ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Em relação a tentativa do golpe no Congo-Záire há muito que sê-lhe diga, mas… eu queria que analisássemos aqui a pessoa do líder que dirigiu a tentativa do golpe no Congo-Záire que é o Christian Malangá que também foi morto durante a possível tomada de posse.
Épháaa…é preciso dizer que não se realiza um golpe 'sem contar' com as pessoas de dentro e… parece quê o Christian Malangá que pretendia realizar golpe no Congo-Záire só com as pessoas de fora; claramente quando você faz isso, as 'chances' das coisas darem errado estão + de [100%].
Repare, no Congo-Záire o Presidente vive num sítio, e o Palácio é outro sítio, mas vão 'atacar' a casa do Candidato a Presidência da Assembleia da República, porquê!? Foram mal informados! Não sabiam!? O Congo-Záire têm muitas razões pelas quais um golpe é 'possível' acontecer: primeira, porque as eleições foram tidas como “fraudulentas” há muitas contestações nas últimas eleições do Presidente Félix Tshisekedí; segundo em função do 'sofrimento' que passam os congoleses, mas…a forma como se 'tentou' fazer esse golpe é + amador possível.
Falam, também da 'participação' de americanos dos Estados Unidos [EU], de moçambicanos é normal, porquê há mercenários americanos dos EU, moçambicanos, angolanos, ingleses, ou seja, todos países do mundo têm mercenários.
Interessante têm coisas 'ligadas' a Christian Malangá que… trás como a sua bandeira o novo Záire. Épháaa…o novo Záire, o Záire é do Congo, no actual Congo faz-me lembrar apenas o Móbutú. Foi o Móbutú que 'implementou'o Záire, ou seja, transformou o Congo por Záire e o Záire lembra-me o Mótubú,o Móbutú que já 'realizou' um golpe de Estado que acabou, que assassinou Patrice Lumumba com 'ajuda' da Bélgica.
Quer dizer, trazer o novo Záire , um Záire que ainda tem história sangrenta do Patrice Lumumba que é o líder + 'acarinhado' , + 'querido' a figura máxima do Congo em democracia , da paz e da reconstrução do Congo e…dizer eu quero “refundar” o Congo por Záire, o Záire que foi “construído” por Móbutú e…levou o Congo a uma série de sofrimentos, de conflitos e… a morte de Patrice Lumumba não vejo aqui grandes euforias em aqui aplaudir para o Christian Malangá. Primeiro, pela sua bandeira, segundo pela tentativa do golpe e terceiro porquê em vez de trazer congoleses, trouxe americanos dos EU, trouxe moçambicanos…ou seja, pessoas de fora e de dentro para sua causa,
Vale dizer, quê infelizmente quem governa para si próprio corre risco ou abre portas e janelas para quê o golpe bata sua porta. Repare, se houve golpe na região do Sahel; do Níger, do Malí, do Burkina Faso é em 'função' duma governação egoísta que nós temos acompanhado nos nossos países.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo,aos [22] de Maio, 20[24]