ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Meus amigos, vocês conhecem essas imagens que correm o mundo, todos os anos milhares e milhares de pessoas vão para a Meca e…todos os anos morrem pessoas, mas… desta vez morreu tanta gente e tantos ainda estão 'desaparecidos' quê agente se pergunta como pode isso? Drama durante a peregrinação muçulmana, temperaturas inacreditáveis de até [51,8º] 'custaram' a vida de centenas de pessoas.
Um Diplomata árabe informou que pelo menos [600] peregrinos 'provenientes' do Egipto foram vítimas das altas temperaturas e…vocês sabem, por exemplo, no Egipto eles estão 'acostumados' a temperaturas altíssimas, mas até para eles isso foi de mais:
cenas trágicas estão se desenrolando no Estado desértico, dezenas de parentes 'procuram' desesperadamente os hospitais e temem o pior.
Todas as mortes recém-confirmados, também poder ser atribuídas ao calor, confirmou o Diplomata árabe. Isso significa que há pelo menos [600] mortos do Egipto, Jordânia, Irão, Iraque, Tunísia, Indonésia e Senegal, também relataram mortes durante os últimos dias. Um Diplomata asiático, também falou cerca de [68] peregrinos indianos que morreram; segundo os seus cálculos a Agência de notícias AFP já 'estimou' pelo menos [992] mortes durante essa celebração deste ano, por exemplo, ano passado + de [200] pessoas morreram a maioria delas da Indonésia.
Numerosas fotos de participantes 'desaparecidos' do Hajj, foram publicados em redes online. Escutem só…“a busca de pessoas desaparecidas, é, dificultada pelo facto de muitos féis participarem do Hajj sem a licença oficial de peregrinação por razões financeiras e portanto não terem sido registrados pelas autoridades da Arábia Saudita.”
Ou seja, lá existe uma Organização, quem quer participar oficialmente vai ter que se registar, logicamente que tudo isso 'envolve' dinheiro como sempre tem um custo e…muitos por causa de não ter o dinheiro suficiente participam e…na hora H fica difícil de encontrá-los no meio de tantos desaparecidos ou ate de mortos.
A peregrinação muçulmana a Meca na Arábia Saudita é um dos cinco pilares do islão e 'deve ser realizado' uma vez na vida por todos os muçulmanos saudáveis quê possam pagar.
Então, vocês vêem têm muitos que não têm condições mesmo assim fazem- se sem poder aquisitivo. O período da peregrinação é determinado pelo Calendário islâmico e tem caído repetidamente durante os períodos de calor nos últimos anos. Segundo dados Oficiais este ano participaram [1,8] milhão de crentes incluindo [1,6] milhão de peregrinos estrangeiros e…logicamente ai pode realmente acontecer quê muitos morram porque se encontram entre jovens, até também os idosos com bastante idade.
Muitos dos rituais são realizados ao ar livre e a pé o que é particularmente desafiador para os idosos.
De acordo com as Autoridades da Arábia Saudita só no Domingo foram 'registados' + de [2.700] casos de exaustão relacionada com o calor. As Autoridades não 'comentaram' as mortes causadas pelas altas temperaturas. Claro porque as Autoridades conhece porque todos os anos isso vai-se repetindo.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [21] de Junho, 20[24]