, 20[24]