É mais uma revelação bombástica das várias que vem surgindo nas últimas horas sobre os tentáculos políticos do líder do grupo New Zaire que na madrugada do último domingo (19.05) tentou assaltar o poder na República Democrática do Congo, Christian Musumari Malanga.
A informação encontra-se patente num vídeo de uma reunião que viralizou nas últimas horas, onde o falecido líder do grupo que realizou o golpe de Estado falhado, Christian Malanga ofereceu quatro computadores e na mesma reunião anunciou a oferta de telemóveis, valores monetários acima de 100 mil dólares, o financiamento de um hospital e seu apetrechamento, organização de festivais, entre outros apoios.
(Veja o vídeo aqui https://integritymagazine.co.mz/arquivos/26884)
Na reunião realizada na Fundação Alberto Chipande em Maputo, o patrono daquela Instituição deseja boas vindas ao País do já falecido líder do New Zaire e seus sócios, onde incentiva-os a investir em Moçambique. Alberto Chipande revela no vídeo que a organização de Christian Malanga era “a primeira entidade internacional oficialmente a colocar os pés na sua fundação e agradeceu pelo apoio realizado naquele momento.”
Na ocasião, Christian Malanga chegou a bater continência para o General na Reserva Alberto Chipande. Lembre-se que a Fundação Alberto Joaquim Chipande foi publicada oficialmente no boletim da República em julho de 2020, na página 3880, III Série, número 136. E acredita-se que este encontro tenha acontecido nos primeiros dias da abertura oficial da fundação, uma vez que o apoio visava garantir que a qualidade da electricidade e outros aspectos melhorassem.
INTEGRITY - 22.05.2024