ten-coronel Manuel Bernardo Gondola
Hoje, nós vamos colocar algumas coisas que estão acontecendo na guerra da Ucrânia e que talvez acabem por levar aceleração do desenrolar do conflito talvez aprecem o fim do mesmo.
Conforme é sabido, o Presidente da Rússia, Vládimir Putin 'foi visitar' a Coreia do Norte onde ele se encontrou com o líder máximo Kim Jong-un. Bom… muita gente disse… “háaa…a Rússia está isolada porque vai procurar um país que nem a Coreia do Norte!”. Conversa!!! A Rússia está muita coisa menos isolada…; agora, o que o pessoal não está vendo é o seguinte: os especialistas estão apontando muito para isso, mas a imprensa em geral deixa esse dado um pouco de lado a Rússia produz entre [3] e [4] milhões de granadas de Artilharia por ano o quê dá +– umas [300] mil granadas por mês.
A Coreia do Norte deve entregar + entre [3] e [4] milhões de granadas para Rússia todos os anos agora, então o quê que acontece; eu não sei se vão ser todos os ano, mas…um pacote +– desse tamanho está vindo por ai é estimativa, o quê acontece, somados os dois pacotes na media daria [7] milhões de granadas de Artilharia por ano, isso daria uma média de [20] mil tiros de Artilharia por dia na Rússia. Quer saber, é muita coisa, mas é muita coisa mesmo é ‘avassaladora' a quantidade de fogos que os russos têm condições de colocar no Campo de batalha em virtude dessa soma de insumos; tanto a sua fabricação própria como a dos Norte coreanos.
Por isso, há um 'motivo' para o pessoal efectivamente 'estar preocupado' , porquê? Porque essa quantidade de artilharia vai acabar por “moer” o exército ucraniano. Repare, os russos têm por 'filosofia' de emprego da Artilharia a tendência não é economizar munição, eles disparam assim muitas vezes, ou seja, eles disparam uma quantidade de projécteis que é + do que suficiente para neutralizar o alvo; sempre foi assim na segunda guerra, sempre foi dessa forma se agente pegar as guerras da Rússia no Século XVI elas já eram assim.
Então, o quê que acontece, com essa 'disponibilidade' eles podem ser “pródigos” no seu disparo, logo, as chances da Ucrânia são muito pequenas, o que vai acontecer, dizem quê a Ucrânia vai lançar + uma [contra] ofensiva de Verão, e…agente já sabe o que vai acontecer; vai ter imprensa imperialista dizendo quê a [contra] ofensiva é um 'sucesso' furou uma linha, duas linhas, três linhas e [25] linhas da Rússia, dali três meses agente conclui quê essa [contra] ofensiva não fez nada e…quê a Ucrânia destruiu + um exército. A tendência é isso acontecer, porquê? Porque o imperialismo não tem 'capacidade' de fornecer essa quantidade, esse plantel de Artilharia que a Rússia terá a sua disposição, e…você não faz guerra, porque guerra moderna hoje em dia você não faz sem um dispêndio muito grande de munição de Artilharia, isso já está + do que provado.
A Ucrânia vai se 'fiar' nos seus drones, mas não sei se eles vão ter drones em quantidade suficiente para isso, e outra possibilidade, também da Rússia é fazer uma nova linha defensiva como eles fizeram da outra vez, é bastante alta. A Ucrânia logico deve 'procurar' atacar posições russas quê não estejam fortificadas, não sei se a Rússia vai ter tempo de fortificar isso ai ate o Verão, agente não sabe dizer, mas…se eles não conseguirem fazer, a técnica russa é de sempre 'abandonar' o território; eles 'abandonam' e…cobrem aquilo com fogos , com minas, com Artilharia o que quer que seja, e…cobram o seu preço, sabem que os ucranianos vão atrás de território , porquê isso ai dá 'propaganda' .
Por isso, eu coloco as coisas da seguinte forma: uma das piores coisas que existe para um General e eu me apoio em Major-general Agostinho Costa, é se 'apaixonar' pelo terreno, um terreno que não lhe dê um ganho táctico. Ou seja, você mantém um terreno com todas as unhas e dentes, mas… para isso, você está ganhando tempo, você está furtando alguma vantagem do inimigo eu não vou falar nada aí é extremamente necessária é o caso de Estalinegrado, na segunda guerra mundial. Mas…se esse terreno não vai-lhe 'apresentar' nenhum ganho e esse terreno para os ucranianos só vão ter ganhos 'propagandísticos' eu acho quê…precisa-se se pensar duas vezes.
O facto é, munição para 'defender' essas posições a Rússia vai ter, agente precisa ver qual é a táctica [ideia] russa no geral com relação à lida com esses territórios, se…eles mantiverem as lidas anteriores o que vai acontecer é seguinte: a Rússia vai trabalhar em cima das intenções ucranianas, se a intenção ucraniana for tomar terreno a Rússia vai “vender” esse terreno, aquilo que puder ser entregue no preço de sangue + caro possível dos ucranianos.
Esse aporte de Artilharia já indica isso, por isso, agente precisa ficar de olho agora se, os russos vão começar 'minar' o terreno ou se eles vão 'construir' posições fortificadas. Eu penso que isso é determinante para as futuras acções que eles pretendem adoptar na região. E também essa [contra] ofensiva é seguinte; se ela 'falhar' a situação do Comandante das Forças Terrestes da Ucrânia, o General Syrskyi vai ficar muito difícil, porquê ai ele vai demonstrar um 'insucesso' muito pesado para si e…ai vai ficar muito difícil segurá-lo. E se o Syrskyi 'cair' eu acho quê para o moral do exército ucraniano isso vai fazer muito mal, mas… eu acredito que até a [contra] ofensiva, se ele aceitar fazer a [contra] ofensiva, até a [contra] ofensiva ele segura, depois disso, agente não sabe qual será o destino dele.
Como também não sabemos, porquê toda vez que você faz um ataque na guerra e… você toma uma 'posição' , você leva um tempo para se 'organizar' e… nesse pouco tempo o inimigo pode contra-atacar; os alemães eram 'pródigos' nisso na segunda guerra mundial, especialistas nisso em fazer contra-ataques depois de 'desorganização' , ou seja, o inimigo tomou uma posição ela ia lá contra-atacavam, aproveitavam a 'desorganização' e tentavam recuperar. A Rússia pode fazer isso é uma possibilidade agente lembra que despois que essa [contra] ofensiva do ano passado fracassou os russos tomaram diversas Cidades, mas eu creio quê agora no Verão eles vão observar os movimentos ucranianos e poder tirar o máximo de 'ganhos' em cima disso.
E nós temos que lembrar também que a Rússia está fazendo um 'uso extensivo' das suas bombas planadoras e…essas bombas tem feito um 'estrago' muito grande principalmente no moral ucraniano, porquê? Porque como elas são +– uma 'novidade' no Ocidente, a imprensa imperialista fala muito delas, e…isso ai acaba tendo uma 'repercussão' muito grande em cima do moral das Forças Armadas ucranianas, quer dizer, não é muito bom para Ucrânia.
Enfim, vamos aguardar, porquê eu acredito quê essas bombas, elas têm também uma possibilidade de emprego estratégico da Rússia na 'destruição' da Rede eléctrica da Ucrânia, mas essa guerra da Ucrânia tem uma coisa interessante: essas bombas têm um alcance de +– [70] km, estão sendo empregues por enquanto em acções tácticas. De facto, a guerra da Ucrânia é uma guerra nova no seguinte aspecto; antigamente um ataque a [70] km das linhas inimigas seria considerado praticamente um ataque estratégico, mas a tecnologia avançou tanto e o alcance das armas é tão poderoso que um ataque de [70] km é meramente uma operação táctica.
Manuel Bernardo Gondola
Maputo, aos [23] de Junho, 20[24]